AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

RUTIS – A Rede das Universidades da Terceira Idade

Descubra mais sobre a RUTIS, a rede que une as academias e universidades seniores em Portugal.

RUTIS – A Rede das Universidades da Terceira Idade
As Universidades Seniores em Portugal

Em Portugal, a primeira Universidade da Terceira Idade (UTI) surgiu em 1978, em Lisboa e, ao longo das décadas que se seguiram, multiplicaram-se as instituições dedicadas a promover o envelhecimento ativo da população portuguesa. Em 2003, durante um encontro nacional de UTIs, realizado em Almeirim, foi apresentada a ideia para a criação da associação RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade. Finalmente, a 21 de novembro de 2005, a associação foi legalmente criada.
 

Uma rede dinâmica para a população sénior


O que é a RUTIS?

A Rede de Universidades da Terceira Idade é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública, com o principal objetivo de apoiar a comunidade sénior e de promover um conjunto de atividades destinadas a este público.

A RUTIS, com sede em Almeirim, é a instituição nacional que representa as Universidades Seniores e conta com um número impressionante de membros: 236 Universidades da Terceira Idade, cerca de 38.000 alunos e cerca de 4.500 professores, maioritariamente voluntários – valores que aumentam de ano para ano.
 


Que instituições podem ser membros da RUTIS?

Qualquer projeto desenvolvido por uma organização sem fins lucrativos, desde que legalmente constituída, bem como projetos que estimulem o trabalho voluntário e que promovam um calendário regular de atividades orientadas para os seniores. Para o efeito, todos os seus alunos e professores terão um seguro.
 


Quais os principais objetivos da RUTIS?

A resposta social das UTIs passa pela promoção do envelhecimento ativo dos seniores, a realização de atividades de âmbito educacional, cultural, social e de convívio. Em regra, estas atividades dirigem-se aos maiores de 50 anos, embora a atuação da RUTIS chegue a um público mais alargado, uma vez que os familiares e os amigos dos seus alunos são muitas vezes convidados a assistir e a participar, direta e indiretamente, em algumas atividades.

Para além de angariar apoios para as Universidades da Terceira Idade, a RUTIS é uma rede de contacto entre as UTIs, fornece-lhes apoio técnico, estimula a criação de novas UTIs, incentiva a investigação em gerontologia, promove a formação ao longo da vida e oferece um conjunto de descontos aos seus alunos.
 


Quem pode ser aluno numa Universidade Sénior?

As academias e universidades seniores destinam-se, preferencialmente, a maiores de 50 anos. Uma vez que as UTIs funcionam fora do sistema escolar, as atividades educativas desenvolvem-se num regime não formal. Assim sendo, não é atribuída uma certificação ao aluno, embora as universidades seniores respeitem os princípios básicos da aprendizagem informal, enquadrando-se no contexto da formação ao longo da vida. Além disso, a maior parte das UTIs funciona com professores voluntários, maiores de 18 anos – alguns professores são também alunos nas próprias universidades e academias.
 


Quais são as principais atividades promovidas pela RUTIS?

Anualmente, a RUTIS organiza o Encontro Nacional de Universidades Seniores, a Reunião Magna das UTIs, um concurso de cultura geral, o Festival de Grupos Musicais, o Festival de Teatro Sénior e o Congresso das Academias e Universidades Seniores.

Promove, igualmente, a Gala de Arte e Talento Sénior, caminhadas solidárias para o envelhecimento ativo, galas de danças regionais e a gala de dança sénior, o Dia Nacional das UTIs e festivais de ginástica e desporto sénior, entre outras atividades e projetos.



Quais são as principais vantagens ao integrar a RUTIS?

As instituições que são membros da RUTIS podem utilizar a denominação “Universidade Sénior” (marca registada para uso exclusivo dos membros da RUTIS); podem participar nas múltiplas atividades da RUTIS e nas iniciativas de outras universidades seniores; podem ter acesso a um programa de gestão de universidades e a um seguro especial para alunos séniores e professores. 

Podem, ainda, beneficiar de apoios e parcerias estabelecidas pela RUTIS, como a possibilidade de receber material informático, e obter informação sobre candidaturas a projetos, de âmbito nacional e internacional.

Veja também: