20 segredos que o seu chefe não quer que saiba

Chefes e colaboradores têm muitas vezes que garantir uma certa distância profissional. Saiba quais os segredos que o seu chefe não lhe conta.

20 segredos que o seu chefe não quer que saiba
A intuição patronal desconstruída

O mundo laboral pode ser altamente competitivo e stressante. No dia-a-dia, somos obrigados a lidar com as personalidades dos colegas e a gerir as nossas próprias expectativas e objetivos. Não existem segredos mágicos para ser bem sucedido profissionalmente, além de trabalhar arduamente.

As suas chefias podem valorizar certos aspetos dos quais ainda não se apercebeu, e que podem vir a determinar o seu futuro na empresa. O que fazer e o que não fazer de acordo com alguns cenários com que se possa deparar. Alguns segredos e acordos não verbalizados entre líderes e colaboradores.

20 segredos que o seu chefe não quer que saiba

1. Motivação

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Claro que um ser humano não é um robot e é comum e absolutamente normal existirem momentos de atitude menos positiva. Mas quando lida com clientes e/ou contratos, o positivismo e a motivação são chaves. O seu chefe quer que se esforce por mostrar isso ao cliente.

Queixas verbais constantes, mesmo num ambiente de desabafo com os colegas também não são bem vistas. Especialistas e coaches destacam o poder das palavras e como podem afetar a moral de toda a equipa.

2. BOM USO DO TEMPO

Todos temos uma vida pessoal. Da mesma forma que não quer abdicar do seu tempo pessoal ou com a família, perceba que os clientes, e o seu chefe, sentem o mesmo. Mesmo estando numa hierarquia superior, são pessoas com vidas privadas. Seja objetivo e respeitador deste facto, tanto no dia-a-dia, como em eventos importantes. O seu chefe vai ficar impressionado e estabelece uma relação de confiança e respeito com o cliente.

3. LARGUE O TELEMÓVEL

Não se deixe distrair pelo telemóvel. Somos todos dependentes dele, mas nunca se sabe quando o líder está a ver. Perde momentos de concentração, o que pode resultar numa baixa de produtividade e o seu chefe pode interpretar mal o uso do telefone pessoal.

4. BOA POSTURA

Uma postura correta transmite uma mensagem de confiança e autoestima, assim como de seriedade e profissionalismo.

5. LEALDADE

Este é um ponto altamente valioso para uma chefia. Ser leal à empresa onde trabalha, defender os valores da mesma, vai deixá-lo muito bem visto.

6. ASSUMA RISCOS E CONSEQUÊNCIAS

trabalho

Assumir uma atitude menos adulta e atribuir culpas a terceiros, debitando justificações, não é uma atitude profissional. Um dos segredos mais bem guardados: nunca é culpa do cliente, é do colaborador… Mesmo quando não o é. É a si que o seu chefe vai pedir explicações.

7. HONESTIDADE

Seja completamente honesto, sobretudo no que diz respeito a assumir responsabilidades sobre coisas que correm menos bem. Uma mentira vai marcar o seu “cadastro” para sempre, comprometendo a confiança que o seu chefe tem em si. Assumir os erros e procurar soluções é a melhor política.

8. PONTUALIDADE E ASSIDUIDADE

Só porque o horário diz 09h00, não quer dizer que não possa já estar pronto a trabalhar às 08h45!

9. CRÍTICAS

Outro da lista de segredos mais importantes que o seu chefe precisa que seja quase subentendido é a capacidade de receber críticas. É uma das principais responsabilidades de uma chefia, ser capaz de criticar um colaborador sem perturbar o espírito de trabalho ou a motivação. Não seja agressivo nestes momentos.

10. TRABALHO DE EQUIPA

Uma componente fundamental em qualquer empresa. Mesmo que a sua função em particular seja uma de caráter solitário, quando reporta a um chefe já está a trabalhar em equipa. Discussão de estratégia e resultados conta para isso também.

É importante saber ouvir os colegas, receber o que dizem ou pedem e tentar encontrar soluções que agradem a todos.

11. SEJA DIRETO

É excelente receber boas notícias, mas também é importante dar as más. Um chefe espera que os seus colaboradores sejam capazes de ser diretos em ambas as situações. E por vezes, o seu chefe já pode saber algo que espera que seja você a dizer-lhe.

12. PREPARAÇÃO PRÉVIA

Este ponto inclui muito do que já foi aqui discutido, mas não deixa de ser importante referir que é importante estar pronto perante o cliente e o chefe. Algo que podemos incluir nesta lista de segredos, porque o seu chefe precisa que já entre com isto em mente. Tem de ser capaz de responder a qualquer dúvida.

13. CAPACIDADES HUMANAS

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Nós conhecemo-nos melhor do que ninguém, mas um bom líder também é capaz de reconhecer competências humanas em cada um dos seus subordinados. É necessário ter a humildade para assumir responsabilidades e o papel enquanto parte de uma equipa, assim como a confiança para tomar as melhores decisões.

Foi por essas características que o seu chefe o contratou. Especialistas falam na diferença entre trabalho mecânico, a capacidade de seguir instruções, e a interpretação desse mesmo trabalho.

14. APARÊNCIA E BOAS MANEIRAS

Nem todas as empresas têm códigos de vestuário rigorosos, mas todos os chefes estão atentos à imagem que os seus colaboradores passam aos clientes e À forma como se apresentam para trabalhar todos os dias. Também está atento à maneira como se comporta e como se dirige aos colegas e outras pessoas.

15. CAPACIDADE DE ESTABELECER PRIORIDADES

Trabalhar sob pressão é um momento chave para separar os líderes dos seguidores. O seu chefe vai valorizar esta capacidade e compreender mais facilmente as necessidades de tirar uns minutos de pausa ou um dia de folga extra.

16. PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE TEAM BUILDING

Outro dos segredos: apesar de não ser bem visto passar o dia a falar com os colegas, é muito bem visto investir tempo em atividades fora do contexto profissional, que permitam criar uma equipa mais unida. E mostrar vontade em participar, sobretudo.

17. COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

Aqui falamos de linguagem corporal, como a já abordada postura e apresentação física, mas também sobre e-mails e chamadas telefónicas. O seu chefe está atento a este tipo de pormenor e à forma como se apresenta aos clientes.

18. CAPACIDADE DE ANTECIPAR NECESSIDADES

Os chefes não gostam de estar sempre a fazer listas de tarefas ou a indicar o que cada um dos seus funcionários tem para fazer. Não esteja à espera que lhe digam o que é necessário. É uma mais valia saber antecipar-se e tomar iniciativa.

19. RECONHECER O SEU PAPEL DENTRO DA EMPRESA

No mundo do trabalho há uma hierarquia a cumprir, mas também não se vive num ambiente repressivo. Não é uma escola. Saiba o seu lugar e o seu chefe agradece.

20. CONTINUAM A EXISTIR SEGREDOS…

Vão existir sempre informações que os seus superiores vão ter de esconder de si, enquanto colaborador. Mas trabalhar arduamente permite encarar tudo o que vier a acontecer.

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Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.