5 segredos de pinturas famosas que nunca imaginou

São vários os segredos de pinturas famosas, uns mais escondidos, outros mais óbvios. Descubra 5 deles, muitos assinados por incontestáveis artistas.

5 segredos de pinturas famosas que nunca imaginou
Em famosos quadros estão grandes segredos

De Miguel Angelo a Botticelli ou até mesmo Leonardo Da Vinci. Há segredos de pinturas famosas que não imagina que existem e que estão lá presentes, se olhar com mais atenção (e souber que eles existem, claro), desde figuras escondidas, charadas para resolver ou outros enigmas. Vamos descobrir 5 destes mistérios?

Segredos de pinturas famosas que vai gostar de desvendar

Capela Sistina, Miguel Ângelo

sistina

Entre os vários icónicos frescos de teto de assinados por Miguel Ângelo dentro da Capela Sistina do Vaticano, de destacar o que representa a Criação de Adão pois esse é um dos que integra a lista dos segredos de pinturas famosas. Nesta pintura, é possível ver Adão a oferecer uma mão a Deus, mão essa meio inclinada. Teorias referem que esta pintura é uma representação de Deus a tentar transmitir o conhecimento divino ao homem; uma outra (e talvez mais realista) é a de que Miguel Ângelo estaria a representar um ataque à Igreja pela sua rejeição à Ciência.

Madonna com São Giovannino, Domenico Ghirlandaio

madonna

A Madonna com São Giovannino foi pintada no século 15 pelo artista renascentista italiano Domenico Ghirlandaio e está situada no Palácio Vecchio de Florença. Essencialmente esta obra retrata Maria a orar sobre o bebé Jesus. No entanto, se olhar com atenção, atente no pormenor à direita da sua cabeça: parece ser uma forma distintamente reconhecível de um OVNI, com um homem no fundo a proteger os olhos para o contemplar. Um dos segredos de pinturas famosas é então a crença de vida além do nosso próprio planeta.

Mona Lisa, Leonardo Da Vinci

lisa

Este quadro não precisa de apresentações e todos sabem também que mistério é o que não falta em volta da pintura. Afinal quem é esta mulher com expressão enigmática que parece seguir-nos com os olhos para onde quer que vamos? Está a sorrir ou não? Têm sido descobertas pistas como as iniciais do artista “LV” no olho direito de Mona Lisa ou até o número 72 marcado no arco da ponte. Os teóricos calculam que, no momento da sessão, a mulher estaria grávida pelo facto dos seus braços cobrirem o estômago e por estar a usar um véu em volta dos ombros.

Retrato de Arnolfini, Jan Van Eyck

retrato

Datada de 1434, aqui encontra mais segredos de pinturas famosas. Assinado por Jan van Eyck, o Retrato de Arnolfini, que agora está na Galeria Nacional em Londres, é uma representação de uma esposa e seu marido com uma série de efeitos de luz refletidos nas dobras do vestido plissado, no candelabro dourado acima das suas cabeças e no espelho esférico pendurado na parede, que refletindo a cena de volta aos espectadores. Acredita-se que uma das personagens presentes nesse reflexo é o próprio Jan Van Eyck.

Primavera, Botticelli

primavera

A pintura ‘ Primavera’ de Botticelli permanece na Galeria Uffizi de Florença, e faz lembrar as tapeçarias flamengas. Integrando a lista dos segredos de pinturas famosas, este quadro é dos mais conhecidos da arte ocidental. Se olhar com atenção, vai perceber que a pintura descreve pelo menos 500 espécies de plantas, todas devidamente e previamente identificadas por botânicos, além de incluir também cerca de 190 tipos de flores.

Veja também: