Sharp Aquos S2: tudo o que precisa de saber

A Sharp, especialista em ecrãs com margens reduzidas, apresentou o seu novo smartphone: o Sharp Aquos S2. O design faz lembrar o iPhone e o Essential Phone.

Sharp Aquos S2: tudo o que precisa de saber
O Sharp Aquos S2 tem parecenças com o iPhone e o Essential Phone

A Sharp é pioneira nos ecrãs de smartphones sem margens. O modelo Aquos Cystral, lançado em 2014, foi um dos primeiros telemóveis a apresentar os ecrãs “edge-to-edge” (de borda a borda), com margens mínimas. Esta tendência dos ecrãs “pegou”, veio para ficar, e este ano várias marcas (Xiaomi, Samsung, LG, Bluboo, etc.) apresentaram smartphones com moldura de ecrã reduzida (tendo a Apple seguido esta tendência apenas este ano, com o iPhone X).

O Sharp Aquos S2 é o novo modelo da empresa japonesa que também segue esta tendência e foi apresentado em agosto deste ano. No que toca a ecrãs, a marca compete diretamente com a Samsung, Xiaomi e o Essential Phone, de Andy Rubin, o visionário do Android.

O ecrã de 5.5 polegadas deste dispositivo de gama média ocupa cerca de 87.5% da parte frontal do equipamento, superando, deste modo, os 84% do Samsung S8 Plus.

Sharp Aquos S2: semelhanças com o iPhone X e o Essential Phone

O Sharp Aquos S2 foi lançado umas semanas antes do que o iPhone X e o Essential Phone mas, mesmo assim, antes de a marcar japonesa dar a conhecer o seu novo produto ao mundo, já se falava em semelhanças entre o smartphone da Sharp e os dispositivos da Apple e de Andy Rubin.

O sistema de duas câmaras na parte traseira, alinhadas na vertical, é idêntico ao iPhone X, e a câmara frontal faz lembrar a do Essential Phone PH-1, bem como todo o seu aspeto frontal (ou vice versa, visto que o primeiro a ser apresentado foi o produto japonês; mas não vamos tentar perceber quem imitou quem, vamos apenas registar as parecenças).

Apesar de parecer um misto entre a nova coqueluche da Apple e o novo Essential Phone, o Sharp Aquos S2 tem uma particularidade muito própria: os cantos superiores parece que foram recortados.

O Sharp Aquos S2 não compete, obviamente, com o flagship da Samsung, nem com os novos iPhones ou com o Essential Phone PH-1 em termos técnicos computacionais. Mas é uma escolha interessante para um produto de gama média, com um design apelativo e trendy. Pelo preço, o processador também é competente (sendo ainda melhor se optar pela versão de 128GB). Não esquecer a câmara dupla.

Especificações técnicas
Dimensões 141.8 x 72 x 7.9 mm
Peso 140 g
SIM híbrido dual SIM (Nano-SIM, dual stand-by)
Tipo de ecrã IPS LCD multitouch toutchscreen
Tamanho do ecrã 5.5 polegadas (ocupa aproximadamente 87.5% do total do telemóvel)
Resolução 1080 x 2040 pixeis
Proteção 1080 x 2040 pixeis
Sistema operativo Android 7.1.1 (Nougat)
Processador  Qualcomm Snapdragon 630 e Octa-core (4×2.2 GHz Cortex-A53 & 4×1.8 GHz Cortex A53, na versão 64/4 GB), Qualcomm MSM8956 Plus Snapdragon 660 e Octa-core (4×2.2 GHz Kryo 260 & 4×1.8 GHz Kryo 260, na versão 128/6 GB)
GPU  Adreno 508 (na versão 64/4 GB), Adreno 512 (na versão 128/6 GB)
Slots cartão de memória  MicroSD, até 256 GB (usa dois slots SIM)
Memória interna  64 GB, 4 GB RAM ou 128 GB, 6 GB RAM
Câmara principal  Dual 12 MP (f/1.8, PDAF) + 8 MP, autofocus, dual-LED (dual tone) flash
Câmara secundária 8 MP, f/2.0
Conectividade  Wi-fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, WiFi Direct, hotspot; bluetooth 4.2; A-GPS, NFC, USB Type-C 1.0 (conector reversível), USB on-the-go
 Sensores Leitor de impressões digitais (na parte da frente), acelerómetro, sensor de proximidade, bússola
 Bateria 3020 mAh (não amovível)
 Cores Branco, preto, azul, verde
 Preço A partir de 357€

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.