PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Guia prático do Serviço Nacional de Saúde (SNS)

Tudo o que precisa saber sobre este sistema que visa essencialmente a sua saúde. Fique a conhecer tudo o que envolve o Serviço Nacional de Saúde.

Guia prático do Serviço Nacional de Saúde (SNS)
O acesso à saúde é um direito

Portugal tem no seu território uma estrutura que tem o objectivo de proporcionar o acesso à saúde a todos os cidadãos. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) nasceu em 1979 e até aos dias de hoje tem sofrido algumas alterações que significam o reajustamento aos novos tempos. Fique a par de tudo o que precisa saber sobre este processo.



Guia prático do Serviço Nacional de Saúde


O que é?

O Serviço Nacional de Saúde é um conjunto de serviços e instituições que têm como finalidade o acesso de todos os cidadãos em geral aos cuidados de saúde. Criado pelo estado português e gerido pelo Ministério de Saúde, esta estrutura oferece aos seus utentes toda a protecção necessária para a sua saúde. 

Palavras-Chave:
  • Vigilância da saúde
  • Prevenção da doença;
  • Diagnóstico;
  • Tratamento.


Que entidades integram o SNS?

Todas as entidades públicas que prestam cuidados de saúde tais como: agrupamentos de centros de saúde, hospitais (sejam eles públicos ou privados) e as unidades locais de saúde.



Quem pode ser utente?

Qualquer cidadão português é beneficiário do Serviço Nacional de Saúde. Da mesma forma, os imigrantes residentes em Estados membros da União Europeia são beneficiários, dentro das normas comunitárias aplicáveis. Cidadãos estrangeiros residentes em Portugal também têm direito, desde que devidamente legalizados.  
 

Vantagens

Criado à medida das necessidades dos utentes, o SNS oferece condições que resultam numa maior protecção para a saúde de cada cidadão.

 Conheça algumas dessas vantagens:
  • Pode optar pelo serviço e pelos profissionais de saúde;
  • Tem a possibilidade de recusar qualquer prestação de saúde a que seja submetido;
  • Todos os meios adequados serão colocados à sua disposição para garantir o seu bem-estar;
  • Todos os seus dados serão confidenciais;
  • Pode proceder a uma reclamação caso seja mal atendido.


Como usar o SNS da melhor forma?

Este sistema tem à sua disposição diversas entidades que lhe darão todo o acompanhamento de que necessita, nomeadamente Centros de Saúde e Hospitais. Estas entidades prestam cuidados de prevenção e tratamento de doença e ainda a reabilitação e apoio na reinserção familiar e social de doentes.

Sobre informações relativamente ao Serviço Nacional de Saúde pode deslocar-se aos serviços de saúde e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o funcionamento desta estrutura.



Algumas indicações a ter em conta

Deve dirigir-se ao Centro de Saúde, em primeiro lugar, para vigiar a sua saúde ou tratar alguma doença. É aconselhável também que não procure o serviço de urgência no hospital, quando o mesmo serviço pode ser feito num Centro de Saúde. Agende uma consulta com antecedência e contribua para que tudo seja gerido de forma eficiente. Não se esqueça, para ir uma consulta leve sempre consigo o seu cartão de utente, últimas análises e nome dos medicamentos que esteja a tomar.

Veja também: