Seguro de vida empresarial: o que é e como funciona

O que é o seguro de vida empresarial, como funciona este tipo de seguro e quais as suas vantagens para empresas e colaboradores.

Seguro de vida empresarial: o que é e como funciona
Conheça os benefícios.

Já ouviu falar do seguro de vida empresarial? De facto, este é um tipo de seguro de vida ainda pouco comum nas empresas do mercado nacional, mas ele existe e pode ser um excelente benefício social para empresários ou empregados. Saiba o que é o seguro de vida empresarial e como funciona, bem como as vantagens associadas.
 

O que é o seguro de vida empresarial?

O seguro de vida empresarial é também vulgarmente designado de seguro de vida em grupo, isto porque está destinado a proteger o grupo de empresários e os colaboradores de determinada empresa. Assim, tal como os restantes seguros de vida, o seguro de vida empresarial garante, como cobertura principal, o risco de morte ou de sobrevivência a acidente (ou ambos) de uma ou várias pessoas, através do pagamento de determinado capital.

No caso particular deste tipo de seguro de vida, tem como objetivo proteger o capital humano de uma empresa, funcionando como mais um benefício concedido pelas empresas aos seus colaboradores.

 

Como funciona

Como referido, o seguro de vida empresarial garante as coberturas de morte (doença ou acidente), bem como a invalidez total definitiva/permanente. Sendo um produto abrangente e flexível, as coberturas podem variar de acordo com a opção das empresas/empresários.

O valor do preço deste tipo de seguro é calculado anualmente consoante a idade dos colaboradores da empresa inseridos no seguro. Como é natural, o custo do seguro é menor, quanto maior for o número de colaboradores.

 

Vantagens do seguro de vida empresarial

  • Fator motivacional para os colaboradores que usufruem (bem como as suas famílias) de um benefício social;
  • Marca a diferença da empresa relativamente à concorrência (torna a empresa apelativa para os colaboradores);
  • Complemento ao seguro de acidentes de trabalho ou de acidentes pessoais;
  • Possibilidade de utilização, em algumas companhias, para crédito habitação;
  • Permite o acesso a um seguro de vida a preço mais acessível;
  • Garante vantagens fiscais no IRC.


Veja também: