Roteiro de Barcelona para foodies

A gastronomia faz parte dos seus interesses quando viaja? Vai a Barcelona? Então não perca este guia de locais e pratos típicos da capital da Catalunha.

Roteiro de Barcelona para foodies
Na cidade de Gaudí, não falta a boa comida

Barcelona exige muita energia aos seus visitantes, tal a quantidade e qualidade dos seus monumentos e pontos de atração. Alimentar-se bem vai ser por isso uma necessidade, mas também um prazer. Neste roteiro de Barcelona para foodies, reunimos oito locais e especialidades a experimentar.

Desde o desenho das próprias ruas aos edifícios históricos e de arquitetura ímpar, passando pelos museus incríveis e pela fabulosa localização geográfica, a capital da Catalunha é uma cidade carismática que recebe milhões de visitantes todos os anos. Muitos deles, atraídos também pelos restaurantes estrelados, as bodegas tradicionais, a infinidade de tapas e os coloridos mercados.

8 coisas que os foodies não podem perder em Barcelona

Restaurante Lasarte

restaurante lasarte barcelona

Martín Berasategui é o chef mais galardoado de Espanha, detendo atualmente 8 estrelas Michelin. No final de 2016, este chef do País Basco, cujo restaurante mais conhecido é o que ostenta o seu nome, em Giupuzcoa, viu o seu restaurante Lasarte, em Barcelona, conquistar a terceira estrela. Assim, o Lasarte é a nossa primeira sugestão neste roteiro de Barcelona para foodies.

Prova de que os restaurantes de hotel não são todos maus – o Lasarte fica no Hotel Monument, na luxuosa artéria de Passeig de Gràcia – aqui, cada refeição é um festim para os sentidos. Uma extravagância a não perder, que junta pratos e vinhos de topo a um serviço de excelência.

Pão com tomate

pan con tomate

Pan con tomate, em castelhano, ou pa amb tomàquet, em catalão, é um petisco tão simples quanto saboroso. E se é verdade que o podemos preparar em nossas casas – basta pão, azeite, alho e tomate maduro fresco – o certo é que numa qualquer esplanada de Barcelona esta tapa modesta sabe ainda melhor. Quando os catalães querem elevar a fasquia, juntam-lhe ainda uma finas fatias de presunto.

Em quase todos os bares e restaurantes pode pedir o pão com tomate, mas para garantir que não lhe trazem pão de forma com tomate em lata, experimente saboreá-lo na esplanada do El Jardí de l’Abadessa ou na La Bodegueta del Poble Sec, um restaurante de cozinha catalã com mais de 100 anos.

Escalivada

escalivada

Outro prato catalão a não perder, sobretudo se gosta de legumes: beringelas, pimentos, cebolas, tomates, tudo grelhado, temperado com alho e regado com azeite. Uma receita marcadamente mediterrânica, cujo nome vem de “escalivar”, que significar grelhar na brasa em catalão. Deve ser servida fria, mas no próprio dia em que se prepara.

A escalivada é normalmente servida como acompanhamento, mas pode funcionar também como primeiro prato, a que se pode juntar filetes de anchova, por exemplo. E onde provar escalivada em Barcelona? No Bar Casi, onde poderá experimentar outras iguarias tradicionais bem confecionadas por um preço simpático.

Arroz negro

arroz negro

O arroz negro catalão deve o seu nome não à cor do bago – não confundir com o arroz negro da Indonésia – mas sim à tinta das lulas com que é cozinhado. Uma espécie de arroz de cabidela, que em vez de aproveitar o sangue dos galináceos, aproveita a tinta dos cefalópedes.

Esta especialidade não podia ficar de fora num roteiro de Barcelona para foodies e pode ser degustada em vários restaurantes da cidade, no entanto, a sua confeção exige técnica e a qualidade dos ingredientes é essencial. O arroz negro do La Fonda tem bastante fama, sendo um local com uma boa relação qualidade-preço.

Mercat de La Princesa

mercat la princesa

As tapas são um ex-libris gastronómico de toda a Espanha, mas na Catalunha, região abençoada pelo clima e mar mediterrânicos, ganham especificidades e sabores muito próprios. Se gosta de petiscar e quer mesmo conhecer a fundo esta tradição de nuestros hermanos, tem de visitar o Mercat de La Princesa.

Este é um mercado dedicado…às Tapas! Um paraíso para qualquer foodie. Num edifício do Século XIV, no bairro El Borne, dezassete bancas de comida convidam a uma viagem culinária descontraída e cheia de sabor, que vai desde as receitas tradicionais às tapas de fusão.

La Cuina d’en Garriga

loja gourmet barcelona

E se no final da sua visita a Barcelona quiser levar para casa ingredientes locais, conservas e outros produtos gourmet? Para além dos mercados – nomeadamente o famoso La Boquería – há espalhadas pela cidade mercearias e lojas encantadoras. É o caso da La Cuina d’em Garriga (“a cozinha de Garriga”), um espaço com decoração vintage com uma larga oferta de artigos, desde enchidos, a especiarias, enlatados, azeites, mel, compotas, etc.

Aqui vai encontrar ainda uma área de restauração muito acolhedora, onde se dá vida aos produtos da loja e onde se transmite a paixão pela gastronomia dos proprietários, Helena e Olivier.

Colmado Casa Buendía

mercearia goumet barcelona

Outro espaço a não perder por quem quiser levar alguns recuerdos comestíveis para casa. Colmado Casa buendía é uma mercearia fina como as de antigamente, onde não faltam os melhores vermutes e cervejas artesanais, os mais saborosos “embutidos”, as conservas típicas, queijos e muito mais.

Fica em pleno Eixample, não muito longe do Passeo de Gràcia e da Avenida Diagonal e uma vez aqui, o difícil vai ser escolher o que levar, entre tantos artigos tentadores.

Barcelona Eat Local

food tours barcelona

Não podíamos terminar este roteiro de Barcelona para foodies, sem referir um conceito de turismo cada vez mais procurado: as food tours. Barcelona, uma cidade que recebe cerca de oito milhões de turistas por ano, há já algum tempo que oferece este tipo de visitas temáticas e são vários os operadores que as disponibilizam.

Com a Barcelona Eat Local, irá percorrer de formar descontraída e divertida alguns dos bairros mais carismáticos da capital catalã, enquanto aprende mais sobre a sua história e, acima de tudo, conhece e prova tapas e outros pratos tradicionais. Sempre acompanhado por guias locais muito simpáticos e conhecedores, que lhe mostram detalhes escondidos desta cidade fascinante.

À procura do melhor alojamento ao melhor preço em Barcelona? Ver hotéis >>

Veja também: