20 segredos da cozinha portuguesa (mas fica só entre nós)

A CNN rendeu-se à gastronomia tuga e descobriu quais os segredos da cozinha portuguesa. E como o que é bom é para ser partilhado, aqui ficam eles.

20 segredos da cozinha portuguesa (mas fica só entre nós)
Os motivos pelos quais a comida portuguesa é tão apreciada

O canal noticioso CNN está perdido de amores pela gastronomia do nosso país e isso levou-os numa aventura à procura dos segredos da cozinha portuguesa.

“Marisco superlativo, fruta amadurecida pelo sol, cabrito criado em prados salpicados de flores, porcos de campo livre que comem bolotas das florestas de carvalho.” Os fatores naturais são, realmente, um dos segredos da cozinha portuguesa que a tornam num caso único e só é mesmo estranho que não haja mais restaurantes portugueses espalhados pelo mundo. Felizmente, o panorama está a mudar graças ao sucesso de chefs portugueses – como George Mendes, em Nova Iorque, e Nuno Mendes, em Londres, que têm criado um burburinho sobre o tema.

20 segredos da cozinha portuguesa


Descubra quais as razões, de acordo com a CNN, pelas quais Portugal deve estar na lista de qualquer viajante que adora comer bem.

1. Peixe cozinhado na perfeição

peixe

Na Europa, apenas os islandeses comem mais peixes do que os portugueses, porém a qualidade do português é bem melhor, de acordo com o chef da Superstar, Ferran Adria.

Ver receitas portuguesas de peixe >>


2. Ouro líquido

azeite

Ou seja, o azeite, a base da culinária portuguesa, usada no bacalhau, em sopas, ou até mesmo para mergulhar o pão.


3. Cozido à portuguesa

cozido à portuguesa

A cozinha tuga é rica e robusta e isso reflete-se num dos pratos mais típico que temos: o cozido, sendo que a CNN destaca ainda as pequenas variâncias deste prato de acordo com a região do país.

Ver receita de cozido à portuguesa >>


4. Lisboa gourmet

gourmet

Uma nova geração de chefs agita o mercado gastronómico na capital, como Jose Avillez, Henrique Sá Pessoa ou João Rodrigues. Por descobrir para a CNN estão os encantos portuenses que não foram alvo de análise, mas que não deixam ninguém indiferente.


5. Reis do bacalhau

bacalhau

Em casa portuguesa tem que haver sempre bacalhau e há centenas de receita com este ingrediente tão apreciado e consumido.

Ver receitas de bacalhau >>


6. Queijo

queijo

A CNN desconhece por que motivo os queijos de Portugal não são mais conhecidos e destacam os produtos da Beira Baixa, uma mistura harmoniosa de leite de cabra e ovelha; da Serra da Estrela – feito a partir do leite de ovelhas criadas na cordilheira mais alta de Portugal; queijos de leite de vaca pesados e feitos nas precipitadas encostas da ilha de São Jorge, nos Açores. Nós por cá sabemos bem apreciar.


7. Tripas à moda do Porto

tripas

No séc. XV, os portuenses inventaram um prato que continua a ser a assinatura da cidade: tripas à moda do Porto, que não é para todos os estômagos: um guisado de feijão de manteiga, pés de bezerro, orelhas de porco e chouriço picante e tripas de vaca. A CNN também refere outro prato da Invicta só para os mais corajosos: a francesinha.


8. Arroz

arroz

Os portugueses são os maiores comedores de arroz da Europa, superando espanhóis e italianos. E relembram algumas verdadeiras delícias: arroz de marisco, arroz de pato, arroz de cabidela e até arroz doce para a sobremesa.


9. Presunto delicioso

presunto

Neste campo, o destaque vai para o presunto de porco preto, marmoreado com gordura, cheio de sabor.


10. Pratos regionais

cabrito assado

Quase todas as cidades provinciais têm pelo menos um restaurante da velha escola que prepara pratos típico da região e este é um dos segredos da cozinha portuguesa que ajudam a manter a originalidade das receitas.

Ver receitas de Portugal >>


11. Muito e bom vinho

vinho

Para um país pequeno, Portugal faz uma incrível variedade de excelentes vinhos, desde o Douro, ao Alentejo, sem esquecer a Madeira.


12. O legado dos descobrimentos

especiarias

Os navegadores portugueses conheceram praticamente todos os cantos do mundo e de lá sempre traziam algum ingrediente ou costume que ajudou a tornar a gastronomia de Portugal no que ela hoje é.


13. Leitão

leitão

Falar em Mealhada é falar em leitão, bom leitão. De tal forma que a rua principal é alinhada com restaurantes de escala industrial que servem centenas de leitões assados na bairrada todos os dias.

Ver receita original do leitão da Bairrada >>


14. Um país rico em frutas

fruta

Banana da Madeira, abacaxi dos Açores, cerejas da Serra da Gardunha, laranjas, amêndoas e figos do Algarve, melões do Tejo, peras da costa oeste, maçãs amarelas de Esmolfe e vermelhas de Palmela, ameixas de Elvas, maracujá dos Açores – sim, Portugal tem mesmo muita e boa fruta!


15. A famosa sardinha

sardinha

Chega o mês de junho e, com ele, as festas dos santos populares um pouco por todo o país e, inevitavelmente, o cheiro a sardinha assada no ar. Toda esta atmosfera ganha magia com música popular, muita dança e bom vinho a acompanhar noite dentro.

Ver receitas com sardinhas >>


16. Petiscos

lampreia

Alguns petiscos portugueses podem parecer estranhos aos estrangeiros, como a lampreia, os percebes e a morcela. Podem ser estranhos, mas ninguém nega que são deliciosos.


17. Mercados de rua

mercado

Todas as cidades portuguesas têm mercados que oferecem um espetáculo diário de peixe fresco, frutas cultivadas localmente e vegetais, ajudando a manter a tradição de haver sempre produtos frescos numa mesa portuguesa.


18. Doces portugueses

pasteis tentugal

A CNN gosta de tudo: pastéis de nata, bolo de mel da Madeira, bolo de figo, amêndoa e alfarroba do Algarve, pastéis de Tentúgal, toucinho do céu ou barriga de freira.

Ver receitas da doçaria conventual portuguesa >>


19. Bifana versus prego

bifana

Tome nota: para fazer uma bifana deve marinar fatias finas de porco em vinho branco e alho, fritar, colocar num pão e adicionar mostarda. Para um prego, o processo é bastante semelhante, mas o ingrediente principal é o bife de carne. Diz a CNN que estes são os petiscos mais apetecidos, mas há muitos outros.


20. Cabrito e outros tipos de carne

borrego

E se a CNN começa por destacar o peixe, termina a lista dos segredos da cozinha portuguesa a destacar a carne, como a carne de porco, o borrego, o cabrito e até javali.

Veja também: