Roteiro de Roma para famílias

Itália é um excelente país para visitar em família e em Roma não faltam atrações para os mais pequenos. Deixe-se guiar pelo nosso roteiro e buone vacanze!

Roteiro de Roma para famílias
Um excelente destino para visitar em família

Pais e crianças com muita energia: é o requisito obrigatório para umas férias na capital italiana, pois este é um destino repleto de coisas para ver e fazer. Dos monumentos que vão deixar os mais novos de boca aberta até à comida maravilhosa que evita birras à mesa, o nosso roteiro de Roma para famílias mostra-lhe as atrações e os programas a não perder.

Mas antes de começar, uma dica importante: mentalize-se de que com crianças não vai poder visitar tudo o que gostaria em Roma, uma cidade com uma abundância de atrações única no mundo. Se vai levar os miúdos consigo, privilegie a qualidade das visitas e das experiências em detrimento da quantidade, e reserve tempo para explorarem livremente a cidade, ao sabor do momento.

10 coisas que as famílias não devem perder em Roma

Tour em autocarro Hop On Hop Off

autocarro panorâmicoFonte da imagem: hop-on-hop-off-bus.com

Muitas vezes conotados com uma experiência turística de pouca qualidade, os autocarros panorâmicos – designados por sightseeing ou hop on hop off – são, no entanto, uma experiência muito valorizada pelos mais novos e uma forma agradável de fazer um reconhecimento inicial à cidade.

Roma é um museu a céu aberto, por isso, uma viagem neste tipo de autocarro permite ficar com uma ideia da geografia da cidade e apreciar, ainda que de passagem, os seus principais monumentos. Existem paragens destes autocarros espalhadas por toda a cidade, para que possa sair e entrar ao longo do percurso e alguns bilhetes incluem entradas em atrações da cidade.

Igreja de Santa Maria del Popolo e outros templos

Em Roma, as igrejas estão por todo o lado e são verdadeiros museus de arte, onde, por norma, não é preciso pagar para entrar. Numa viagem com miúdos e no que toca à arte, será aconselhável visitar mais igrejas do que museus, pois estes últimos são espaços onde as crianças facilmente se aborrecem. Na Igreja de Santa Maria del Popolo, por exemplo, poderá mostrar aos mais pequenos o incrível trabalho de Caravaggio.

Na Basílica de São Pedro poderá apreciar a famosa Pietá de Miguel Ângelo, entre outros aspetos monumentais. Já no templo medieval de Santa Maria em Cosmedin, poderá contactar com uma das lendas da cidade, relacionada com a “Boca da Verdade”, escultura na fachada desta igreja e da qual se dizia engolir a mão de quem não dissesse a verdade. Mas não faltam outras igrejas na cidade com arquitetura, pinturas e esculturas encantadoras.

Vaticano

basilica de sao pedro vaticanoFonte da imagem: Pixabay

A ampla Praça de São Pedro e a já referida Basílica são locais excelentes para serem descobertos e admirados em família e os mais corajosos não devem deixar de visitar a cúpula da igreja, mesmo que as filas possam ser desanimadoras – estas visitas são gratuitas. Já os Museus do Vaticano, nos quais está integrada a Capela Sistina, ainda que guardem obras de arte impressionantes, exigem bastante tempo de visita e por isso deve equacionar se pretende mostrá-los aos mais novos. Em caso afirmativo, compre as entradas com antecedência!

Coliseu e Fórum Romano

coliseu romaFonte da imagem: Pixabay

Os dois locais de Roma que a memória dos mais novos por certo guardará com mais emoção são o Coliseu e o Fórum Romano. Imaginar que aquelas construções existem há mais de dois mil anos e tentar visualizar como seria a vida de então, é um exercício fabuloso para toda a família. Numa altura em que ainda não havia livros, que não se sonhava sequer com cinema, quanto mais com televisão e internet, o Coliseu era o espaço de entretenimento por excelência.

Já o Fórum Romano era o centro da cidade antiga, onde estavam instalados o governo e os principais edifícios públicos e religiosos e visitá-lo é sentir a imponência e grandiosidade do Império. Hoje é uma das principais atrações de Roma, mas, incrivelmente só foi descoberto e recuperado no século XX, quando se iniciou um vasto processo de escavações.

Escola de Gladiadores

escola gladiadores romaFonte da imagem: Ciao Bambino

Depois da visita ao Coliseu e ao Fórum, nada melhor do que levar as suas crianças a vestirem a pele de um gladiador. Trata-se de uma atividade que vai deixar os miúdos em êxtase, pois vão vestir réplicas de roupas daquela época e aprender a lutar. E o melhor é que os pais também podem participar! Neste workshop vão aprender mais sobre a vida naquela época, os costumes e as armas usadas. O cenário não podia ser melhor, em plena Via Appia Antica.

Visita ao mercado e Workshop de Pizzas

A comida italiana vai ser outro dos grandes sucessos da viagem, tanto para os graúdos como para os mais novos. O prazer à mesa está garantido, pois não faltam em Roma deliciosos restaurantes simpáticos com as crianças. Mas para elevar a experiência gastronómica a um nível ainda mais memorável, sugerimos um divertido e didático workshop de pizzas, que inclui a visita a um colorido e aromático mercado.

Castel Sant’Angelo

castelo santagelo romaFonte da imagem: Pixabay

A Ponte e o Castelo de Sant’Angelo prometem igualmente entreter as crianças. Para além da beleza do local, há imensas histórias enigmáticas e lendas sobre o castelo, como por exemplo o facto de haver uma passagem secreta entre o edifício e o Vaticano ou ter sido aqui que em tempos eram guardados a sete chaves os bens do Papa. Foi mandado edificar no século II por Adriano para albergar a sua sepultura, e por isso é também conhecido por Mausoléu de Adriano.

Panteão

Outra obra que promete maravilhar miúdos e graúdos é o Panteão. Quem sabe não é aqui que o seu filho ou filha vai descobrir que quer ser matemático, arquiteto ou engenheiro civil? É que esta é uma obra desconcertante no que diz respeito ao seu desenho, ao rigor da sua construção e à apurada seleção das técnicas e dos materiais usados.

A geometria interior da sua cúpula é inesquecível. Por tudo isto e também por ser o monumento da Roma Antiga melhor preservado – está praticamente intacto – é de visita obrigatória.

Fontana di Trevi

fontana di trevi romaFonte da imagem: Pixabay

Neste roteiro de Roma para famílias, não podíamos deixar de fora a Fontana di Trevi, a maior fonte barroca da cidade e uma das maiores e mais famosas do mundo, onde todos os membros da família vão poder atirar uma moeda. Há várias teorias sobre os desejos que o gesto de atirar uma moeda à fonte irá realizar e até sobre o número de moedas que devem ser atiradas – sempre de costas, com a mão e o braço direitos cruzados sobre o ombro esquerdo.

Uma das crenças populares diz que que quem cumprir este ritual irá regressar um dia à Cidade Eterna. Para além desta componente folclórica, o certo é que a fonte é belíssima e merece bem a visita.

Eleição do melhor gelado

gelados italianos romaFonte da imagem: Rough Guides

E agora, uma competição que pode durar todo o período em que estiver em Roma em família, sobretudo se visitar a cidade com tempo quente ou ameno: decidir em família qual o melhor gelado da cidade! Os gelados italianos têm fama e quem os saboreia tira bem o proveito: são macios e com muito sabor.

É quase impossível não comer um gelado por dia, por isso o que sugerimos é que o façam sempre em gelatarias diferentes. Cada membro da família dá uma pontuação a cada experiência, de 0 a 10, por exemplo e, no fim, vê-se qual a gelataria vencedora.

Veja também: