Publicidade:

Segundo emprego: 5 sugestões para um rendimento extra

Se procura um rendimento extra, damos-lhe a conhecer algumas sugestões de segundo emprego, que pode analisar e selecionar, de acordo com o seu perfil.

Segundo emprego: 5 sugestões para um rendimento extra
Conheça as nossas sugestões de segundo emprego

Segundo emprego: pensa em ter um mas não sabe que opções fazer? Damos-lhe algumas dicas e opções de segundo emprego, que poderá analisar, selecionando a que vai mais de encontro ao que procura e ao seu perfil pessoal.

Encontrar um segundo emprego pode ser uma boa estratégia para aumentar os seus rendimentos. Por outro lado, pode ser uma forma de aprender e adquirir competências em áreas distintas da sua área profissional principal. Além disso, esta pode ser uma excelente opção de gestão de carreira.

Se necessita de outra fonte de rendimento, veja algumas opções que tem à sua disposição.

Dicas para conseguir um segundo emprego


O segundo emprego, para poder ser conciliado com a sua área profissional de eleição, deve cumprir alguns requisitos essenciais:

  • Poder ser feito em part-time ou em regime de trabalho temporário;
  • Poder ser realizado sem cumprir um horário fixo;
  • Ser feito por projetos.

Há uma regra de ouro quando se aceita um segundo emprego: ou se adora, ou se aprende, ou dá dinheiro. Lembre-se de que este segundo trabalho irá, certamente, significar a perda de liberdade individual: ao acumular responsabilidades, terá menos tempo para as suas atividades de lazer. Por isso, é bom que compense. Reflita bem antes de aceitar um trabalho novo.

1. Trabalhos como freelancer

Um trabalho como freelancer poderá ser uma boa opção para si. Há empresas que frequentemente contratam redatores, designers gráficos, tradutores, entre outros. Um ponto positivo sobre o trabalho como freelancer é o facto de permitir uma flexibilidade de horário e poderá também trabalhar, na maior parte dos casos, a partir de casa.

2. Empregos na indústria de serviços

Um segundo emprego na indústria de serviços pode envolver fornecer algum tipo de trabalho para clientes, como servir às mesas ou trabalhar em call centres, por exemplo. O que é de salientar neste tipo de trabalhos é que são, muitas vezes, a tempo parcial e também fáceis de inserir na sua agenda diária.

3. Empregos sazonais

Escolher um emprego sazonal como opção para o seu segundo emprego é uma ótima forma de ganhar dinheiro durante um período do ano em que tiver um pouco mais de tempo livre. Os empregos sazonais podem incluir trabalhar num festival de verão, num resort, como guia turístico, num bar de praia, entre várias outras opções.

novo emprego

4. Empregos na área da prestação de cuidados

Uma forma de conseguir um rendimento extra poderá ser na área de prestação de cuidados. Neste contexto, poderá, por exemplo, como trabalho em part-time, prestar serviços como babysitter ou na área do apoio a idosos ou pessoas portadoras de deficiência. Se é uma pessoa carinhosa e zelosa, esta poderá ser uma excelente opção de segundo emprego para si.

5. Começar o seu próprio negócio

Uma outra opção será iniciar seu próprio negócio, em vez de trabalhar para outras pessoas ou empresas. Contudo, uma vez que esta opção requer bastante tempo e dedicação, além de organização e ponderação, poderá não constituir a opção ideal para todas as pessoas que ponderam ter uma segunda fonte de rendimento. Mas se se acha capaz de tal projeto, se já refletiu sobre o mesmo e possui os meios para tal, siga então esse caminho na busca do seu sonho!

Como encontrar um segundo emprego


A forma mais fácil é inscrever-se nas várias agências de recursos humanos e trabalho temporário da sua área de residência. Cada uma destas agências faz o recrutamento e seleção de colaboradores para múltiplas empresas-clientes, pelo que, ao fazer a sua inscrição, está a distribuir o seu CV por toda a rede de organizações que aquela agência tem na sua carteira de clientes.

Fique atento ao telemóvel e atenda sempre de forma profissional, pois os contactos começarão a chegar.

Estas são algumas sugestões que lhe deixamos de segundo emprego. Reflita sobre cada uma delas e encontre a mais indicada para si!

Ver também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.