Pense bem antes de escolher um seguro de vida para crédito habitação

Ter um seguro de vida para crédito habitação é quase imperativo. Antes de tomar uma decisão, informe-se sobre as características das várias opções.

Pense bem antes de escolher um seguro de vida para crédito habitação
Estude bem as suas opções antes de escolher um seguro de vida

O seguro de vida para crédito habitação é, quase sempre, um requisito para poder pedir esse mesmo crédito. Os bens imóveis nunca foram baratos e os seus preços estão ainda mais elevados. As entidades que fornecem esses créditos, têm que se salvaguardar. Uma dessas formas de proteção é exigindo que os clientes adquiram um seguro de vida para crédito habitação.

O nosso conselho é simples: não tome nenhuma decisão sem estudar as várias ofertas existentes no mercado. Algumas podem ser mais vantajosas que outras e, apesar que não ter de ser para a vida, é mais fácil se fizer logo uma boa escolha.

Como escolher o melhor seguro de vida para crédito habitação?

Se conhecer alguém que seja da área, fale com essa pessoa e veja que conselhos ela lhe pode dar. Se não tiver nenhum conhecido que perceba do assunto, apoie-se em fontes fidedignas.

Há muitas variantes que influenciam um seguro, por isso não escolha um seguro só porque alguém que conhece também o tem. Cada caso é um caso e o que é bom para um amigo pode não ser tão bom para si. Fale com várias seguradoras e compare os resultados.

A Mapfre, por exemplo, está com uma campanha que faz com que poupe no seu seguro de vida. Para além disso, apoia no processo de mudança e dá-lhe uma simulação imediata para que possa decidir rapidamente. Simular >>

É obrigatório fazer o seguro com a entidade que dá o crédito?

Não, não se preocupe. Se considerar que há um seguro mais vantajoso para si do que aquele que o banco ou empresa credora lhe apresenta, não é obrigado a aceitar esse seguro. Daí que seja importante comparar mais do que um seguro de vida para crédito habitação, porque há muitos outros disponíveis.

Como mudar de seguro

Muitas pessoas são induzidas em erro e acreditam mesmo que não é possível mudar de seguro de vida para crédito habitação. A verdade é que podem. Mas se é possível mudar, também é preciso ter em atenção algumas questões.

Prazo legal para denunciar o contrato

Como qualquer contrato que não é celebrado até ao fim, o contrato de um seguro de vida para crédito habitação deve ser denunciado dentro do tempo legal estipulado. Geralmente, um mês.

contrato

Consequências da alteração do seguro

A entidade credora não nos pode impedir de mudar de seguro, mas podem existir consequências que o podem prejudicar mais do que manter um seguro que não seja ideal.

Se quiser mudar de um seguro que lhe tenha sido indicado pela entidade credora, certifique-se que não vai perder mais ao fazer a alteração, apesar de esse novo seguro ser melhor, porque pode ser penalizado pelo credor por fazer essa troca. Veja sempre o cenário completo.

Resumindo, e voltando ao que começámos por lhe dizer, analise bem antes de tomar uma decisão para que não se venha a arrepender.

Veja também:

Advertisement