Seguro automóvel: documentos necessários

Contratar um seguro automóvel é uma operação simples, mas para a levar em frente precisa de apresentar determinados documentos, pessoais e do veículo, todos eles em dia. 

Seguro automóvel: documentos necessários
Saiba quais são os documentos que deve reunir para fazer um seguro automóvel

Para fazer um seguro automóvel em Portugal precisa de apresentar ao segurador os seus documentos pessoais e ainda documentos relativos à viatura.

 

Como documentos pessoais deverá facultar o seu Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade válido, assim como a sua carta de condução.

Já os documentos da viatura necessários para o seguro automóvel são o Documento Único Automóvel ou o Livrete e Título de Registo de Propriedade e eventualmente a ficha de inspeção. 

Se o carro for novo, será preciso apresentar uma declaração de venda do mesmo (ou fatura), e se este ainda não tiver sido objeto de registo em Portugal, um registo temporário de matrícula, ou matrícula de exportação, emitidos pelo país de proveniência.

 

Na renovação do seguro automóvel noutra seguradora, serão necessários ainda os dados da apólice anterior.

 

Documentos comprovativos de seguro automóvel válido

Os documentos que comprovam a existência de um seguro válido são o Certificado Internacional de Seguro Automóvel (carta verde, válida em Portugal e nos países aderentes à Convenção Multilateral de Garantias) e o certificado provisório, acompanhado do comprovativo do pagamento do prémio. 

O dístico do seguro, de colocação obrigatória no veículo, não serve como prova da existência de seguro automóvel, destinando-se somente a facilitar a fiscalização e identificação.

 

Documentos necessários sempre que se conduz

Quando conduz deve procurar transportar sempre consigo: 

 

Documentos necessários em caso de acidente

Em caso de acidente automóvel deve deter no local do sinistro os documentos de identificação de condutor, do veículo e do seguro (o nome do segurador e o número da apólice, que constam do selo no vidro da viatura). É necessário possuir e preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel.

 

Veja também: