AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

10 segredos para trabalhar melhor

Procura melhorar o desempenho, aumentando a produtividade, mas sente que o dia não tem horas suficientes? Conheça os segredos para trabalhar melhor.

10 segredos para trabalhar melhor
Aumente a sua produtividade e comece, já hoje, a trabalhar melhor!

O número de horas existente num dia é sempre o mesmo, mas a quantidade e a qualidade da sua energia, não. Para ter um bom desempenho, é preciso saber gerir, para além do tempo, a energia necessária para concretizar, com sucesso, as tarefas que lhe foram atribuídas.

Elaborar uma estratégia de gestão do seu tempo, criando listas de tarefas e atribuindo graus de prioridades relativamente a essas tarefas, assim como programar o tempo que dedica a cada uma delas, pode ajudá-lo a concentrar energias naquilo que é, realmente, importante.

Se sente que, frequentemente, lhe faltam as ferramentas necessárias para melhorar a sua produtividade, conheça aqui alguns dos segredos que o ajudarão, com toda a certeza, a realizar as suas tarefas de forma mais eficaz e eficiente e, consequentemente, a trabalhar melhor.


Descubra 10 Segredos para trabalhar melhor


1 - Levante-se Cedo

Começar a trabalhar mais cedo é uma excelente técnica para aproveitar melhor o dia. Se conseguir ser dos primeiros a chegar ao seu local de trabalho, poderá começar o seu dia com menos distrações, o que lhe permitirá concentrar-se naquilo que precisa fazer. Pode aproveitar este tempo, por exemplo, para planificar o seu dia. Pode não ser fácil, mas acredite que aumenta a sua produtividade.



2 - Planifique o seu dia

Planificar o seu dia é a melhor forma de tirar partido do seu dia de trabalho. Dedique-lhe entre 20 a 40 minutos diários. Ao contrário de ser uma perda de tempo, a definição de uma boa agenda de trabalho permitir-lhe-á definir prioridades e avançar com aquilo que é realmente importante. Se o fizer diariamente, conseguirá ter uma visão geral sobre aquelas que são as suas tarefas e será capaz de antecipar reuniões difíceis ou identificar novas técnicas que o ajudem a melhorar o seu desempenho.



3 - Priorize tarefas

Quando há muito trabalho e não sabe por onde começar, fazer uma lista de tarefas pendentes, organizadas por prioridades, ajudá-lo-á a ser mais eficiente. Comece pelas tarefas mais complexas. No início do dia os seus níveis de concentração são mais altos e a sua energia maior. E não se esqueça, completar tarefas dar-lhe-á uma sensação de êxito muito gratificante, o que o motivará para fazer mais e melhor!



4 - Defina tarefas e estabeleça limites de tempo

Está provado que trabalhamos melhor quando estabelecemos limites de tempo. Estabeleça os seus e organize o seu trabalho. Uma das estratégias para aumentar a produtividade é definir tarefas curtas a realizar durante um determinado período de tempo ao qual se deve dedicar única e exclusivamente. Conseguirá, desta forma, otimizar o seu trabalho, avançando de uma forma efetiva e eficiente.



5 - Faça pausas frequentes

Quando planificar o seu dia, deixe alguns espaços em branco para descansar. As pausas são necessárias para recuperar energia! Se se sente cansado é contraproducente insistir, uma vez que demorará mais tempo do que o necessário para realizar até as tarefas mais simples. Há que reconhecer estes momentos e fazer uma pausa.



6 - Aprenda a dizer: Não

Avalie o que é realmente importante e seja realista, isto é, calcule e planifique bem o tempo e os recursos de que necessita para realizar um determinado trabalho. Há ocasiões em que é preciso dizer: não! Não deixe que a sua agenda se encha de tarefas que ocupam muito tempo, mas geram poucos benefícios para si ou para a sua empresa.



7 - Elimine distrações

É incrível como, sem darmos conta, passamos uma grande quantidade de tempo ocupados com coisas que nada têm a ver com o nosso trabalho. Faça a experiência: some os minutos que passa a ler a imprensa diária, a consultar as redes sociais, a ver o seu e-mail pessoal, a conversar ou a fazer chamadas pessoais. 20, 30 minutos? Agora multiplique-o, porque sempre que nos sentimos cansados ou nos encontramos numa fase mais difícil do trabalho, recorremos a estas distrações. Estas atividades fazem parte da nossa rotina, mas devem fazer-se num tempo de descanso, organizado previamente.

Um conselho quando um trabalho lhe exigir a concentração máxima, evite todas estas distrações: guarde o telemóvel, feche os programas de que não necessite, desligue, inclusivamente, a internet e dedique-se a 100% ao seu trabalho!



8 - Identifique as suas horas de maior produtividade

Há determinadas horas durante o dia em que a nossa capacidade de concentração é maior. Nesses momentos sentimo-nos mais motivados e capazes e de incentivar/estimular os outros. Identifique esses momentos e agende as tarefas mais importantes para essas horas. Verá o seu desempenho melhorar e a sua produtividade aumentar.



9 - Delegue responsabilidades

Delegue a alguém da sua equipa as tarefas que não lhe trazem ganhos e só lhe tiram tempo ou, se necessário, contrate uma empresa de serviços. Não o veja como um gasto, mas sim como um investimento que lhe permitirá dedicar toda a sua energia àquilo que realmente importa. E não esqueça: delega-se o trabalho, não a responsabilidade!



10 - Organize o seu espaço de trabalho e o seu computador

É impossível ser eficiente se o espaço que o rodeia e onde tem que trabalhar estiver desorganizado ao ponto de ter que perder tempo à procura de um documento importante. É essencial que mantenha a sua secretária e o seu computador organizados. O espaço que o rodeia deve ser agradável, minimalista mesmo, de forma a que se sinta tranquilo e motivado. Isto contribuirá, com toda a certeza, para a melhoria do seu desempenho.

Agora que conhece alguns dos segredos para trabalhar melhor, percebe que trabalhar muito não significa, obrigatoriamente, ter melhores resultados. O importante é organizar-se, gerindo as suas energias. Ao fazê-lo consegue melhorar o seu desempenho em qualquer atividade e aumentar a sua produtividade.

Comece, já hoje, a trabalhar melhor! E não se esqueça de se dar a si mesmo a recompensa por ter conseguido concretizar tudo aquilo que planeou. Será uma recompensa merecida!
Faça mais pela sua carreira >>
Veja também: