9 segredos dos vencedores da lotaria

Caso lhe saia a sorte grande e venha a ser vencedor da lotaria, tenha atenção. É algo muito bom, mas pode trazer coisas menos agradáveis.

9 segredos dos vencedores da lotaria
Ganhar a lotaria é o sonho de qualquer pessoa

Quem é que nunca sonhou em ganhar a lotaria? Muita gente tenta com frequência ser o próximo contemplado, seja a jogar no Euromilhões, no Totoloto, no Placard ou até através duma simples raspadinha. Mas, se um dia lhe calhar a si, fique a saber algumas coisas comuns entre vencedores da lotaria e evite algumas delas.

Vencedores da lotaria: uma nova vida

1. Tudo o que vem, vai

Seja que quantia for, cerca de 70% dos vencedores da lotaria perdem ou gastam a sua fortuna em 5 anos ou menos. Talvez aconteça por muitos dos vencedores não estarem habituados a gerir quantias de dinheiro tão avultadas. E quando temos uma conta muito recheada é fácil pensar que se pode gastar livremente, mas já diz o ditado que “de onde se tira e não se põe…”.

Também pode acontecer que alguns vencedores confiem em quem não devem e que acabem por ser enganados sem que se apercebam a tempo. O conselho que lhe podemos dar é que não confie demasiado em quem gere o seu dinheiro e vá controlando os gastos, para que não fique com a conta a zero sem sequer dar por isso.

euromilhoes

2. Se a sorte veio uma vez, a sorte vai voltar

Apesar de ser um sonho de muitas pessoas, no momento em que, finalmente, se vence a lotaria, parece mentira! Mas quando caímos na realidade ocorre-nos que se ganhámos uma vez, há sempre a possibilidade de voltar a ganhar! E se já estamos ricos, não desistimos de ficar ainda mais. Mas quando se vence a lotaria a capacidade de aposta aumenta. É preciso ter cuidado para não apostar demasiado, porque pode correr mal.

3. A exploração é quase certa

Há pessoas interesseiras em todo o lado. Às vezes, é preciso uma situação fora do normal para que se revelem. Ganhar a lotaria é uma das situações em que muita gente mostra aquilo que é verdadeiramente.

Os vencedores são frequentemente explorados, ou pelo menos há quem os tente explorar. É natural que até as pessoas mais próximas acabem por dar a conhecer o ser lado oportunista, pedindo dinheiro e, se for preciso, inventando histórias para justificar a necessidade desse dinheiro. Neste caso, ganhar a lotaria pode servir para descobrir quem são os verdadeiros amigos.

4. O valor é relativo

Quando os vencedores da lotaria se comparam com outras pessoas com dinheiro, podem achar que afinal não têm muito, apesar de terem. Ao pé de alguém que tenha mais dinheiro que nós, mesmo que tenhamos algum, pode-nos parecer que o muito que temos, afinal, é pouco.

5. Dinheiro é uma coisa, estatuto é outra

Muitas pessoas, ainda que tenham ganho muito dinheiro na lotaria, nunca vão ser verdadeiramente reconhecidos por pessoas “naturalmente” ricas. Uma coisa é ter dinheiro, outra coisa é ser-se visto por outros ricos como alguém com estatuto e merecedor da posição que esse dinheiro, supostamente, nos proporciona.

6. As inúmeras perguntas sobre dinheiro

Ganhar a lotaria é algo que desperta nos outros uma curiosidade quase incontrolável. E há sempre alguém que não tem qualquer problema em invadir a privacidade alheia, não se inibindo de fazer todo o tipo de perguntas sobre o que os vencedores da lotaria fazem ao seu dinheiro.

7. Compras de impulso

mansao big house casa casarao piscinaFonte: Nine

Quando se tem muito dinheiro e não estamos habituados a isso, há o impulso de comprar tudo aquilo de que gostamos e que nunca pudemos ter. Há vencedores da lotaria que compram coisas das quais acabam por se desfazer por perceberem que afinal não fazem sentido, como comprar uma casa enorme para apenas um casal ou uma família pequena.

8. Os amigos e as mudanças de estilo de vida

Quando se ganha a lotaria, pode-se fazer coisas que antes não eram possíveis. E quando o vencedor da lotaria vem de um meio mais humilde e os seus amigos são, igualmente, humildes, é difícil que estes consigam acompanhar as mudanças. Muitas vezes, porque não têm capacidade financeira para tal. Por isso, ou se arranja novas companhias que possam acompanhar o novo estilo de vida ou se financia os antigos amigos, mas nem todos estão dispostos a fazê-lo.

9. Dar

Não será o caso de todos os vencedores da lotaria, mas há muitas pessoas que aproveitam o dinheiro ganho para fazer os outros felizes. Seja através de prendas a entes queridos, dando-lhes o que estes precisam ou sempre sonharam ter; ou doando algum dinheiro a instituições de caridade. Muitos dão pelo simples prazer de ver os outros felizes.

Há quem aconselhe a não se dar para a caridade tudo de uma vez. Para que o dinheiro seja gasto com sensatez, por vezes é melhor repartir o dinheiro que se pretende doar em várias parcelas.

Se ganhar a lotaria, tenha atenção a estes pontos e não perca a cabeça!

Veja também: