6 segredos para a mousse de chocolate perfeita

Sabia que existem segredos para a mousse de chocolate perfeita? Para esta receita ficar como queremos, há dicas que não pode perder. Vamos descobrir?

6 segredos para a mousse de chocolate perfeita
Mousse cremosa, brilhante e irresistível? Sim, sim e sim

Os segredos para a mousse de chocolate perfeita estão todos desvendados na receita que lhe apresentamos a seguir. Em cada um dos passos, explicamos as dicas e técnicas que não pode descurar para que o resultado seja absolutamente divino. Tome nota e surpreenda-se!

Revelamos os segredos para a mousse de chocolate perfeita


Mousse de chocolate

moussedechocolate

Ingredientes
200g de chocolate preto
2 c. sopa de manteiga
5 ovos
1,5dl natas
1 c. sopa de licor beirão

Modo de preparação

  1. Parta o chocolate em pedaços pequenos e leve a derreter em banho-maria com a manteiga. Segredo: a manteiga deve ser acrescentada ao chocolate quando este já está meio derretido, uma vez que a manteiga derrete mais rapidamente e assim, ambos os ingredientes derretem ao mesmo tempo. Misture muito bem até obter uma mistura homogénea.
  2. Separe as gemas das claras. Segredo: as claras não podem ter nem um bocadinho de gema, pois caso isso aconteça o resultado não será o esperado. Por isso, separe com muito cuidado, garantindo que não há vestígios de gema no recipiente das claras.
  3. Bata as claras em castelo. Segredo: as claras devem estar à temperatura ambiente e só estão prontas quando conseguir virar o recipiente e elas ficarem agarradas e não caírem nem escorregarem.
  4. Misture as gemas com o licor beirão. Segredo: as gemas devem ser batidas antes de incorporadas, para que fiquem mais lisas e homogéneas.
  5. Junte as gemas ao chocolate derretido. Segredo: deixe arrefecer ligeiramente o chocolate e mexa sempre enquanto junta as gemas para não correr o risco de elas cozerem.
  6. Por fim, junte as claras ao chocolate. Segredo: deve incorporar as claras com uma colher de pau e cuidadosamente para que elas não percam o ar. Este passo vai garantir que a mousse fica deliciosamente fofa. Seja paciente e incorpore as claras lentamente.
  7. Bata as natas e adicione-as ao restante preparado. Segredo: as natas devem estar bem frias, além disso, o resultado final deve ser uma massa homogénea, não se devendo notar vestígios de qualquer um dos ingredientes. Neste passo também deve ser muito cuidadoso, mais uma vez para que a mousse não perca a sua textura fofa.
  8. Leve ao frigorífico até ao momento de servir.

Ponha em prática todos estes segredos para a mousse de chocolate perfeita e verá como nunca tinha provado nada assim. Impressione-se e impressione todos os seus convidados.

Veja também: