Roteiro de Amesterdão para foodies

Apesar da comida holandesa não ser internacionalmente famosa, é fácil incluir a gastronomia numa escapadinha a Amesterdão, uma cidade cheia de vida e sabor.

Roteiro de Amesterdão para foodies
Conheça a vertente gastronómica de Amesterdão

Tem planeada uma visita à capital holandesa? Gosta de comer e experimentar novos sabores quando viaja? Então este pequeno roteiro de Amesterdão para foodies é para si. Não pense que na cidade das bicicletas só se come queijo gouda e pratos rústicos à base de carne e batata: Amesterdão é uma cidade cosmopolita e vibrante.

Ponto de encontro de pessoas de todo o mundo, esta riqueza cultural sente-se à mesa, ainda que existam traços culinários próprios, que irá adorar conhecer.
 

10 coisas que os foodies não podem perder em Amesterdão 


Foodhallen

Foodhallen Amesterdão

Num roteiro de Amesterdão para foodies, este paraíso no centro da cidade, no bairro de Oud-West, não podia faltar. Trata-se de um mercado de comida de rua coberto - o que é um fator muito simpático se pensarmos que o tempo em Amesterdão nem sempre é o mais risonho.

Aqui, há conceitos de restauração variados e inspirados nas mais diversas cozinhas internacionais, desde pizzas crocantes feitas em forno a lenha, até aos crepes vietnamitas, sem esquecer deliciosos pratos gregos ou suculentos hambúrgueres.

 

De Kaaskamer

Das Kaaskamer Amesterdão

Gouda e Edam são os mais conhecidos queijos holandeses, no entanto, a sabedoria no fabrico dos queijos pelos agricultures e artesãos dos Países Baixos não se fica por aqui e nesta loja há todo um mundo de sabores – e cheiros! – para descobrir.

Maturados, de vaca, queijo, ovelha ou búfala, picantes ou com lavanda, biológicos ou aromatizados com alho e manjericão, com trufa, cominhos ou rosmaninho: apetece provar e comprar todos, mas se não quiser deixar a sua mala com cheiro a queijo, a De Kaaskamer tem loja online e vende para Portugal.

 

Brouwerij’t IJ

Cerveja Artesanal Amesterdão

A cerveja é a bebida nacional holandesa, país que se orgulha de ser o berço de uma das marcas mais famosas do mundo, a Heineken. Na cidade não faltam cervejarias artesanais, cada uma com a sua filosofia e personalidade próprias.

Pode mesmo usar como conceito para a sua viagem, a prova do maior número de cervejas artesanais de Amesterdão, se for um fiel apreciador desta bebida. Se quiser ficar apenas por uma amostra, aconselhamos que faça uma visita à Brouwerij’t IJ.

O nome é difícil de pronunciar, mas garantimos que vai gostar da experiência e da localização do espaço original desta cervejaria, junto ao moinho mais alto de Amesterdão. Os preços são simpáticos e pode acompanhar a cerveja com queijos trapistas, por exemplo.

 

C Taste

Esta é uma experiência, no mínimo, desafiadora: jantar às escuras. O conceito existe noutras cidades, como Nova Iorque, mas ainda é algo raro e original. O C Taste é um restaurante onde os funcionários são invisuais e onde irá apreciar a comida recorrendo apenas ao gosto, ao alfato e ao tato, sem fazer uso da visão.

Tudo está preparado para que seja um momento inesquecível e enriquecedor e onde a comida e as bebidas são apreciadas de forma intensa, mas em total segurança. Convém fazer reserva de mesa antecipada.

 

Lindengracht

Lindengracht Market Amsterdam

Este é provavelmente o melhor mercado de produtos frescos da cidade, com uma tradição iniciada em finais do século XIX. Fica bem no centro, no bairro Jordaan e acontece aos sábados de manhã.

Durante quase um quilómetro, perfilam-se na rua bancas e bancas de artigos variados de fornecedores e produtores locais: peixe, carne, legumes, fruta, pão, queijo, flores, sem esquecer os pontos de venda de comida pronta a levar, como sumos naturais e sanduíches.

Para quem adora mercados, produtos frescos e o burburinho animado tão típico destes locais, não há melhor programa para sábado de manhã.

 

Poffertjes

minipanquecas holandesas

As poffertjes são uma espécie de minipanquecas e guloseima obrigatória para quem visita a cidade. São sobretudo populares no tempo mais frio e fáceis de encontrar à venda em carrinhos de rua, à dúzia e entregues num cartucho de papel, como se fossem castanhas. Normalmente são vendidas polvilhadas com açúcar em pó, mas podem ser comidas com manteiga ou um fio de calda de açúcar também.

 

Stroopwafels

stroopwafel bolacha holandesa

Outra iguaria doce que merece ser devorada enquanto passeia pelos canais de Amesterdão. É uma bolacha grande recheada, semelhante às bolachas a que chamamos “belgas”, mas cuja textura – e o próprio nome – remete para as bolachas wafer.

O recheio é de caramelo e outra forma de saborear uma stroopwafel é colocá-la por cima de uma caneca quente de café durante alguns segundos antes de comê-la, para que o caramelo liquidifique um pouco e a experiência seja ainda mais gulosa.

 

Haring

O povo do norte da Europa é capaz de façanhas culinárias destemidas, como comer arenque cru ou fermentado. Haring é 'arenque' em holandês e um dos peixes mais apreciados pelo habitantes dos Países Baixos que o apreciam e consomem de várias maneiras.

Seja um verdadeiro foodie sem medos nem pudores e na sua visita a Amesterdão dê um salto ao Frens Haring, uma das bancas de rua mais badaladas da cidade, e onde vai poder experimentar arenque cru (se for na época), fumado, marinado e com diversos acompanhamentos.

 

Stanppot

Stamppot Holanda

E eis-nos chegados ao prato mais holandês mais famoso, por muitos desdenhado pela sua simplicicidade. No entanto, garantimos que se estiver a precisar de comida de conforto e se escolher um sítio onde preparam este prato com qualidade, ficará com outra opinião. Sugerimos que o experimente no Haesje Claes, um restaurante de portas abertas na cidade desde 1974. Aqui vai poder provar não só o stanppot como uma série de outros pratos típicos holandeses.

 

Hungry Birds Food Tours

Hungry Birds Food Tours Amsterdam

E se em vez de planear o seu próprio roteiro gastronómico em Amesterdão, embarcasse numa tour especificamente criada a pensar em quem é apreciador de comida e pudesse partilhar esses momentos com quem conhece a fundo os segredos culinários da cidade? É isso que propõe a Hungry Birds, a nossa última sugestão deste roteiro de Amesterdão para foodies.

Trata-se de um serviço de visitas guiadas, que o levam num circuito gourmet – há três tours à escolha – que foge aos locais mais turísticos e comerciais, dando-lhe a conhecer os melhores locais e as melhores propostas gastronómicas – de comida local ou étnica – desde mercados a restaurantes e cafés. Sem dúvida, uma forma deliciosa de conhecer Amesterdão.

À procura de alojamento em Amesterdão? Encontre o melhor hotel ao melhor preço! >>

Veja também: