Publicidade:

Saiba qual o salário de um professor universitário em Portugal

Face à precariedade no setor da Educação, importa saber qual o salário de um professor universitário, dependendo do vínculo profissional e da experiência.

Saiba qual o salário de um professor universitário em Portugal
Qual o salário de um professor universitário?

Indicadores vários sugerem que o contexto vivido em Portugal e a forma como as instâncias internacionais olham para a realidade do ensino português, particularmente o universitário, podem ser realidades distintas. Vamos analisar em pormenor o que representa, atualmente, o salário de um professor universitário no nosso país.

Qual o salário de um professor universitário?

Comecemos por analisar o panorama mundial. Os professores assistentes, nas universidades, podem chegar a ganhar 90 mil euros anuais nos Estados Unidos da América, quase 70 mil no Reino Unido e perto de 55 mil na Alemanha.

Já os professores associados, nos Estados Unidos, chegam a auferir 107 mil euros por ano, ao passo que no Reino Unido e na Alemanha os valores chegam, respetivamente, aos 86 mil e aos 73 mil euros.

Em Portugal, fique desde já a saber que o salário anual de um professor assistente ronda os 31.700 euros anuais e o de um professor associado os 49.400 euros.

Cenário de precariedade

Numa altura em que as instituições de ensino superior públicas podem apenas contratar desde que tal não implique um aumento do valor total das remunerações dos trabalhadores docentes e não docentes e investigadores e não investigadores da instituição, não se augura um clima de prosperidade no setor.

professor universitario

Percentagem de professores em situação precária em Portugal

Nas universidades, a percentagem de professores com vínculos laborais precários é de 35%, nos politécnicos de 55% e nas instituições privadas é de 80%. Na maioria dos casos, estes professores são pagos à hora, a recibos verdes.

Na Universidade de Coimbra – primeira a aprovar novas regras para os professores convidados a tempo parcial – há 640 contratados e 1008 professores nos quadros, ou seja, cerca de 39% de contratados.

No que diz respeito ao salário bruto, os professores nacionais ficam a meio de uma tabela onde a Bulgária e a Roménia (onde os salários anuais não chegam aos 9000 euros) aparecem nos últimos lugares. Os vencimentos mais altos são pagos no Luxemburgo, podendo chegar aos 141 mil euros anuais.

Salário médio atual

Os salários dos professores variam conforme o escalão. Por sua vez, a inserção num dado escalão dependerá do número de anos de ensino com que o professor já conta.

Onde encontrar informação?

O SNESup, Sindicato Nacional do Ensino Superior, fornece informação atualizada sobre o salário de um professor universitário, dependendo do escalão em que se encontre e da categoria que ocupe.

A título de exemplo, um professor catedrático no primeiro escalão aufere uma remuneração base de 4664,97 euros mensais, enquanto um assistente estagiário pode contar com a remuneração base de 1636,83 euros mensais.

Consulte a tabela salarial completa aqui.

Veja também: