PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Seguro dentário: sim ou não?

A considerar subscrever um seguro dentário? Saiba como avaliar e quais as vantagens deste tipo de seguro.

Seguro dentário: sim ou não?
O que contar de um seguro de saúde dentário? Vale a pena subscrever?

O cuidado redobrado com a higiene oral é algo que tem vindo a ter uma procura mais assídua nos últimos anos por parte dos portugueses. Não que não se preocupassem com a sua higiene, mas historicamente as idas ao dentista aconteciam apenas por necessidade e não por prevenção. 

Hoje em dia a cultura mudou e a verdade é que a educação oral tem vindo a ser reforçada, principalmente nas escolas junto das crianças. Também por isso a procura do seguro dentário tem vindo a crescer ao longo dos anos. Se começamos a ter uma preocupação diferente e mais de prevenção em relação à higiene oral, talvez faça sentido segurarmos também esse lado. Quais poderão ser, no entanto, as vantagens?

O seguro dentário vale a pena?

Muitos se devem questionar se valerá a pena subscrever um seguro dentário. Apesar da resposta não ser exacta a verdade é que deve analisar as suas necessidades de forma individual. Se costuma ter problemas com os dentes, se é fumador ou se sabe que a médio prazo vai precisar de fazer algum tratamento ou intervenção, então valerá muito a pena subscrever um seguro dentário.

Para ter noção das suas reais necessidades, o melhor é fazer um check up primeiro, de forma avaliar o estado da sua higiene oral.

 
Depois de ter essa informação, o processo é simples:
  • Pesquise online os produtos que as seguradoras lhe oferecem e faça simulações gratuitas. Escolha a seguradora que apresente as coberturas que mais se adaptem ao que necessita;
  • Faças as contas. Que preço pagaria se não tivesse a comparticipação de um seguro dentário?
  • Verifique se existem prestadores de serviços convencionados com a seguradora na sua área de residência.

Antes de subscrever um seguro dentário lembre-se que terá de avaliar o seu orçamento, para perceber se compensa. A prestação de um seguro dentário será mais uma despesa fixa a acrescentar ao orçamento e é preciso perceber se compensará, mediante cada necessidade.

Vantagens

A grande vantagem de um seguro dentário é, antes de mais, o facto de qualquer pessoa o poder subscrever sem necessitar previamente de efectuar muitos exames. O seguro dentário também não tem, por normal, limite de capital. A idade também não entra nestas contas como uma desvantagem, ao contrário do que acontece nos seguros de saúde tradicionais. Outra das vantagens é também a ausência do período de carência, ou seja, logo após a subscrição do seguro dentário, o cliente pode marcar consulta.


O seguro dentário é mais fácil e rápido de subscrever do que qualquer outro seguro de saúde.
 

Veja também: