Poupe até 500€ por ano no seu seguro de vida!

Os nossos clientes pagam menos 60% no Seguro de Vida para o Crédito Habitação. Saiba como.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Enviar

Seguro Multirriscos Habitação: o que saber

O que é o seguro multirriscos habitação. Quais as coberturas e as vantagens e desvantagens deste tipo de seguro.

Seguro Multirriscos Habitação: o que saber
O que é e quais as coberturas.


Legalmente, quem compra casa apenas é obrigado a adquirir um seguro de incêndio. No entanto, é cada vez mais comum a entidade bancária exigir, associado ao crédito habitação, que o cliente contrate um seguro multirriscos habitação. Apesar de o preço ser ligeiramente superior, o seguro multirriscos habitação pode compensar relativamente ao seguro obrigatório, pois é mais abrangente com várias coberturas em caso de sinistro.
Contudo, o seguro multirriscos habitação também não cobre todos os riscos. Assim, deve saber que riscos devem ser cobertos pela apólice do seu seguro. 

O que é o seguro multirriscos habitação?

É um seguro que cobre um leque alargado de riscos associados à habitação, não se limitando a cobrir o risco de incêndio, como o seguro obrigatório. Deste modo, o seguro multirriscos habitação contempla um conjunto de coberturas opcionais de danos na habitação ou até no seu recheio – para quem pretende uma maior segurança dos seus bens. O seguro multirriscos pode também incluir uma cobertura de responsabilidade civil.
 

Coberturas

Habitualmente, o seguro multirriscos tem associado um conjunto de coberturas pré-determinadas, tais como:
  • Reparação de danos causados no edifício, na própria fração ou noutras frações, por inundações, tempestades e riscos elétricos;
  • Reparação de danos causados nos bens móveis da habitação;
  • Indemnização por furto/roubo;
  • Responsabilidade civil do segurado, bem como do seu agregado familiar, no caso de ser necessário indemnizar terceiros pelos danos causados;
  • Indemnizações por morte do segurado ou cônjuge, resultado de incêndio, queda de raio, explosão ou roubo, desde que tenha acontecido na habitação.

Depois pode adicionar coberturas adicionais, tais como do recheio – aconselhável – ou fenómenos sísmicos. Naturalmente que as coberturas contratadas terão influência no valor do prémio.
 

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem do seguro multirriscos habitação é a abrangência de riscos cobertos. Apenas a proteção do risco de incêndio numa habitação pode ser redutor.
Se quiser pode, também, adquirir a cobertura de recheio que é especialmente importante para quem tem, dentro de casa, bens de grande valor, como equipamento electrónico – TV, portátil, por exemplo – ou jóias.
Também é vantajoso para quem possui habitação com sistemas de segurança - portas blindadas, extintores, alarme, etc. – pois conseguirá descontos no prémio anual a pagar.

A maior desvantagem do seguro multirriscos habitação é que significa mais um gasto mensal, inerente à aquisição de casa própria.


Veja também: