Publicidade:

10 segredos que os recrutadores nunca lhe vão contar

O segredo é a alma do negócio e recrutadores e profissionais da área de recursos humanos guardam muitas coisas para si. Quer saber o quê?

10 segredos que os recrutadores nunca lhe vão contar
Mas vontade não lhes falta!

Os recrutadores e profissionais de recursos humanos são, por norma, bastante simpáticos e acessíveis e, por muita vontade que tenham de lhe dizer algumas verdades, todos eles guardam segredo sobre as mais diversas situações. Fique a conhecer as 10 coisas que os recursos humanos lhe querem dizer, mas que nunca, ou quase nunca, o vão fazer. Quer saber quais são? Continue a ler!

10 segredos do mundo dos recrutadores

1. Nem sempre os candidatos com melhores resultados ou currículo e experiência são escolhidos. Por vezes, são escolhidos os candidatos com quais os recrutadores sentiram mais empatia ou que têm diferentes soft skills.

2. Normalmente, mesmo antes de entrar para uma entrevista, o recrutador já sabe mais sobre o candidato do que o que ele pensa. Muitos dos entrevistadores fazem pesquisa nas redes sociais ou procuram obter informações e referências sobre os candidatos antes da entrevista.

3. Quando-lhe dizem para ser “você mesmo”, não seja. Este não é um bom conselho, os recrutadores querem saber das suas competências e experiência.

4. Não faz sentido colocar os seus passatempos no currículo.

entrevista

5. Não se mostre desesperado, nunca diga que precisa de conseguir o emprego porque está prestes a perder a casa, que não tem nada para comer e que a sua mãe está doente. Por muito complicada que seja a a sua vida, evite fazê-lo quando está a candidatar-se a um emprego, o recrutador está à procura de um profissional.

6. Se tiver dúvidas sobre algum assunto de recursos humanos, vá falar com a pessoa certa e ao local certo. Não aborde as pessoas nos corredores da empresa.

7. Evite envolver-se “romanticamente” com alguém da sua empresa ou escritório. O romance pode virar-se contra si.

8. Ter perfil no Facebook e conta no LinkedIn não é suficiente para indicar a sua capacidade para o networking. Estabelecer contactos profissionais significa também conhecer pessoalmente as pessoas do meio.

9. Se depois de uma semana ou duas da entrevista, ligar para saber se há atualizações sobre o cargo e se não tiverem uma resposta concreta para lhe dar é porque, provavelmente, existe um candidato melhor.

10. Sim, quem trabalha nos recursos humanos de uma empresa tem acesso ao valor de todos os salários. Mas não quer isto dizer que andem a ver quem ganha mais ou menos e nem isto é teor de conversas. Ter acesso a esta informação faz parte do trabalho.

Veja também: