10 Segredos de limpeza que fazem a diferença

Há segredos de limpeza que vão passando de geração em geração e que, ainda hoje, são mais eficazes do que o produto mais caro. 

 10 Segredos de limpeza que fazem a diferença
Pequenos truques para uma casa mais limpa.

Há pequenos segredos de limpeza que podem salvar as suas coisas preferidas e simplificar a sua rotina de limpeza. Para começar, deixamos uma dica que vai reduzir o tempo que demora a limpar para metade. É simples mas muitas vezes esquecido! Comece sempre a limpeza de cima para baixo e de uma ponta para a outra, seguindo o sentido dos ponteiros do relógio. Isto vale para quando está a limpar uma mesa, uma janela ou uma divisão. De seguida tome note dos nossos segredos de limpeza preferidos.
 

10 Segredos de limpeza simples e eficazes

 

1. Adeus bactérias

As esponjas estão carregadas de milhões de bactérias e quando julga que está a limpar, na verdade, está apenas a passar os germes da esponja para o balcão, a mesa ou a loiça. É importante substituir a esponja com frequência mas, enquanto isso, como livrar-se dos germes? Coloque-a durante três minutos no microondas e diga adeus às bactérias.

 

2. Prefira panos microfibras

Os panos microfibras simplificam a limpeza, reduzindo o significativamente o tempo que demora a limpar e tornando-a mais eficaz. Estes panos são muito absorventes, leves, não mancham, e são muito poderosos quando se trata de apanhar até as mais pequenas partículas. Além disso, podem ser usados em qualquer superfície!

 

3. Livre-se mesmo do calcário

As torneiras e a cabeça do chuveiro ficam cheios de calcário? Temos várias soluções! Mergulhe algumas folhas de papel de cozinhe em vinagre branco, coloque-as nas áreas críticas e vá pulverizando com vinagre. Deixe atuar durante 20 minutos e, de seguida, esfregue com uma escova. 

Também pode despejar vinagre branco num saco plástico e prendê-lo nas torneiros ou chuveiro deixando atuar durante uma hora. Se preferir, experimente esfregar a zona com um limão cortado a meio - sempre fica mais cheiroso. 

 

4. Azulejos brilhantes sem esforço

Bicarbonato de soda e lixívia é tudo o que precisa para se livrar da sujidade nas junta dos azulejos no quarto-de-banho e na cozinha. Basta misturar 3/4 de chávena de bicarbonato de soda com 1/4 de lixívia, aplique a mistura nas zonas afetadas e deixe atuar durante 10 minutos. Se for necessário, termine esfregando com uma escova ou passe por água até saírem todos os resíduos.

 

5. Grelhas do fogão livres de gordura

Tem um fogão a gás? Então, certamente, já passou horas a esfregar as grelhas dos bicos do fogão. A partir de hoje não precisa fazer mais isso. Livre-se dos resíduos de comida e gordura colocando as grelhas dentro de saco plástico hermético, pulverize a grelha com lixívia e feche o saco. Deixe repousar durante a noite e surpreenda-se com o resultado pela manhã. Se necessário, passe um pano húmido para retirar os resíduos.

 

6. Madeira sem manchas

Colocou um tacho quente em cima da mesa de madeira e ficou com uma mancha branca? Acontece mas tem remédio! Basta um pouco de calor e humidade. Para isso, coloque dois guardanapos de pano dobrados por cima da mancha, pulverize-os com água. De seguida, passe os panos a ferro, como o vapor ligado e a uma temperatura média, durante 15 segundos. Adeus, mancha!

Também lhe pode interessar: Como limpar a casa de banho
 

7. Copos mais brilhantes

Mesmo usando abrilhantador e sal, os seus copos ficam baços, com riscos e manchas? Coloque uma chávena de vinagre branco em cada lavagem e os seus copos vão ficar como novos, super brilhantes! Além disso, a sua máquina também fica mais limpa e cheirosa, livre de bactérias.

 

8. Lavar brinquedos sem trabalho

As crianças mexem tudo, o que é ótimo porque lhes dá alguma imunidade mas também não vamos exagerar! De vez em quando, é boa ideia lavar os brinquedos dos mais pequenos. Para isso, basta colocar todos bem alinhados na máquina de lavar a loiça e ligar. Simples e eficaz.

 

9. Adeus marcas de caneta 

As crianças são verdadeiros Picassos, nós sabemos. Tudo lhes parece perfeito para servir de tela mas quando chega a hora de limpar é que é mais complicado. Para se livrar dos riscos de marcadores do seu chão de madeira, coloque um pouco de pasta dos dentes em cima da marca e esfregue. Desapareceu, não foi?

 

10. Balde do lixo livre de germes

Lembre-se de lavar o balde do lixo todas as vezes que muda o saco. Depois de o lavar, esfregue-o com limão e deixe secar. Não só se livra do mau cheiro como a acidez do limão mata as bactérias que a água e o detergente não removeram.


Veja também: