AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

10 segredos para ser mais carismático

O termo carisma diz respeito à capacidade de atrair e cativar os demais. Se quer ser mais carismático, siga os nossos 10 conselhos!

10 segredos para ser mais carismático
Mais carisma passo a passo

Preparado para uma nova aventura profissional?Todas as relações, das pessoais às profissionais, são afectadas pela capacidade de ser carismático, ou seja, de persuadir, transmitir credibilidade e  conquistar a atenção e a admiração dos outros. Algumas pessoas possuem um carisma natural, ao passo que outras necessitam de o desenvolver. Revê-se neste último tipo de pessoas? Então saiba que pode fazer muito para ser capaz de conquistar naturalmente a admiração dos demais!


Mais carisma passo a passo 

1. Dois ouvidos, uma boca

Ou seja, ouça mais do que aquilo que fala. Uma das estratégias mais eficazes para conquistar a aprovação e a simpatia dos que o rodeiam é simplesmente ouvi-los. Resista à tentação de dar conselhos e de formular opiniões, a não ser que estas contribuam francamente para que o seu interlocutor atinja uma maior compreensão do assunto de que estão a conversar.

Pratique a técnica da escuta activa: ouvir, reformular o que é dito, devolver ao seu interlocutor as ideias que este lhe transmite, sumarizar.



2. Evite fazer phubbing

Já conhece o termo “phubbing”? Vem da junção das palavras “phone” e “snubbing” e descreve o comportamento de ignorar outra ou outras pessoas utilizando como justificação um telefonema, uma mensagem ou comunicação realizada através do telefone. É ou não é a doença dos nossos dias? Pois saiba o phubbing arriuna o seu carisma. Quando estiver acompanhado, seja em situações pessoais ou profissionais, evite ignorar quem o rodeia. Garantimos-lhe que vai ganhar pontos!



3. Seja generoso

A generosidade é uma arma poderosa de quem é carismático. Falamos de dar sem intenção de receber algo em troca, dar para efectivamente ajudar a outra pessoa. Seja atento aos detalhes. Por exemplo, se sabe que alguém da sua rede de contactos procura uma nova oportunidade profissional, não hesite em encaminhar-lhe uma oferta de trabalho que ache interessante. Partilhe nas redes sociais informação sobre os projectos dos seus colegas. As opções são muitas e ajudá-lo-ão a conquistar a simpatia dos que o rodeiam.



4. Orgulhe-se das conquistas alheias

Sim, é isso mesmo: celebre e felicite as pessoas pelas suas realizações pessoais e profissionais.



5. Saiba dar e receber feedback

Dar feedback é uma arte, sobretudo quando queremos fazer a outra pessoa uma correcção de comportamento. Comece pelos aspectos positivos, passando só depois a apresentar as propostas de melhoria em relação ao assunto de que estão a falar.



6. Elogie, mas não demasiado!

Os elogios são quase sempre bem recebidos, mas se exagerar irão perder a credibilidade. Aprenda a elogiar no momento certo de forma a que as suas palavras tenham um maior impacto!



7. Faça contacto ocular

Sentimos intuitivamente que quando o olhar de uma pessoa se afasta de nós durante a conversa, perdemos a sua atenção. Assim, pratique o contacto ocular e evite distrair-se enquanto interage com os seus interlocutores.



8. Cuide da sua aparência

Biológica e evolutivamente, fomos “equipados” para associar beleza a competência. Para ser mais carismático, cuide da sua apresentação pessoal e saiba vestir-se de forma adequada aos diversos contextos em que se movimenta.



9. Admita os seus próprios erros

Líderes carismáticos costumam “dar o corpo às balas”, ou seja, enfrentam as adversidades pelas suas equipas e, quando algo corre mal, assumem a responsabilidade. Admitir os seus erros com humildade é uma estratégia poderosa para aumentar o seu nível de carisma!



10. Seja você mesmo

Nada supera a autenticidade. As pessoas genuínas, autênticas, que se apresentam aos outros como são, são as mais carismáticas. Lembre-se que ser carismático é ser apreciado pelas suas características únicas, por isso seja genuíno!
Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: