AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Satisfação no trabalho: como encontrar?

Saiba o que é a satisfação no trabalho e conheça algumas dicas que o vão ajudar a encontrar (e aumentar) a sua.

Satisfação no trabalho: como encontrar?
Sentir-se feliz e realizado no trabalho é um dos objetivos dos profissionais.

Podia ser notícia de última hora, mas não é. Mas, atualmente, muitos profissionais estão insatisfeitos nos seus empregos. Mas ao contrário do que se possa pensar a culpa não é apenas da situação económico-social que o país atravessa e das dificuldades que isso implica para o mercado laboral. Para muitos essa insatisfação deve-se a outros fatores. Uns será porque estão a fazer um trabalho demasiado rotineiro ou que não gostam; outros será porque não têm perspetivas de evoluir e crescer profissionalmente ou não veem o seu trabalho e esforços reconhecidos pelas chefias,… enfim. Poderíamos aqui enumerar uma lista sem fim para justificar a enorme insatisfação laboral de grande parte dos profissionais. Mas o que nos traz aqui hoje é outro assunto: a forma de encontrar a satisfação no trabalho. As dicas que lhe deixamos já de seguida, certamente vão ajudar.

 

Satisfação no trabalho: o que é?

Comecemos pelo princípio. Antes de mais importa perceber o que é isso da satisfação no trabalho.

O conceito de satisfação no trabalho não é fácil de definir, mas apenas porque há vários fatores de satisfação inerentes a cada profissional. Mas o tema tem sido estudado e analisado por muitos investigadores ao longo dos tempos. E muitos defendem que este conceito se trata de um estado subjetivo, que varia de pessoa para pessoa e das suas reações (diferentes) perante situações ou contextos idênticos. Ou seja, aquilo que para uns pode ser um fator de satisfação, para outros pode não ser.

No entanto, a satisfação no trabalho é, normalmente, descrita como uma emoção ou atitude perante o trabalho e/ou das experiências em contexto de trabalho.

Mas uma coisa é certa, o tema da satisfação no trabalho tem ocupado, em termos organizacionais, um lugar de destaque e de interesse ao longo dos anos. E é fácil de ver porquê. É que o conceito de satisfação no trabalho está intimamente ligado à produtividade dos profissionais (e, consequentemente, das empresas) e à realização pessoal e profissional dos profissionais. Um profissional satisfeito, estará mais motivado e, como resultado, será mais produtivo e terá um melhor desempenho.

 

4 Dicas para encontrar a satisfação no trabalho

Para aqueles profissionais que se sentem insatisfeitos no trabalho ainda há solução. E não estamos a falar de uma mudança de emprego (a não ser que seja isso que queira mas se for, então pode aproveitar para ver as nossas dicas). Vamos antes mostrar-lhe algumas dicas que o podem ajudar a encontrar a satisfação no seu local de trabalho atual. Ora veja.
 

1. Envolva-se mais no seu trabalho

E com isto queremos dizer para se procurar relacionar mais com os seus colegas e chefias. Cultivar boas relações no local de trabalho é o primeiro passo para se sentir mais integrado e satisfeito no seu trabalho.
 

2. Procure tornar-se mais autónomo

Faz parte do processo de evolução profissional e é um dos principais fatores de satisfação para muitos profissionais. Afinal, esta autonomia faz parte do processo de evolução e melhoria profissional.
 

3. Faça pequenas pausas para descansar a mente

Já aqui falamos da importância das pausas no trabalho. E se procura manter-se satisfeito, não pode descurar pequenas pausas para “esticar as pernas” e “esvaziar” a mente, para afastar o negativismo que se possa assolar de si, muitas vezes devido ao cansaço.
 

4. Peça feedback

Uma das melhores formas de se sentir satisfeito e motivado no trabalho passa por encontrar novos desafios. E esses desafios podem estar à distância de uma conversa com as suas chefias, para pedir feedback do seu trabalho e saber como pode melhorar e evoluir em termos profissionais.

 
Muito mais havia para dizer sobre o tema. Mas uma coisa é certa. Encontrar a satisfação no trabalho depende – em muito – de si. E já que passa grande parte do seu dia no trabalho, o melhor é que sinta lá bem. Já agora, não deixe de espreitar as nossas dicas para ser feliz no trabalho


Veja também: