Roteiro de Paris para famílias

A romântica Paris também agrada aos mais novos. Neste roteiro, irá descobrir o que fazer em família na capital francesa.

Roteiro de Paris para famílias
Uma cidade que deixa boas recordações a miúdos e graúdos

Neste roteiro de Paris para famílias, quisemos fugir das atrações mais óbvias. Sabemos que a Disneylândia, a Torre Eiffel, o Museu do Louvre ou o Palácio de Versailles são visitas obrigatórias.

No entanto, neste artigo, quisemos privilegiar locais menos badalados, mas que prometem fazer as delícias de grandes e pequenos. Descubra museus, atividades, hotéis e restaurantes adequados a famílias, e prepare-se para dias maravilhosos na cidade-luz.

10 coisas que as famílias não devem perder em Paris

Muséum National d’Histoire Naturelle

museu historia natural paris

Um local que vai deixar os miúdos – e desconfiamos que os graúdos também – boquiabertos, desde logo pela dimensão colossal dos esqueletos de dinossauro. Mas a galeria de paleontologia é apenas uma das muitas áreas temáticas deste grande museu, dedicado à natureza e à vida animal.

Mineralogia e geologia, botânica, evolução animal e invertebrados marinhos são outras das coleções permanentes. Uma vez aqui, não deixe de visitar também o Ménagerie – o mais antigo jardim zoológico do mundo.

Catedral de Notre Dame

catedral notre dame paris

Com mais de 800 anos é a igreja mais famosa de Paris. A imponência da sua arquitetura e dos seus vitrais são um chamariz por si só, mas toda a narrativa histórica e mítica criada à volta deste local fazem a visita à Catedral valer ainda mais a pena, afinal, foi aqui que Napoleão se auto-proclamou rei.

Para os mais pequenos, saber que estão na igreja onde se passa a ação do Corcunda de Notre Dame – filme de animação da Disney baseado na obra homónima de Victor Hugo – vai deixá-los empolgados.

Catacumbas de Paris

catacumbas paris

O que se esconde no subsolo de Paris? Ainda que possa parecer arrepiante, os miúdos não se costumam amedrontar com a informação de que nos túneis conhecidos como Catacumbas de Paris, jazem seis milhões de pessoas. Nesta visita, que aconselhamos sobretudo se as suas crianças tiverem mais de dez anos, vão contar-lhe que no final do século XVIII os cemitérios atraíam muitas doenças e por isso as ossadas foram deslocadas para aqui.

Estes túneis inspiraram obras como os Miseráveis, de Vítor Hugo, ou o filme de animação Ratatouille. A visita dura 45 minutos e o elevado número de degraus para descer e subir torna-a desaconselhável a pessoas com mobilidade reduzida.

Jardin des Tuilleries

jardin de tuilleries paris

O Jardim das Tulherias parece saído de um conto de fadas. Data do século XVII e fazia parte do Palácio das Tulherias, destruído no século XIX devido a um incêndio provocado pelos revolucionários.

Conta a lenda que foi Charles Perrault, o autor de contos como a Bela Adormecida ou o Gato das Botas, que pediu ao rei Luís XIV para abrir o jardim ao público. Há dezenas de esculturas espalhadas pelo parque, incluindo algumas de Rodin e Giacometti.

Existe ainda um lago onde os mais novos podem manobrar pequenos barcos à vela, disponíveis por aluguer, duas áreas com diversões infantis, um carrossel e uma bonita esplanada no Café Renard. No verão, tem aqui lugar uma feira popular.

Parc de la Villette

parc de la villette paris

Uma ampla área do nordeste de Paris, antigamente ocupada por matadouros, deu lugar a um parque futurista. São muitas as suas atrações, de entre as quais se destacam as “26 follies”, onde os jogos de espelhos e a combinação engenhosa e sobreposta de linhas, pontos e superfícies ao longo de 120 metros, proporcionam diversas experiências e atividades.

No verão, poderá fazer um passeio de barco ao longo do canal d’Ourcq – uma obra mandada executar por Napoleão para fazer chegar água fresca à cidade de Paris. É neste parque que está instalada a atração que se segue: a Cité des Sciences.

Cité des Sciences e Cité des Enfants

cite des enfants paris

A Cité des Sciences et de l’Industrie é muito mais do que um museu: é um complexo de divulgação científica e tecnológica onde as horas vão passar a correr, tantas são as atividades interativas e as experiências colocadas ao dispor dos visitantes.

Destaque para o planetário com sistema laser de 8k inédito na Europa, para a sala de cinema com visão de 180º e ainda para duas áreas totalmente dedicadas aos mais novos: a Cité des Enfants para crianças dos 2 aos 7 anos e a Cité des Enfants para miúdos dos 5 aos 12. Sem dúvida, um local obrigatório num roteiro de Paris para famílias.

Les Guignols

les gignols paris

Os fantoches ‘Les Guignols’ fazem parte do imaginário infantil dos parisienses. Foram inventados por um dentista, nos tempos a seguir à Revolução, como forma de distrair os seus pacientes mais novos. O seu sucesso fez com que os pequenos espetáculos de marionetas se espalhassem pelas praças e jardins da cidade e ainda hoje existe a tradição de levar as crianças a assistir às histórias protagonizadas por estes bonecos manipulados.

Não tenha receio da língua: os espetáculos são muito simples e não é preciso entender francês para ficar entretido. Normalmente acontecem aos fins de semana e às quartas à tarde, quando as crianças francesas não têm escola. Procure-os aqui:

  • Les Guignols des Champs-Elysées – Rond Point des Champs-Elysées
  • Guignol du Jardin d’Acclimatation – Bois de Boulogne
  • Marionettes du Luxembourg – Jardin du Luxembourg
  • Théâtre des Marionettes de Paris – Orée du Bois de Vincennes

Workshop de Pastelaria

workshop pastelaria em familia paris

A fama da pastelaria francesa é imensa e temos a certeza de que os mais novos se irão transformar em verdadeiros críticos do Masterchef quando provarem macarrons, croissants ou éclairs. Mas melhor do que comer, é aprender a fazer.

Assim, por que não aproveitar os seus dias em Paris para participar num workshop de pastelaria em família? Promete ser divertido, didático e delicioso. E o melhor é que a atividade começa com um irresistível pequeno-almoço numa padaria tradicional de Paris.

Restaurantes

Para que quando a fome apertar, não perca muito tempo a escolher restaurantes adequados a crianças, deixamos-lhe algumas sugestões:

Hotéis em Paris para ficar em família

hotel para familias paris

Finalmente, o nosso roteiro de Paris para famílias não estaria completo sem uma seleção de alojamentos simpáticos:

 

Veja também: