Running: 8 benefícios para a saúde, mas com regras

Já ouviu falar em running? Quer saber o que tem apaixonado tantos desportistas? Leia agora o nosso artigo.

Running: 8 benefícios para a saúde, mas com regras
Quer começar a correr e não sabe como? Siga as nossas dicas

Está na moda e faz bem. A cada dia que passa são cada vez mais os portugueses que se lançam no mundo das corridas. Mas será que está mesmo preparado para se aventurar no running?

Vamos por partes. Como já deve ter percebido, o running diz respeito à corrida. Uma atividade desportiva que tem ganho cada vez mais adeptos e que não requer um grande investimento económico.

Acessível a todas as pessoas, pode ser praticado em grupo ou de forma individual no campo, na cidade ou até mesmo na praia.

Benefícios do running

Correr está na moda (e ainda bem). De acordo com os especialistas, o running ajuda a reduzir a pressão arterial, a melhorar o humor (já que produz mais dopamina e serotonina) e a reduzir os níveis de stress (à conta da libertação de endorfinas).

Correr ajuda a controlar os níveis de colesterol (aumental o HDL, o bom colesterol), diminuiu o risco de desenvolver diabetes, melhora a circulação sanguínea e, claro, ajuda a emagrecer mais depressa.

De acordo com investigadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, os praticantes de running registam ainda menos episódios de enxanquecas.

Regras fundamentais para quem quer entrar no mundo do running

1. Avaliação médica

Antes de se lançar nas corridas (ou em qualquer outra prática desportiva), saiba que é importante fazer uma avaliação médica. Uma prova de esforço e um eletrocardiograma ajudam-no a perceber as suas limitações e a estipular os objetivos iniciais sem forçar em demasia o seu próprio corpo.

2. Roupa adequada

corrida

Depois de definidos os objetivos, escolha a melhor roupa para esta prática desportiva. Escolha sempre peças que lhe permitam liberdade de movimentos e que se adaptem a esta prática desportiva: no verão os calções e t-shirts são as opções mais comuns; no inverno aposte em tecidos respirantes e que o protejam contra a chuva (se for adepto das corridas ao ar livre).

3. Boas sapatilhas

Um bom par de sapatilhas também é essencial para um treino correto e eficaz. O calçado para running é cada vez mais diverso e pode ser encontrado em qualquer loja de desporto.

4. Postura adequada

corrida

Tenha atenção à sua postura: os braços devem estar relaxados, deve sempre olhar em frente, o queixo deve estar levantado, as costas devem estar direitas, deve inspirar pelo nariz e expirar pela boca.

5. Piso certo

Se está a começar, escolha percursos de terra batida. Assim evita o risco de lesões, já que os caminhos de asfalto exercem uma maior pressão nos joelhos, principalmente a quem está a começar a correr.

6. Repouso

Se quer resultados eficazes, descanse. Oiça o seu corpo e saiba quando deve parar. Vá alternando entre a corrida e a caminhada. Cada sessão de running deve começar com um aquecimento e com alongamentos para preparar os seus músculos para a prática de exercício físico. Dessa forma vai estar a prevenir diversas lesões.

7. Periodicidade

Os especialistas aconselham aos iniciantes corridas três vezes por semana. Dessa forma vai conseguir evoluir e registar avanços na resistência e no ritmo da própria corrida. Finalmente, não se esqueça de se alimentar bem antes da corrida (uma hora antes) para manter os níveis de glicose e para evitar as sensações de fadiga e tenha sempre em mente que é fundamental estar bem hidratado (antes, durante e depois da corrida).

Está convencido? Faça-se à estrada e boas corridas!

Para correr aconselhamos que vista equipamento desportivo confortável e colorido. Conheça aqui as nossas sugestões de equipamento para homem e para mulher a preços bastante acessíveis.

Veja também: