Roteiro de Madrid para famílias

Está a pensar dar um salto a Madrid com as suas crianças? Descubra as atrações mais indicadas para os mais novos e dicas sobre onde comer e dormir em família.

Roteiro de Madrid para famílias
Os mais pequenos são bem recebidos em Madrid

Viajar com crianças pode ser tão divertido quanto extenuante, sobretudo se a aventura não tiver sido precedida de algum planeamento. Por isso criámos este pequeno guia de Madrid para famílias. Assim, vai poder organizar com mais facilidade o seu passeio à capital espanhola. Nesta grande e multifacetada cidade, não faltam motivos de encanto e entretenimento para todos os membros do clã.

Para além das atrações mais conhecidas e que por certo os miúdos também irão gostar de visitar – se não tiverem de esperar muito tempo na fila! - como por exemplo o Palácio Real ou o Centro de Arte Reina Sofia, há outras experiências que valem a pena ser vividas em família e que apresentamos de seguida.
 

10 coisas que as famílias não devem perder em Madrid


Parque del Retiro

Parque del Retiro Madrid

Para primeira sugestão deste nosso roteiro de Madrid para famílias, escolhemos o Parque del Retiro. Num dia de bom tempo - e em Madrid o sol é uma presença frequente! - esta é uma visita bastante agradável, não faltando coisas para ver ou fazer nos seus 125 hectares.

Os jardins, as fontes e os seus edifícios são de uma beleza incrível, e o grande lago convida a um passeio nos pitorescos barquinhos azuis a remos. Não deixe também de visitar o bonito e elegante Palácio de Cristal, datado de 1887.
 


Farol de Moncloa

Faro de Moncloa Madrid

O “faro” de Moncloa, é uma torre alta e esguia, por onde podemos subir até chegarmos a uma plataforma envidraçada a 90 metros de altura. Está situado no coração da cidade universitária de Madrid e nasceu como torre de iluminação em 1992, altura em que a cidade foi Capital Europeia da Cultura.

Lá do alto obtém-se uma vista soberba de 360º sobre a cidade, podendo avistar-se ex-libris como o Palácio Real, Palácio de Cibeles e a Catedral de Almudena, A viagem de elevador demora 50 segundos e, estamos certos, fará grande sucesso junto dos mais novos.
 


Estádio de Santiago Bernabéu

Sobretudo se entre as crianças que o acompanham houver rapazes amantes da bola, a visita ao campo do Real Madrid vai ser o ponto alto da viagem. Poder conhecer de perto o clube de Cristiano Ronaldo promete muita emoção. Através de uma visita guiada, fica-se a conhecer os cantos à casa e a saber várias curiosidades sobre o clube, o futebol espanhol e o próprio estádio, que foi inaugurado em 1947 e tem capacidade para 81 mil espetadores. 

 

Teleférico

Teleferico Madrid

Mais uma forma de ficar a conhecer Madrid do alto e deixar-se surpreender pela dimensão da cidade. Uma viagem mágica a que pode aceder mesmo com chuva: aliás, dizem que fazer este percurso com chuva é altamente recomendável, permitindo uma visão original e romântica da cidade, sendo muito provável que pelo caminho seja presenteado com um glorioso arco-íris.

 

Casa de Campo

Este não só é o maior parque natural urbano de Madrid, como o maior de Espanha e um dos maiores da Europa. E já que no ponto anterior falámos do teleférico, saiba que pode usar este transporte para chegar aqui.

A Casa de Campo oferece longos caminhos e jardins para caminhadas e tem um grande lago com várias atividades náuticas disponíveis. Outra das suas grandes atrações são os pequenos animais que circulam pelo parque, protegidos pelos pinheiros, carvalhos e pomares aqui existentes.

É na Casa de Campo que está instalado o Zoo de Madrid, que inclui um interessante aquário. Não faltam ainda cafés e restaurantes, para uma pausa revigorante.

 

Faunia

Faunia Madrid

Esta é uma atividade para a qual precisa de reservar uma manhã ou tarde inteira, ou então ocupar parte da manhã e da tarde, almoçando no local. Trata-se de um parque temático dedicado à Natureza. Na Faunia estão recriados vários ecossistemas diferentes, com as suas respetivas características: climáticas, de flora e fauna.

Ecossistema Polar, Selva, Bosque, Floresta africana, Baía de leões-marinhos de Steller e ainda um pavilhão de criaturas noturnas, são os ambientes que podem ser aqui desfrutados. Há vários espetáculos ao vivo durante o dia, incluindo um show marinho no Teatro do Lago e o voo de aves de rapina.

 

Parque Warner

Está situado a cerca de 33 km do centro de Madrid e promete levar os mais novos à loucura, ou não fosse este um parque de diversões da famosa produtora americana de cinema de animação.

Aconselhamos a que explore o parque durante um dia inteiro, de forma a que família possa usufruir de um leque alargado de atrações: montanhas-russas e outras diversões do género, teatros musicais, paradas de mascotes, a casa do Piu-Piu e a toca do Bugs Bunny, entre outras, sem esquecer o divertido espetáculo ao vivo “Academia Louca da Polícia”, com arriscadas acrobacias de motos e automóveis.
 


SnowZone Madrid

Mesmo que vá a Madrid no verão, saiba que poderá esquiar em família. Sim, é possível viver esta experiência na SnowZone: a única pista de neve artificial coberta da Península Ibérica e uma das maiores do mundo, aberta 365 dias por ano.

Está integrada no gigantesco complexo de lazer Xanadú, a menos de uma hora de distância do centro de Madrid, e para além da possibilidade de esquiar ou fazer snowboard e inclusivamente ter aulas de iniciação nestas modalidades, há uma série de outras atividades disponíveis, como slide, bowling e minigolfe. Não faltam lojas, restaurantes, espaços próprios para os mais novos, e ainda uma intensa programação de eventos.

 

Restaurante La Familiar

La Familiar restaurante

Para uma refeição calma e tranquila em família, onde tanto os mais velhos vão poder conversar como os mais novos vão poder divertir-se, aconselhamos o La Familiar. Como o próprio nome indica, aqui, tudo é feito a pensar nas famílias: as propostas gastronómicas são caseiras e saudáveis e no espaço há uma área específica para as crianças, com piscina de bolas, insufláveis e brinquedos, com monitores a supervisionar.

 

Hotel T3 Tirol

Hotel T3 Tirol Madrid

Este hotel está situado no centro da cidade, na zona Moncloa-Argüelles. Existe uma estação de metro a apenas 100 metros, mas o melhor é que se trata de um alojamento perfeito para famílias: os quartos estão preparados para receber os mais novos e até o pequeno-almoço é servido a pensar neles, com iogurtes, cereais, sanduíches e donuts.

No hotel há ainda uma sala infantil comum, onde os miúdos se poderão entreter com jogos, brinquedos, livros ou desenhos. Pode contar ainda com ar condicionado, um detalhe importante caso visite Madrid no verão.

Agora que já apontou as melhores sugestões de Madrid para famílias, conheça algumas curiosidades sobre a cidade.

Veja também: