AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Salário bruto – o que é e quais os descontos aplicados

Conheça as diferenças entre o salário bruto e o salário líquido.

Salário bruto – o que é e quais os descontos aplicados
Pode beneficiar de toda a sua remuneração mensal?

O salário bruto é diferente do salário líquido, porque este último traduz aquilo que o trabalhador efetivamente recebe pelo trabalho prestado depois de feitos os devidos descontos para o Estado. O salário bruto, portanto, corresponde ao valor de todas as retribuições conferidas ao trabalhador, sem descontos, mas não é aquilo que entra na sua conta bancária no final do mês. Confuso? Explicamos tudo!


Salário bruto – o que é e quais os descontos aplicados?

O salário bruto é valor total de dinheiro que um trabalhador recebe previamente aos descontos que são aplicados pelo empregador devido às diversas contribuições que tem a cumprir. Portanto, é importante entender que o chamado salário bruto é diferente do dinheiro que o funcionário recebe no final do período de trabalho determinado para pagamento.

Todos os descontos devem ser representados pontualmente no recibo de vencimento a fim de serem compreendidos com facilidade.



O que é que não é considerado salário bruto?

No salário bruto não entram os descontos para o IRS (incluindo a sobretaxa), os descontos para a Segurança Social, nem o dinheiro que possa ser auferido adicional e excecionalmente pelo trabalhador, como por exemplo, os prémios de produtividade. Também não é contabilizado neste valor o subsídio de refeição que o trabalhador possa estar a receber, pois não é considerado parte da remuneração, em termos legais, considerando-se uma despesa decorrente do exercício da atividade profissional.



O que é o salário líquido?

O salário líquido é aquele obtido após todos os descontos e adicionais, ou seja, o total de dinheiro que o trabalhador recebe no fim do período de trabalho a pagamento. O salário bruto é apenas o ponto de partida das diversas operações de redução e acréscimo.



O que aparece nos anúncios de emprego é o salário bruto ou líquido?

Nos anúncios de emprego o mais comum é aparecer o valor do salário bruto.
Não se deixe iludir! Estude as taxas que são aplicadas e calcule o real valor da sua retribuição.

Atenção! Nos processos de recrutamento e seleção, nomeadamente nas entrevistas de emprego, se o recrutador lhe perguntar qual o salário que espera auferir, refira sempre o salário bruto anual (ou seja, o salário bruto mensal multiplicado por doze meses ou por catorze meses, no caso de estar previsto o pagamento do subsídio de férias e do subsídio de Natal).



Como calcular o salário líquido?

Aqui encontra a fórmula que lhe permite fazer os cálculos para apurar qual será o salário líquido, em função do salário bruto.

Veja também: