Roteiro de Barcelona para famílias

Vai a Barcelona em família? Quer saber quais as melhores atrações para crianças? Então consulte este nosso roteiro, feito para agradar a todos os membros do clã.

Roteiro de Barcelona para famílias
Barcelona é um excelente destino para ir com crianças

As crianças adoram experiências diferentes e ainda que possa ser cansativo levá-las em viagem, com algum planeamento e paciência quanto baste, os dias fora de casa transformam-se em memórias felizes que ajudam a solidificar os laços familiares.

Neste roteiro de Barcelona para famílias, selecionámos as atrações mais indicadas para crianças e adolescentes e incluímos ainda hotéis e restaurantes child-friendly. Depois, é só fazer as malas e partir para uma agradável aventura.

10 coisas que as famílias não devem perder em Barcelona

Parc de la Ciutadella

parc ciutadella barcelona

Esta zona verde no centro da cidade foi aberta ao público ainda no século XIX, por alturas da Exposição Universal de 1888. São 70 hectares de relva, árvores, recantos, parques infantis e edificações. Muitas destas, incluindo o “Castelo dos três dragões” e as estufas datam da sua origem.

Uma vez aqui, não deixe de levar a família a passear até ao grande lago e à cascata Gaudí. Se houver tempo, visite o Jardim Zoológico, o Museu de Geologia ou o Museu de Arte Moderna. É também no Parc de la Ciutadella que está instalado o Parlamento Catalão.

Museu de la Xocolata

museu xocolata barcelona

Este é um programa de sucesso garantido junto dos mais novos: visitar um museu dedicado ao chocolate. No Museu de la Xocolata, poderá apreciar os principais monumentos da cidade recriados em delicadas estruturas de chocolate, até saber tudo sobre este ingrediente apaixonante – onde se cultiva, como se fabrica, etc.

Não deixe de se informar sobre os ateliers e outras atividades disponíveis, como por exemplo aprender a fazer chupa-chupas de chocolate ou a prova de chocolate às cegas.

Montjuïc

Montjuic Barcelona

Prosseguindo com o roteiro de Barcelona para famílias, aconselhamos a que dedique algumas horas à colina de Montjuïc. A partir desta zona alta da cidade, revitalizada por alturas dos Jogos Olímpicos de 1992, as vistas sobre a cidade são soberbas e constituem, sem dúvida, o seu grande atrativo, mas há outros pontos de interesses, como o Teleférico, o Jardim Botânico, o Palau Nacional, a Fonte Mágica, a torre desenhada por Calatrava ou a Fundação Joan Miró.

Poble Espanyol

Poble Espanyol

Ainda na zona de Montjuïc, destaque para o Poble Espanyol. Trata-se de uma espécie de Portugal dos Pequenitos, mas em tamanho natural. Foi criado como atração para a Exposição Universal de 1929, no tempo de Franco, como forma de transmitir a união da pátria. Aqui estão recriados mais de cem edifícios que ilustram as tradições e os costumes das várias regiões do país.

Habitações, escolas, praças, oficinas de artesãos, lojas de artesanato, galerias de arte e restaurantes, formam uma vila espanhola, cuja animação é especialmente procurada ao fim da tarde e à noite. Um museu a céu aberto que irá entreter miúdos e graúdos.

Parc d’Atraccions Tibidabo

tibidabo barcelona

Para usufruir deste parque de atrações irá precisar de pelo menos uma tarde ou uma manhã. Está localizado noutro ponto alto de Barcelona, no bairro de Sarriá-Sant Gervasi, bastante mais afastado do centro do que Montjuïc. As vistas da montanha ao mar são deslumbrantes. No recinto está instalado um curioso Museu da Automação, com máquinas de 1880.

Uma das curiosidades desta espécie de feira popular com cerca de 100 anos de existência é, aliás, o facto de ainda manter entretenimentos vintage. Combinados com atrações e carrosséis modernos, teatros de rua, lojas e restaurantes, prometem fazer as delícias de toda a família. Há cenas no filme Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen, rodadas aqui.

Parc Guëll

parc guell barcelona

Um festim para os olhos: é assim o Parque Guëll esse complexo colorido e onírico idealizado por Gaudí, o mais famoso e venerado arquiteto de Barcelona. As suas colagens de mosaicos coloridos, com que revestia edifícios, muros, fontes e bancos de jardim são das mais fortes imagens de marca do seu trabalho e aqui têm o seu habitat privilegiado.

Não deixe de surpreender os mais novos, levando-os pela escada rolante ao ar livre até ao parque: este fica no ponto mais alto do bairro de Gràcia, permitindo agradáveis e desafogadas vistas sobre a cidade. Uma foto na fonte do lagarto é igualmente obrigatória!

Camp Nou

camp nou barcelona

Quem não gostaria de pisar o mesmo relvado onde treinam e jogam Leonel Messi, Iniesta, Piqué ou Neymar? E onde já foram aplaudidos os portugueses Figo, Vítor Baía e Simão Sabrosa, para nomear apenas alguns? O Estádio do Barcelona Football Club é um autêntico ex-libris da cidade e mesmo que o seu clube de eleição espanhol seja outro, uma visita a esta catedral do futebol promete ser emocionante.

Embarque com a família na Camp Nou Experience e, para além de fazer uma tour pelo estádio, inaugurado em 1957, irá entrar no relvado pelo túnel, tal como fazem os jogadores. Estão ainda incluídas as visitas a uma ala inteiramente dedicada a Messi e ao Museu deste clube centenário.

L’Aquarium

aquarium barcelona

Uma maravilhosa viagem ao fundo do mar é o que vai poder fazer no prestigiado Aquário de Barcelona, o maior do mundo no que diz respeito à representação das espécies do Mar Mediterrâneo. São 35 tanques que albergam cerca de onze mil peixes e animais aquáticos de 450 espécies.

Uma visita imperdível, que irá fascinar as suas crianças, com destaque para o surpreendente túnel subaquático envidraçado e para a área Explora, onde os mais novos poderão tocar em algumas criaturas e aprender mais sobre elas de forma interativa. Aproveite ainda para apreciar a moderna frente marítima de Barcelona, onde está situado o Aquário.

Restaurantes

restaurantes familias barcelona

As horas das refeições são tão necessárias e ansiadas pelos mais novos, como podem ser fonte de stress caso o restaurante não seja adaptado a famílias. Fizemos por isso uma pesquisa de locais child-friendly em Barcelona, para que as refeições possam ser um momento de descanso tranquilo:

Hotéis em Barcelona para ficar em família

hoteis familias barcelona

Não queríamos terminar este roteiro de Barcelona para famílias, sem dar algumas sugestões de alojamento. Hotéis e apartamentos com localização central, confortáveis e onde as crianças sentem que são bem recebidas:

Veja também: