Seguros low cost: vantagens e desvantagens

Será que vale a pena fazer um seguro low cost? A oferta em Portugal já existe há alguns anos, mas apesar da poupança, continuam a ser alvo de desconfiança.

Seguros low cost: vantagens e desvantagens
Conheça melhor este tipo de seguros

Os seguros low cost, que surgiram para suavizar a despesa que temos em seguros, já não são novidade. Este tipo de seguros são muito procurados pela poupança permitida mas, no entanto, existe ainda alguma desconfiança quando se fala neste tipo de proteção.

A verdade é que todos queremos evitar que, no fim de contas, o barato nos saia caro. A relação qualidade/preço de alguns produtos pode ser benéfica mas, por vezes, podemos cair no erro de optarmos por um serviço de má qualidade apenas para poupar alguns euros ao final do mês. Saiba mais e perceba se compensa.

Que tipos de seguros low cost existem?

Além dos seguros mais comuns, como o de vida e da casa, existem produtos variados, como seguros para quem conduz bem, seguros para mulheres, e seguros para quem já conta com mais de 60 anos.

Apesar de poder existir uma grande variedade se seguros low cost, os mais populares são certamente o seguro automóvel e o de seguro de saúde.

Onde encontrar seguros low cost?

Atualmente, a maior parte das seguradoras já tem opções low cost que pode consultar. De qualquer modo, abaixo seguem alguns exemplos de seguradoras com este tipo de produto:

Como funcionam os seguros low cost?

Este tipo de seguros, por norma, cobre apenas o essencial e tem limites de capital mais reduzidos. A adesão a estes seguros, principalmente os de saúde, é muitas vezes feita de forma modular, sendo que pode optar por determinadas coberturas de forma independente, para que este seja feito à sua medida. Claro está, quanto maior o número de módulos, maior será a cobertura e o preço final.

Seguros low cost: vantagens e desvantagens

Preço atrativo

A vantagem mais óbvia dos seguros low cost é o preço. Por existirem várias seguradoras a oferecer este tipo de produto, a forte concorrência que existe faz com que muitas vezes existam campanhas muito atraentes para o cliente. A oferta é, assim, bastante variada e será possível encontrar um produto à sua medida, a um preço acessível. Em alguns casos, terá acesso a brindes, descontos, e outras ofertas.

Muito cómodo

As seguradoras que oferecem este tipo de produto fazem o contacto com o cliente maioritariamente através da internet e por telefone, o que torna a adesão e todas as outras operações cómodas e práticas. Além disso, pode estar a par de tudo através da área de cliente disponibilizada, não existindo, portanto, qualquer motivo para se deslocar a um agente.

Serviço distante

Por outro lado, como o acompanhamento é feito através do telefone e/ou pela internet, se surgir um caso mais complicado, em que seja necessário esclarecimentos mais detalhados ou um apoio mais próximo, a resolução pode não ser tão simples como num serviço tradicional.

Pode perder oportunidades

Por fim, é possível que, quando à procura de seguros low cost acabe por deixar de lado um seguro que apesar de poder ser ligeiramente mais caro, seja mais adequado. Antes de avançar deve sempre fazer uma simulação do seguro que pretende, seja seguro de saúde ou seguro automóvel.

Veja também: