Dicas para encontrar um segundo emprego

Opções profissionais para quem procura um segundo emprego.

Dicas para encontrar um segundo emprego
Aumente os seus rendimentos

Encontrar um segundo emprego pode ser uma boa estratégia para aumentar os seus rendimentos. Por outro lado, pode ser uma forma de aprender e adquirir competências em áreas distintas da sua área profissional principal. Contanto que continue a ter tempo livre, esta pode ser uma excelente opção de gestão de carreira. Falamos-lhe de algumas áreas profissionais passíveis de constituírem ótimos empregos-extra.


Dicas para encontrar um segundo emprego

Quer esteja a estudar e tenha interesse em enriquecer o seu currículo, quer seja um profissional já inserido no mercado de trabalho à procura de rendimentos adicionais, o emprego em part-time ou em regime de trabalho temporário pode ser uma boa solução.


A ter em conta antes de escolher o seu segundo emprego

O segundo emprego, para poder ser conciliado com a sua área profissional de eleição, deve cumprir alguns requisitos essenciais:
  • Poder ser feito em part-time ou em regime de trabalho temporário
  • Poder ser realizado sem cumprir um horário fixo
  • Ser feito por projetos
Há uma regra de ouro quando se aceita um segundo emprego: ou se adora, ou se aprende, ou dá dinheiro. Lembre-se de que este segundo trabalho irá, certamente, significar a perda de liberdade individual: ao acumular responsabilidades, terá menos tempo para as suas atividades de lazer. Por isso, é bom que compense! Reflita bem antes de aceitar um trabalho novo.


Áreas de trabalho possíveis

  • Freelancer em qualquer área de trabalho (copywriting, design, rendering, consultoria);
  • Consultas individuais (caso seja um profissional da área da saúde ou saúde mental);
  • Formação e animação de grupos;
  • Trabalhos que sejam, geralmente, executados em horário pós-laboral: promoções em superfícies comerciais, embrulhos de Natal, entre outras;
  • Trabalhos sazonais em empreendimentos da Hotelaria e Restauração;
  • Telemarketing, publicidade e vendas.


Como encontrar um segundo emprego

A forma mais fácil é inscrever-se nas várias agências de recursos humanos e trabalho temporário da sua área de residência. Cada uma destas agências faz o recrutamento e seleção de colaboradores para múltiplas empresas-clientes, pelo que, ao fazer a sua inscrição, está a distribuir o seu CV por toda a rede de organizações que aquela agência tem na sua carteira de clientes. Fique atento ao telemóvel e atenda sempre de forma profissional, pois os contactos começarão a chegar!

Veja também: