Inspeção do carro: serviço faz a recolha e entrega da viatura por si

No mercado português existem alguns centros de inspeção que disponibilizam um serviço completo de inspeção do carro: recolhem o veículo, fazem a inspeção e levam-no de volta.

Inspeção do carro: serviço faz a recolha e entrega da viatura por si
Conheça o serviço que lhe leva o carro à inspeção

Se é daquelas pessoas que não gosta de perder tempo com a inspeção do carro, então este artigo pode interessar-lhe. Saiba que não precisa de sair de casa para fazer a inspeção do carro, pois algumas empresas do ramo automóvel criaram um serviço onde recolhem o veículo, levam-no a fazer a inspeção e entregam-no ao proprietário já com o novo documento.

Embora este serviço exista há algum tempo, ainda é desconhecido da maior parte dos portugueses. Para usufruir dele, basta confirmar junto da empresa (por telefone ou no site dos centros de inspeção automóvel) que existe esse serviço disponível. A marcação deve ser feita na página de Internet, mas se preferir pode também efetuá-la por telefone.

A inspeção do carro é obrigatória por lei. O Decreto-Lei 144/2012 de 11 de Julho regula as “inspeções técnicas periódicas, as inspeções para atribuição de matrícula e as inspeções extraordinárias de veículos a motor e os seus reboques” (artigo 116.º do Código da Estrada). Todos os veículos ligeiros de passageiros com mais de quatro anos devem fazer a inspeção durante os três meses que antecedem o dia do mês da matrícula. A inspeção é obrigatória também para os veículos de outros segmentos.

Como funciona o serviço de recolha e entrega da inspeção do carro?

Com este serviço de recolha do carro, torna-se mais fácil e cómodo, pois o proprietário do automóvel nem sequer tem de se deslocar. Quer esteja em casa ou no local de trabalho, basta marcar o dia, a hora, o centro que pretende, registar os seus dados e fica agendada a inspeção do carro. Nesse dia, um colaborador da empresa onde agendou o serviço irá recolher a viatura. Se ainda tem dúvidas, apresentamos mais alguns esclarecimentos de como funcionam estes serviços nos centros de inspeção do carro.

Quanto custa o serviço?

Normalmente, existem dois valores a pagar: um ao centro de inspeção que faz o transporte do veículo e outro que é o valor da inspeção do carro.

O que preparar para a recolha da carro?

O proprietário do carro (ou alguém por ele a designar) deve entregar obrigatoriamente a folha da última inspeção (no caso da viatura já ter mais de quatro anos), o documento único ou livrete e registo de propriedade, a carta verde do seguro e, por último, certificar-se que o colete e triângulo reflectores homologados estão dentro do carro.

Qual o tempo médio que demora o serviço?

Por norma, o tempo que leva desde a recolha à entrega em casa do veículo é de aproximadamente 90 minutos. O serviço pode sempre ser cancelado com um mínimo de três horas de antecedência.

Se houver um acidente com o carro?

Confirme com o centro de inspeção do carro que agendou se existe um seguro de responsabilidade civil próprio ou de terceiro que salvaguarde o seu carro em caso de acidente. Só assim terá certeza que, se acontecer algo com o veículo, a empresa irá ser responsável pelos danos.

Se a inspeção não estiver válida, a empresa pode levar o carro?

Normalmente, as empresas que levam o veículo alertam o cliente que se durante o transporte o carro parar numa operação stop e daí resultar alguma coima que tenha a ver com a validade da inspeção do carro ou da regularidade dos documentos obrigatórios, será da responsabilidade do cliente.

Veja também: