Descubra 9 segredos dos melhores alunos

Damos-lhe a conhecer os segredos dos melhores alunos. Saiba que estratégias os alunos com mais sucesso escolar usam para ter os resultados pretendidos.

Descubra 9 segredos dos melhores alunos
Saiba como os melhores alunos alcançam o sucesso

Segredos dos melhores alunos: conheça 9 dicas fundamentais. Saiba quais são as estratégias utilizadas pelos melhores alunos, para alcançarem o sucesso que tanto pretendem no seu percurso académico.

Quais os segredos dos melhores alunos?


1. Estabelecer prioridades

Os melhores estudantes não permitem que o seu tempo de estudo seja perturbado. Assim que abrem os seus livros ou ligam o computador, esquecem os programas de TV, as mensagens ou as redes sociais. Reconhecem que terão tempo para tudo isso assim que o seu o estudo terminar. A concentração é necessária!

2. Saber organizar os materiais de estudo

Um dos segredos dos melhores alunos é, sem dúvida alguma, saber organizar o seu material estudo. Assim, antes de começarem a estudar, organizam os materiais que precisam e programam o tempo de que necessitarão para determinado tópico a compreender e assimilar. Os materiais são muitos, tornando-se imprescindível uma pré-seleção do que é importante. Ser objetivo é, de facto, essencial!

material de estudo

3. Aprender estratégias de leitura

Saber ler de forma objetiva é essencial para alcançar o sucesso no campo académico. Os alunos têm muita informação à disposição e precisam de saber o que é efetivamente necessário.

No seu livro “Getting Straight A’s”, o autor Gordon W. Green Jr refere que o segredo da boa leitura é ser “um leitor ativo, ou seja, aquele que faz perguntas que levam a uma compreensão completa da mensagem do autor”.

4. Organizar o tempo de estudo

Os melhores alunos organizam sempre o seu tempo de estudo. De facto, programam atempadamente o tempo de que necessitarão para determinado tópico, de modo a que não tenham de estudar à última da hora e à pressa, prejudicando o seu estudo. Assim, nenhuma matéria fica de fora e conseguem assimilar de forma efetiva todos os assuntos que serão testados.

5. Saber tirar notas e fazer apontamentos

Um dos segredos dos melhores alunos é também saber tirar notas e fazer apontamentos optimizados. Sabem, na verdade, tirar sempre notas ao ler um texto importante. Depois, conseguem selecionar a informação mais importante dentro do que foi lido e redigir apontamentos com as ideias centrais a reter.

6. Apresentar trabalhos com aspeto cuidado

Os melhores alunos têm o máximo cuidado ao apresentarem os seus trabalhos aos professores. Dessa forma, colocam todo o seu esforço no conteúdo e na imagem, de modo a transmitirem ao professor que de facto se importam e valorizam o que acabaram de realizar. Todo esse esforço se refletirá na sua nota!

participar nas aulas

7. Tirar dúvidas e participar nas aulas

Os alunos com maior sucesso não ficam com uma dúvida que possuam. Preocupam-se em esclarecer o assunto com o professor e pesquisando mais informação sobre o mesmo. Sabem também que participar nas aulas é primordial para que o professor os conheça e para mostrar curiosidade intelectual e interesse pela matéria lecionada.

8. Prever questões de teste ou exame

Este é um ponto deveras importante. Para alcançar o sucesso pretendidos, os melhores alunos procuram prever que questões poderão sair num teste ou exame, verificando previamente se estão preparados para responder de forma adequada às mesmas. Para tal, procuram testes e exames de anos anteriores, falam com alunos que já tiveram essa disciplina ou unidade curricular e falam com o professor.

9. Ir além do que é pedido

Os melhores alunos impressionam os seus professores com o seu interesse e motivação. Se lhe pedem para ler 4 textos, leem 8! Marcar a diferença é importante e os melhores alunos sabem destacar-se entre os seus pares.

Estes são os principais segredos dos melhores alunos. Siga estas dicas e tenha muito sucesso no seu percurso de estudante!

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.