Seguro automóvel para jovens: quais opções?

Ter carro acarreta inúmeros gastos, especialmente para o bolso de um jovem, destinando-se uma grande parcela ao seguro automóvel. 
Veja quais as opções de que dispõe para reduzir esse custo.

Seguro automóvel para jovens: quais opções?
Se é um jovem condutor, conheça as formas de reduzir as despesas com o seu seguro automóvel.

Tratando-se de um jovem recentemente encartado, o custo do seguro automóvel é tendencialmente mais elevado, quando comparado com o valor pago por condutores mais experientes. Este facto deve-se a uma tentativa, por parte das seguradoras, de minimizar o risco com estes segurados, que, dada a menor experiência, poderão estar mais sujeitos a acidentes e a outras complicações. 

Sendo um seguro em que a falta de experiência sai mais cara, muitas vezes, os jovens condutores optam por fazer o seguro no nome de um familiar com mais anos de carta de condução. Na maioria dos casos, esta alternativa permite economizar algum dinheiro, contudo, em caso de acidente, a seguradora poderá recusar-se a cobrir as despesas, alegando falsas declarações. 

Como Reduzir a Despesa?

Para minimizar ao máximo os custos com o seguro, é essencial que comece por fazer uma simulação de seguro automóvel, até encontrar o resultado com o melhor preço do mercado, tendo em conta as características do serviço que procura. Através deste passo simples, poderá estar a poupar algumas dezenas de euros. Antes de se decidir, avalie bem as condições e as 
contrapartidas apresentadas por cada seguradora.

Opte pelas seguradoras low cost, com serviços especialmente pensados para condutores menos experientes. Nestes casos, a condução segura será premiada com diversas ofertas para jovens, e até com a devolução de parte do prémio. 

Uma boa forma de economizar no seguro automóvel passa por aderir a uma modalidade de cobertura mínima, que contemple apenas o básico e obrigatório. Se as suas poupanças o permitirem, opte por pagar o prémio de uma só vez. Desta forma, 
estará a beneficiar de uma redução considerável no seu valor.

Seguro Automóvel Low Cost para Jovens 

Ainda que o mercado esteja repleto de seguros para todos os casos, qualquer jovem, em início de vida, sentirá a necessidade de minimizar ao máximo as despesas com o seu automóvel, não estando disposto a suportar os elevados custos de uma seguradora tradicional.

Nesse sentido, optar por um seguro automóvel low cost será a melhor opção, já que são essas seguradoras que apresentam os preços mais baixos, mesmo para jovens condutores. 
Lembre-se que, mesmo nas opções low cost, os segurados mais jovens, com menos de 5 anos de carta de condução, podem estar sujeitos a uma penalização, já que o risco para a seguradora é maior.

Qual Escolher?

Actualmente, são várias as opções a ter em conta, na hora de escolher um seguro automóvel para jovens. Ainda que não faltem seguradoras a disponibilizar este tipo de produto, destacam-se três que se têm vindo a assumir como as mais populares:

Para escolher o melhor seguro automóvel para o seu caso, faça sempre uma simulação de seguro automóvel, inserindo todos os detalhes do serviço que procura.

Veja também: