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6 segredos para conseguir fazer tudo

Conjugar a vida pessoal e a profissional com êxito e ainda ter tempo para cuidar de si não é uma tarefa fácil, nos nossos dias. Organização e disciplina são cruciais.

6 segredos para conseguir fazer tudo
Qual é afinal o segredo para fazer tudo?

A gestão do tempo é um dos grandes problemas da actual sociedade. Num mercado laboral cada vez mais dinâmico e fortemente competitivo, cumprir prazos e objectivos não é fácil. Um cenário que se complica ainda mais quando acrescentamos família e vida pessoal à equação. Conhecer o segredo para fazer tudo (bem feito) é uma ajuda extra bem vinda.

Naturalmente que não há fórmulas únicas e vencedoras para garantir o sucesso em todas as frentes. Mas há pequenas mudanças que podem fazer (e fazem mesmo) toda a diferença. Uma agenda bem planeada é meio caminho para conseguir fazer tudo aquilo a que se propõe. Definir prioridades, estabelecer prazos é, por exemplo, fundamental.

Não é nada do outro mundo, acredite. Para começar é importante que tenha uma estratégia. Encontrar o desejado ponto de equilíbrio entre o lado pessoal e o profissional será então mais simples. Para o ajudar a passar da teoria à prática, vamos partilhar consigo alguns truques para que possa descobrir o segredo de fazer tudo.


6 segredos para fazer tudo


1. Fazer listas

lista

O truque não é novo mas é muito eficaz. Tomar nota das tarefas, sejam elas profissionais ou pessoais, diárias ou semanais, é primordial se quer fazer tudo. Repare, não só ‘liberta a cabeça’ para pensar noutros assuntos como também garante que nada fica esquecido. Quando olhar para o papel, terá noção do que já fez e ainda falta fazer. Planear o dia-a-dia será muito mais simples.



2. Dividir para conquistar

Um segredo bem guardado para fazer tudo. Opte por ‘desmontar’ as tarefas, ou seja, em vez de uma única e grande tarefa, crie várias mais pequenas que permitem alcançar a ‘grande’. Tem uma reunião importante? Uma coisa de cada vez: enviar email de confirmação, organizar dossiers, preparar apresentação… À medida que as for cumprindo, sentir-se-á mais motivado.



3. Conjugar as duas realidades

tudo

Quando estiver a organizar a sua agenda tente estabelecer pontes entre os dois mundos, profissional e pessoal. É claro que no escritório, a sua prioridade deve ser o trabalho mas fazer uma pausa para enviar uma mensagem ou um email de parabéns a um amigo não é o fim do mundo. Domingo à noite, tire 30’ para planear o regresso na segunda-feira.



4. Não se esquecer de parar

A vontade de querer fazer tudo pode ter maus resultados. Manter a produtividade sempre em alta não é sinónimo de trabalhar sem intervalos ou pausas. Parar para descontrair pode funcionar como um incentivo extra. Defina x tarefas para cumprir de manhã e só depois pode fazer uma pequena pausa para tomar café, por exemplo. Vai ver que ajuda.



5. Recompensar o sucesso

sucesso

Toda a gente gosta de ser mimada. Faço-o a si mesmo. Dedique tempo a si, à sua família e aos seus amigos. Deixe o trabalho à porta de casa e divirta-se sem pensar nele. A sua disposição será outra e o regresso à rotina será bem menos custoso. O mais certo é voltar ainda mais motivado para continuar o bom trabalho.



6. Ter paciência

Combinar todos os pontos anteriormente mencionados pode ser o segredo para fazer tudo. Mas lembre-se que está nas suas mãos o resultado final. Não estamos a falar de uma ciência exacta, pelo que é preciso estar preparado para os imprevistos. A paciência é uma virtude e uma importante aliada da organização. Quando correr menos bem, respire fundo e recomece.

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