Dicas para ser dono de um negócio próprio

Ser dono de um negócio próprio não está ao alcance de qualquer um. Acha que está preparado? Fique com as nossas dicas.

Dicas para ser dono de um negócio próprio
Pode ser bastante gratificante!

Não é fácil, não é barato e pode não dar milhões. Mas pode ser bastante gratificante! Quantos de nós passam uma vida inteira à procura de criar algo marcante? Ser dono de um negócio próprio é uma boa oportunidade para o conseguir. Nós temos algumas dicas para si, para que tenha o maior sucesso do mundo! A primeira é… faça-se amigo da cafeína!
 

A primeira pergunta… porquê?

Vale mesmo a pena ser dono de um negócio próprio? O que é que vou ganhar com isso? Em primeiro lugar, começa por ser dono do seu próprio tempo. Desengane-se se pensa que vai ter mais tempo livre… Vai, simplesmente, passar a controlar grande parte do seu tempo, sem qualquer necessidade de estar preso a uma horário fixo.

Para além disso, pode escolher a sua equipa de trabalho. Não se sujeita a maus colegas de trabalho mas terá de se preocupar em criar a melhor equipa possível.

Pode também construir um futuro bastante interessante para si e para os seus. O que é que faz? O que é que pode ver a fazer? Como é que pode continuar a crescer? Onde é que pretende investir agora?

E como está a sua criatividade? Ser dono de um negócio próprio permite-nos tomar as nossas próprias decisões e dar asas à nossa criatividade. Estimule as suas ideias!
 

Algumas dicas

 

Potencie o que já é seu

A sua casa possui um espaço que possa utilizar para abrir o seu negócio? Há negócios que não exigem mais do que um escritório para trabalhar. Ou negócios que não exigem mais do que uma garagem… Tudo depende! E o seu carro? Ou a sua cozinha… estamos a lembrar-nos de alguns negócios ligados à confeção de bolos, por exemplo. Se puder, utilize aquilo que já é seu por direito.
 

Seja um verdadeiro líder…

Contrate o mínimo possível (a estabilidade financeira é bastante importante, principalmente numa etapa inicial) mas dar o exemplo pode ser a chave do sucesso. Os seus empregados olham para si à procura de orientação.
 

Invista numa boa imagem e num boa publicidade

Há apoios para tudo e mais alguma coisa… principalmente nas incubadoras de empresas! Uma boa imagem pode fazer toda a diferença para captar a atenção de potenciais clientes.
 

Peça ajuda

Não tenha medo de admitir que não sabe tudo… há sempre alguém que pode ver algo que lhe está a escapar. E estar disposto a ouvir essa pessoa pode ser benéfico para si e para a sua empresa.
 

Há um tempo certo para tudo

O facto de o sucesso não aparecer à primeira oportunidade não significa, de todo, que não venha a aparecer um dia. Tenha calma.
 

Erre

Mas cuidado… há erros que nos custam imenso. Mas não tenha medo de errar… E, se puder, erre “através da história dos outros”.

Acha que tem tudo aquilo que é necessário para ser dono de um negócio próprio? Então… boa sorte! Nós vamos estar sempre aqui para o ajudar no que for preciso!


Veja também: