AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Saiba convencer a empresa de que é a pessoa certa para o emprego

Chegar a uma entrevista e convencer a empresa de que é a pessoa certa para o emprego não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Saiba como fazê-lo.

Saiba convencer a empresa de que é a pessoa certa para o emprego
Utilize experiência e profissionalismo para mostrar que é a pessoa indicada
  • Um dos truques é não se deixar dominar pelos nervos.

Hoje em dia conseguir uma entrevista de emprego não é algo que aconteça com frequência. Na verdade, das centenas de currículos que por vezes são enviados pelos candidatos, são muito poucos os que têm resposta e menos ainda os que dão origem a uma entrevista de emprego. Desta forma, quando se tem a oportunidade de ir a uma, deve agarrar-se o momento, sem o desperdiçar e sem correr o risco de sentir mais tarde que não se deu o tudo por tudo.

No meio de tantas coisas que terá de preparar para ir a uma entrevista de emprego, há uma pelo menos que terá de fazer: mostrar que é a pessoa certa para o emprego. Como? Nós damos-lhe algumas dicas.


Dicas para mostrar que é a pessoa certa para o emprego


1. Campo profissional

Das primeiras coisas que vai falar na entrevista, é do seu percurso profissional. Neste campo, vai ter de ser pragmático e pouco massudo. Faça a triagem em casa daquilo que quer realmente dizer. De nada serve descrever o seu percurso todo se metade poderá não ter interesse para o cargo ao qual se candidata. Fale primeiro sobre a formação, experiências profissionais mais relevantes e por fim sobre projectos que tenha desenvolvido e possam ter interesse no contexto.


2. Diferencie-se

Para mostrar que é a pessoa certa para o emprego, terá de se diferenciar de alguma maneira. Seja proactiva e, mesmo que não perguntem, tente falar de experiências que a tenham enriquecido e que possam surpreender a empresa de alguma forma. Uma experiência de voluntariado, uma viagem, um projecto fora da área são tudo mais-valias que podem contribuir para avaliarem o seu perfil de outra forma.


3. Mostre confiança

Embora nas entrevistas de emprego os nervos sejam sempre uma condicionante, mostre confiança e não se deixe dominar pelo nervoso. Só assim conseguirá que a sua presença seja marcante, mostrando que é a pessoa certa para o emprego.


4. Investigue o cargo e argumente

Não se esqueça de preparar muito bem a entrevista, nomeadamente analisando a empresa e o cargo ao qual se candidata. Tem de saber o máximo sobre a empresa e estar seguro de que é isso mesmo que quer. Esta postura vai transmitir que pode ser mesmo a pessoa certa para o emprego.


5. Dê exemplos de problemas que resolveu

Se depois de investigar a empresa conseguiu descobrir que a mesma está a passar por algum problema, mostre como poderia resolver o mesmo. Dê exemplos de situações semelhantes e de como já conseguiu ajudar outras empresas em tempos menos bons.


6. Seja claro na comunicação

Por vezes queremos fazer tudo bem e transmitir as mensagens da melhor forma, mas nem sempre a comunicação é fácil. Há pessoas que têm mais talento para comunicar o que estão a pensar ou a sentir do que outras. Se sentir mais dificuldades em expressar-se de forma clara, treine a comunicação em casa e peça ajuda a alguém que se sinta mais à vontade neste campo. Há dicas simples que podem fazer toda a diferença.


Veja também: