PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Seguro de Bicicleta: vale a pena?

Saiba se vale a pena adquirir um seguro de bicicleta. Vantagens de contratar este tipo de seguro.

Seguro de Bicicleta: vale a pena?
Quais as vantagens.

A discussão sobre a obrigatoriedade de o velocípedes terem um seguro de bicicleta adensou-se no último par de anos, juntamente com o aumento de ciclistas e as novas regras do Código da Estrada (CE), levando, inclusivamente ao presidente da ACP - Automóvel Club de Portugal a defender essa posição.

As razões apontadas baseiam-se no maior número de acidentes, nos últimos anos, a envolver velocípedes, inerente à sua maior utilização como meio de transporte, para o emprego, por exemplo, ou lazer para manter a boa condição física e as novas regras do Código da Estrada, em vigor desde 1 de janeiro de 2014, que conferiram mais direitos aos ciclistas, como a prioridade quando se apresentam pela direita, mas também mais responsabilidades, como suportar as despesas de um sinistro. 

O seguro de bicicleta ainda não é obrigatório, mas estão disponíveis no mercado. A questão sobre se vale a pena contratar um seguro de bicicleta depende, naturalmente, de avaliação individual. Fique a saber o que oferece o mercado para saber se vale a pena subscrever um seguro de bicicleta e quais as suas vantagens.
 

3 tipos de seguro de bicicleta

O mercado disponibiliza três tipos de seguros com coberturas diferentes: acidentes pessoais, transporte e responsabilidade civil.
  • Acidentes pessoais: cobre o segurado em caso de acidente, nomeadamente despesas de cuidados médicos, mas não inclui os danos na bicicleta;
  • Transporte: cobre as despesas originadas pela queda da bicicleta durante o transporte por automóvel ou roubo, durante o mesmo. No entanto, tenha atenção porque estas coberturas podem estar abrangidas no seguro automóvel ou no seguro multirriscos da casa quando se trate de um roubo da bicicleta que se encontre guardada dentro da habitação;
  • Responsabilidade civil: cobre os danos causados a terceiros (pessoas ou outros veículos), mas tem a desvantagem de não cobrir os danos causados no ciclista e respetiva bicicleta.

A maioria das seguradoras tem pacotes que incluem as três opções. O que pode variar são as coberturas que pode contratar individualmente ou em pares. 

Os associados da FPCUB - Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, com as cotas em dia, beneficiam da oferta de seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil.

 

Vantagens do seguro de bicicleta

A principal vantagem do seguro de bicicleta é a garantia de proteção numa atividade que envolve riscos. Assim, o seguro de bicicleta pode valer a pena, especialmente, a quem utilize bastante o velocípede. O custo do velocípede também pode ser um aspeto a considerar.
Outra vantagem de contratar o seguro de bicicleta é a de ter uma proteção completa, para o ciclista, velocípede e terceiros, num só plano.


Veja também: