AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

O que precisa para ser feliz na carreira?

Ser feliz na carreira é fundamental para alcançar o sucesso. Conheça alguns dos elementos básicos para encontrar essa felicidade.

O que precisa para ser feliz na carreira?
Será que tem o que precisa para construir uma carreira de sucesso?

Enriqueça o seu CV com um Curso de Inglês - 20 Aulas GrátisQualquer profissional ambiciona construir uma carreira sólida e de sucesso. E dicas e segredos não faltam. Basta fazer uma pesquisa rápida na Internet sobre “carreiras de sucesso” ou algo semelhante e terá acesso a milhões de resultados, desde artigos, livros ou entrevistas, por exemplo. Tudo com vista a ajudar os profissionais de todo mundo a encontrarem o caminho certo para o sucesso. Mas muitos destes resultados, ainda que listem inúmeras técnicas e dicas, para encontrar o sucesso, não falam sobre o essencial, sobre a importância de ser feliz na carreira e de se sentir realizado profissionalmente e de que forma isso contribuiu para o sucesso.
 

Ser feliz na carreira: o que precisa?

Se questionarmos vários profissionais sobre o que significa ter sucesso para eles, muito provavelmente teremos diferentes respostas. Uns apontarão o dinheiro como o fator-chave, outros o título que detêm ou a posição ocupada, outros ainda falarão nas responsabilidades ou no poder e autoridade que lhes são atribuídos. Enfim, a noção de sucesso varia de pessoa para pessoa.

No entanto, nesta busca pelo sucesso haverá algo que todos procuram: a satisfação e a realização profissional. No fundo (e isto até pode soar a conversa sentimental, mas é a realidade), todos querem ser felizes nas suas carreiras.

E como o podem conseguir?! Isso dependerá dos objetivos de cada um, mas para os alcançarem há algumas coisas que são comuns. Ora veja.

 

1. Gostar do que faz

É o segredo menos bem guardado de todo o sempre. Gostar do que se faz é meio caminho andado para se sentir feliz, motivado e realizado profissionalmente. Mas claro, nem sempre fará apenas o que gosta.  No decurso da sua atividade profissional poderá ter que desempenhar tarefas que não lhe agradam tanto como gostaria. Paciência! Faz parte. Mas tente focar-se nas outras, naquelas que gosta, e encontre um significado para a sua carreira.

 

2. Respeitar e confiar na sua equipa (e ser respeitado e ter a confiança deles)

O respeito que sente pela equipa que o rodeia (colegas e chefias) e o respeito que revelam por si é fundamental para se sentir feliz no seu trabalho, na medida em que vai funcionar como um estímulo para a sua motivação. O mesmo acontece com a confiança que sente na sua equipa (e que eles sentem em si).

 

3. Possibilidade de uma aprendizagem contínua

Muitos profissionais precisam de se sentir desafiados para estarem motivados. Fazer algo que os desafia e “obriga” a aprender constantemente pode ser o segredo para serem felizes na carreira.

 

4. Ter possibilidade de evoluir profissionalmente

Nenhum profissional que ambicione ter sucesso e ser feliz na carreira espera ficar “preso” na mesma função para toda a vida. Nada disso. Aliás, muito pelo contrário. Esses ambicionam progredir, subir na carreira, desempenhar novas funções. Estar numa empresa que fomente essa evolução será sem dúvida uma boa ajuda para encontrar a felicidade no trabalho.
 

5. Integrar um bom ambiente de trabalho

E bem conhecida a importância de um bom ambiente de trabalho em contexto profissional, na medida em que funciona como um elemento motivador para os profissionais. Pense. Ninguém deseja acordar de manhã para ir para um trabalho que detesta e passar o dia num mau ambiente de trabalho, rodeado de pessoas de quem não gosta minimamente. Estar inserido numa cultura de trabalho positiva e harmoniosa ajuda a aumentar a motivação e a melhorar o desempenho dos profissionais.

 

6. Sentirem-se valorizados

Para os profissionais que ambicionam ter sucesso, o trabalho não é apenas um meio para receber um pagamento no final do mês. É e deve ser mais do que isso. Deve ser uma forma de se sentirem que fazem parte de algo mais amplo, de contribuírem para o sucesso da empresa na qual trabalham. Mas para que possam sentir-se verdadeiramente satisfeitos é importante que sintam que o seu trabalho e o seu esforço são valorizados.

 

Seja feliz!

Não existe uma fórmula mágica para ser feliz na sua carreira, mas existem formas de encontrar essa felicidade. O segredo passa por descobrir o que o faz feliz e que o motiva e direcionar a sua carreira nesse sentido.

Todas as Dicas para pôr a sua carreira no bom caminho com a Newsletter do E-Konomista!


Veja também: