AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 segredos de pessoas organizadas

Conheça alguns dos segredos das pessoas organizadas e surpreenda-se com os resultados!

5 segredos de pessoas organizadas
Aprenda com os arrumadinhos!

Tem sempre tudo virado do avesso mas sonha com uma casa e escritório digno de uma reportagem fotográfica? Tem meias espalhadas pela sala, louça acumulada no lava loiças e roupas desorganizadas e por arrumar? Fomos à procura dos segredos das pessoas organizadas e partilhamos alguns consigo.


5 segredos das pessoas organizadas que vai querer conhecer


1. Selecionar, selecionar, selecionar!

Esta é uma das regras de ouro dos segredos das pessoas pessoas organizadas. O ser humano tem tendência para acumular coisas ao longo da vida. Objetos cuja utilidade é praticamente nula, mas aos quais nos agarramos por algum tipo de valor emocional (lembra-nos determinada época, foi determinada pessoa que nos deu…).

Guarde as boas memórias para si e para o seu coração e livre-se da “tralha” que tem por casa. Faça uma boa seleção, pelo menos uma vez por ano, da sua roupa, material de escritório, utensílios de cozinha e outras “bugigangas” que possa ter por casa e no escritório.

Não se lembra de usar aquela peça de roupa há pelo menos meio ano? Entregue-a a uma instituição de caridade. Papéis das contas da casa com mais de cinco anos? Reciclagem com eles! Esta dica vai fazê-lo poupar muito tempo na procura dos documentos realmente importantes.

 

2. Listas para tudo!

Um dos segredos das pessoas organizadas é que elas elaboram listas para praticamente tudo! E não falamos só de listas de supermercado. Até para tarefas do dia a dia!

Pode parecer um pouco estranho, mas a verdade é que, ao escrevermos alguma coisa, ao colocarmos no papel aquilo que queremos fazer, acabamos por nos sentir mais comprometidos com o que nos propomos fazer.

Experimente colocar as tarefas diárias numa agenda e vai ver que se sente mais compelido a cumpri-las! Além disso, ajuda-o a organizar melhor o tempo e a sentir-se mais organizado.

 

3. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje

Essencial para não cair num verdadeiro caos da desorganização. Se todos os dias gastar 15 minutos do seu tempo para ir arrumando e organizando os espaços à sua volta, não vai ter de gastar o fim de semana todo para arrumar tudo o que desarrumou durante a semana.

Uma boa estratégia é pensar que a qualquer momento pode ter convidados em casa a aparecer sem avisar. Desta forma sente-se “obrigado” a ir arrumando. Limpe o lavatório da casa de banho, arrume as roupas do dia dia diretamente no seu lugar, não se permita a espalhar meias e sapatos pela sala.

 

4. Cada coisa no seu lugar

É daquelas pessoas que nunca sabe onde está o telemóvel? E as chaves de casa? Pois bem, outro dos segredos das pessoas organizadas é o facto de terem um espaço para cada coisa.

Arranje um cestinho bonito para colocar na mesa da entrada e assim saber sempre onde estão as chaves, coloque etiquetas nas gavetas do escritório com o tipo de documentos que têm lá dentro, arranje cestinhos para os armários da cozinha e arrume a mercearia por tipologia. Vai ver que poupa muitas horas ao final de um ano!

 

5. Quando entra algo novo, sai algo velho

Comprou uma nova peça de roupa? Livre-se de uma antiga que já não usa há algum tempo. Nova colcha para a cama? Doe aquela que está no baú e que já nem se lembra de usar! Mais um conjunto de toalhas de banho? Para quê oito conjuntos se apenas duas pessoas vivem na casa?

Dê alguma ordem aos objetos que possui e tente pôr em prática mais um dos segredos das pessoas organizadas: quando entra um objeto novo, livre-se de um antigo que já não use!

Veja também: