7 benefícios saudáveis do selénio

É um super antioxidante que ajuda a combater o cancro, a emagrecer e a fortalecer o sistema imunitário. Tome nota dos benefícios do selénio e saiba onde o encontrar.

7 benefícios saudáveis do selénio
Descubra para que serve e quais são as fontes naturais deste mineral

O selénio é um elemento encontrado em alimentos de aparência pequena, o que contradiz a sua importância para a saúde. Na verdade, por ser altamente tóxico, este é essencial ao organismo mas em pequenas quantidades. Curiosa e sabiamente, a natureza apresenta-o em grandes doses numa pequena castanha do Pará e em doses pequeninas no arroz ou no espinafre.

Descubra aqui 7 benefícios do selénio, saiba porque este nutriente é essencial para a sua saúde e onde pode encontrá-lo.

Benefícios do selénio

O selénio atua como anticoagulante natural e como agente fortalecedor da massa muscular. Mas cuidado: em excesso, pode ser realmente perigoso.

1. Previne o cancro

O selénio é um mineral de extrema importância para diversos processos a nível celular e, por ser algo tão subtil, muitas vezes os seus efeitos e a sua influência podem passar despercebidos. Mas já imaginou o quanto pode ser impactante ao favorecer toda a manutenção do ciclo das células? Isto, por exemplo, é essencial para evitar doenças como o cancro, que acontecem pela alteração anormal de células do corpo.

O selénio atua para regular a apoptose, que não é mais do que a morte natural das nossas células. Quando este mecanismo natural não funciona corretamente, há risco acrescido de desenvolver algum tipo de cancro.

2. Combate o envelhecimento prematuro

Este é também um dos seus efeitos positivos mais reconhecidos pela ciência. Ao combater os radicais livres e os seus danos, o selénio provoca a regeneração do ADN e isto ajuda a proteger o corpo, mais uma vez afastando doenças como o cancro.

Neste sentido, o selénio age de duas formas: combate diretamente os radicais livres, agindo como um poderoso antioxidante, e atua para provocar a superoxidase, protegendo o organismo contra a formação de tumores.

Enquanto antioxidante, o selénio é ainda um poderoso anti-inflamatório natural, com efeito positivo no combate a doenças como a artrite e a gota, típicas do envelhecimento. Ele ainda ajuda a prevenir o Alzheimer e o Parkinson.

3. Fortalece o sistema imunitário

O selénio estimula o correto funcionamento de todo o sistema imunitário, ajudando a prevenir doenças comuns, a combater as inflamações e a não sobrecarregar  o organismo.

4. Regula o sistema endócrino

Este mineral é um poderoso aliado na regulação do funcionamento da tiroide, isto acontece porque este estimula o sistema endócrino. A tiroide é uma glândula considerada central, pois é esta que regula o metabolismo do corpo.

5. Previne doenças do coração

O selénio apresenta características que ajuda a proteger o sistema circulatório. Com um efeito anticoagulante, este age para afastar o aparecimento dos perigosos coágulos e, ao mesmo tempo, é um antioxidante que evita que o corpo acumule o mau colesterol nas artérias. É assim que o mineral ajuda a evitar doenças cardiovasculares, como a arteriosclerose.

6. Auxilia na perda de peso

Quando queremos emagrecer, podemos acelerar a perda dos quilos extra com a presença dos níveis adequados deste mineral. Este é um dos benefícios mais significativos que do selénio, tendo em vista o funcionamento hormonal.

As pequenas quantidades deste mineral podem influenciar os processos de emagrecimento, através da sua ação sobre a tiroide. Com um metabolismo mais acelerado, o nosso corpo queima calorias mais rapidamente, mesmo quando está em repouso e, resultando na diminuição do peso na balança.

7. Ajuda a ganhar massa muscular

Assim com todos os antioxidantes, o selénio oferece uma proteção extra contra os radicais livres, que são libertados pelo corpo após a prática de exercício físico. Assim, com este reforço, os músculos acabam por receber o benefício de uma rápida recuperação depois do treino.

Ainda mais significativo é o seu efeito contra a fraqueza muscular provocada pela velhice. Estudos apontam que a sua eficácia é altamente poderosa na proteção dos músculos durante a terceira idade. O mineral  ajuda também a combater os efeitos da fadiga muscular.

Qual a dose ideal de selénio?

Diariamente, as doses ideais deste mineral devem ser consideravelmente pequenas, uma vez que ele é altamente tóxico quando ingerido em exagero.

Até aos três anos de idade, a quantidade mínima é 20mcg, enquanto que a partir daí, e até aos oito anos, a dose deve aumentar para os 30mcg. Entre os nove e os catorze anos, devem ser administradas 40mcg do mineral.

A partir da adolescência, todos devemos consumir 55mcg de selénio diariamente. Para as grávidas, a dose sobe para as 60mcg, e para as lactantes, a necessidade aumenta para as 70mcg.

Fontes naturais de selénio

As fontes mais comuns de selénio são as ostras, o atum, as sementes de girassol, os brócolos e o espinafre. Outros alimentos que apresentam pequenas quantidades de selénio também fazem parte de uma dieta habitual, como é o caso do arroz, do pão e do leite integral, do alho e das gemas dos ovos.

Veja também: