Publicidade:

Tudo o que precisa e sempre quis saber sobre as semanas de moda

Já alguma vez se perguntou como funcionam as principais semanas de moda? E qual o calendário que seguem? Reunimos tudo o que precisa saber neste artigo.

Tudo o que precisa e sempre quis saber sobre as semanas de moda
Como funcionam as semanas da moda.

Embora haja muita gente que gosta de moda, o tema das semanas de moda é, muitas vezes, complexo e um pouco confuso, sobretudo para quem não trabalha na área e apenas vê fotografias dos desfiles online ou em revistas. Contudo, se faz parte do grupo de pessoas que gostava de saber mais sobre como funcionam as semanas de moda e como se desenrola todo o processo desde a criação duma peça até à sua apresentação num desfile, continue a ler.

Quais são as principais semanas de moda?

Em primeiro lugar importa referir que são quatro as principais semanas internacionais de moda: Nova York, Londres, Milão e Paris. É claro que, naturalmente, quase todos os países têm uma semana de moda – como aliás acontece em Portugal – mas as mais importantes e relevantes para a indústria são as quatro mencionadas acima.
Assim, o calendário começa com a apresentação de colecções masculinas, seguem-se os desfiles de alta costura e, por último, decorre a semana em que são apresentadas as propostas chamadas de “pronto a vestir” (levam esse nome, precisamente, por serem roupas prontas a vestir).

Uma publicação partilhada por London Fashion Week (@londonfashionweek) a

Uma publicação partilhada por NYFW (@nyfw) a

Uma publicação partilhada por Paris Fashion Week (@parisfashionweek) a

Qual é o calendário dos desfiles?

As semanas de moda seguem um calendário rígido que se desenrola da seguinte forma:

  • No primeiro semestre do ano são apresentadas as propostas para o outono desse mesmo ano, e para o inverno do ano seguinte. Habitualmente, as colecções apresentadas nessa altura chegam às lojas em Setembro.
  • No segundo semestre do ano são apresentadas as propostas para a primavera – verão do ano seguinte. Em regra, as peças apresentadas nesta altura começam a ser vendidas nas lojas em Março.
  • Colecção resort: algumas marcas, entre Maio e Julho apresentam colecções resort. Mas o que significa isso? Numa tentativa de oferecer roupas da moda às mulheres que escapavam do frio do Hemisfério Norte rumo a destinos mais quentes e a cruzeiros, as marcas começaram a fazer uma colecção que, de alguma forma, antecipasse o que se iria usar na primavera. A pioneira na criação das colecções resort foi Gabrielle Chanel, mas hoje são muitas as marcas que as fazem, ano após ano. Os designers aproveitam essas colecções para testar o mercado, reinventar bestsellers da marca, etc.

Agenda dos próximos grandes desfiles das colecções Outono/ Inverno:

  • NY Fashion Week: 6 de setembro
  • London Fashion Week:  14 de setembro
  • Milão Fashion Week: 19 de setembro
  • Paris Fashion Week: 24 de setembro

Acompanhe as datas dos defiles ao longo do ano.

E em Portugal?

Portugal segue o calendário internacional, tendo, no entanto duas semanas de moda: o Moda Lisboa (que acontece primeiro) e o Portugal Fashion. Habitualmente, os desfiles acontecem em meados/fim de Março e em Outubro.

Como posso ir a um desfile?

Se sempre sonhou ir a um desfile de moda, provavelmente estar-se-á a perguntar como poderia estar presente num. Infelizmente, não é assim tão fácil para quem não trabalha na indústria ou não é familiar dos designers, uma vez que o acesso aos desfiles é feito por convite. O que acontece é que o estilista de cada marca oferece às pessoas que gostaria que estivessem presentes na apresentação da sua colecção convites para o efeito.

Mas, e se eu for blogger ou youtuber?

Caso tenha um blogue ou um canal de youtube ligado à moda pode sempre entrar em contacto com a organização, tendo em vista a solicitação de credenciais para assistir aos desfiles e partilhá-los com os seus seguidores.

Agora que já sabe como funcionam as semanas da moda partilhe connosco se gostava de ir a alguma.

Veja também: