Segway: tudo o que precisa de saber

Está na hora de reconsiderar os seus meios de transporte! Dizemos-lhe tudo o sobre o segway: os tipos existentes, como funciona e onde comprar.

Segway: tudo o que precisa de saber
Máxima mobilidade, mínimo esforço

O segway é um veículo de transporte pessoal que pode ser bastante útil para quem pretende percorrer pequenas distâncias a uma velocidade segura e considerável, sem ter de empenhar o mínimo esforço nessa tarefa. O melhor de tudo? É amigo do ambiente.

De certeza que já viu algum em centros comerciais ou pela cidade. Explicamos-lhe como funciona e onde pode comprar um segway.

O que é um segway?

O segway é meio de transporte pessoal criado para andar em zonas pedonais. “A coisa” – como era chamado na altura em que ainda estava a ser desenvolvido – foi inventado em segredo por uma equipa liderada por Dean Kamen, um milionário norte-americano. Acabou por ser apresentado ao mundo em 2001 e comercializado no ano seguinte. Já tem uns largos anos de existência, portanto.

Para que serve o segway? Para se deslocar de um lado para o outro mais rapidamente e sem dispensar muita energia (que pode ser útil para outras tarefas). Por isso é tão útil para seguranças que percorrem parques ou centros comerciais, mas também pode ser bastante útil para uns passeios em zonas pedestres ou até para se mover dentro de uma fábrica. Não consegue encontrar um bom uso para o segway na sua vida quotidiana?

Como funciona?

Esta é uma pergunta que muitos curiosos fazem. Como é que funciona o segway? Nós explicamos. Este aparelho possui duas rodas paralelas com um sistema de autoequilíbrio. Anda para a frente e para trás à medida que inclinamos o corpo e vira-se para um lado e para o outro com um toque no “guiador”. Para além disso, o segway é movido a eletricidade, característica que faz com que seja não-poluente.

A autonomia do segway mais comum é de 20 quilómetros e a velocidade máxima de 22 km/h – pode variar consoante os diferentes segways que existem.

Os vários tipos de segway

MiniPro

segway miniproFonte da imagem: Segway MiniPro

O MiniPro é um segway que dispensa o uso das mãos. Para controlar e conseguir virar de um lado para o outro basta utilizar os joelhos. Sim, leu bem! Tem uma velocidade máxima de 18 km/h e uma autonomia estimada de 30 quilómetros.

Ninebot PTR E+

segway ninebotFonte da imagem: Ninebot

O Ninebot PTR E+ é um segway vanguardista que, à primeira vista, nos transporta de imediato para o futuro. Tem uma velocidade máxima de 22 km/h e uma autonomia estimada de 22 quilómetros.

Ninebot ONE E+

ninebot one eFonte da imagem: Electric Unicycle

Inspirado nos segways, mas irreverente ao ponto de só contar com uma roda. O Ninebot ONE E+ é apenas para utilizadores ousados que gostam de se mover como se estivessem no século XXII. É mais difícil de “domar”? Sem dúvida. Mas poupa imenso espaço. Tem uma velocidade máxima de 22 km/h e uma autonomia estimada de 35 quilómetros.

Segway I2 SE

segway i2 seFonte da imagem: Segway

O Segway I2 SE é o modelo mais clássico que pode encontrar por aí. E criado, definitivamente, para um uso pessoal e bastante usual – longe dos malabarismos que os anteriores permitem. Possui uma velocidade máxima de 20 km/h e uma autonomia estimada de 38 quilómetros.

Segway X2 SE

segway x2 seFonte da imagem: Segway

Outro modelo clássico, mas criado para percorrer terrenos mais acidentados. Se gosta de passear pelo campo ou por terrenos montanhosos e caminhos acidentados, este é o segway certo para si.

Onde comprar um segway

Não há melhor sítio para adquirir estes equipamentos do que o Segway PT, o site oficial em Portugal. Entrando no site oficial pode encontrar todos os segways mencionados acima, descobrir onde se fazem tours autorizadas no norte, centro e sul do país e ainda pedir um orçamento.

Veja também:

Continuar a Ler
Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.