Seguros para cães: o que cobrem e quanto custam

Conheça melhor que tipo de seguros para cães existem no mercado, com que preços pode contar e algumas das ofertas existentes.

Seguros para cães: o que cobrem e quanto custam
Saiba como proteger o seu melhor amigo

O cão é o nosso melhor amigo e, se nos protegemos a nós mesmos, faz todo o sentido protegermos também quem estará sempre ao nosso lado. Ora, isto vai muito além de garantir que estão alimentados. Não só é possível fazer seguros para cães, como também é possível fazer para outros animais domésticos como os gatos.

Seguros para cães: quais existem e quanto custam?

seguros para caes informacoes

A oferta deste tipo de seguros em Portugal é recente, mas o mercado já tem várias opções disponíveis. Por norma, o mais simples é o seguro de responsabilidade civil, que serve para cobrir danos causados pelo cão a terceiros.

Caso o cão seja de uma raça considerada perigosa, este tipo de seguro é obrigatório, com um capital mínimo de 50 mil euros. Algumas seguradoras podem impor condições para fazer o seguro, podendo estas, por exemplo, envolver a idade do cão.

Existe ainda outro tipo de seguros mais completos. Estes, dependendo da seguradora, podem incluir o de responsabilidade civil, despesas com veterinários, guarda do cão num canil caso algo lhe aconteça a si, cobertura de despesas com medicamentos, e proteção jurídica caso o cão esteja envolvido, entre outros.

Seguros para cães disponíveis no mercado

Quase todas as seguradoras comercializam seguros para animais domésticos. Abaixo seguem alguns exemplos de ofertas de seguros para cães disponíveis no mercado. Note que o preço varia não só de acordo com o seu cão, mas também com a empresa e o tipo de produto contratado.

Importa esclarecer que estes seguros para cães não são vitalícios. Quando o cão atinge uma determinada idade, algumas seguradoras podem terminar o contrato ou cancelar algumas coberturas.

E se não puder pagar o seguro para cães?

De acordo com um estudo realizado pela DECO Proteste de 2015, o custo médio do seguro de responsabilidade civil para cães é de 40 euros por ano, podendo este estar englobado noutro seguro que já tenha. Ainda de acordo com a DECO, em média, os produtos mais completos rondam os 150 euros.

Caso o preço do seguro para cães esteja fora do seu alcance, pode tratar da saúde do seu cão através de, por exemplo, hospitais ligados a faculdades de medicina veterinária. Estes praticam preços mais baixos do que outras clínicas, o que ajudar a poupar.

Como alternativa, existem associações, como é exemplo a União Zoófila (Lisboa), que têm consultas por valores reduzidos. Procure na sua localidade.

Veja também: