Publicidade:

Conheça o significado das principais marcas de automóveis

Sabe porque é que a Ferrari tem o cavalo como logotipo? Ou porque a Lamborghini tem o touro? Saiba aqui o significado das principais marcas de automóveis.

Conheça o significado das principais marcas de automóveis
O significado da Volkswagen é famoso mas e o das outras marcas?

Não estão todas aqui, obviamente, mas sim aquelas que consideramos mais simbólicas e focamo-nos essencialmente no logotipo para se poder compreender melhor. Por isso, a Tesla, em homenagem a Nikola Tesla, não está aqui. Usando o inglês, “Without further ado” (e sem mais nada a dizer), aqui deixamos o significado das principais marcas de automóveis.

O significado das principais marcas de automóveis

São 18 os logotipos que escolhemos neste artigo para que saiba o significado das principais marcas de automóveis.

Alfa Romeo

alfa romeo

No símbolo da marca italiana existe uma cruz vermelha (brasão da cidade de Milão), e também uma serpente a devorar um homem: referência à família real milanesa.

Audi

As quatro argolas significam as quatro marcas alemãs que, em 1947, fundaram a A Auto Union: Horch, Audi, Wanderer e DKW. A partir de 1985 passou a chamar-se Audi AG.

Chevrolet

chevrolet

Tem o emblema em forma de gravata borboleta, o que, segundo a lenda, foi baseada numa ilustração do papel de parede de um hotel em Paris, onde William Durant, um dos fundadores da marca americana, estava hospedado. Ele terá guardado uma amostra na sua carteira e usado como símbolo da marca.

Citroën

Os dois “V” invertidos são conhecidos em França como “Deux Chevron”, que simbolizam a engrenagem bi-helicoidal, criada pelo engenheiro Andre Citroën.

Ferrari

É o maior “testamento” deste artigo e o significados das principais marca de automóveis mais atrativo, dada a popularidade, a qualidade da marca e toda a sua história. O símbolo da Ferrari é um cavalo negro empinado em fundo amarelo, sempre com as letras SF – Scuderia Ferrri.

O cavalo era originalmente pertença do Conde Francesco Baracca, um ”às” da força área italiana durante a I Guerra Mundial e que, pela sua paixão por cavalos e por estar integrado num regime de Cavalaria (nesta altura as forças aéreas não tinham administração própria) mandou pintar os aviões com um cavalo lateral.

Em 1923, Enzo Ferrari ganhou um corrida em Ravenna. Lá, ele conheceu a Condessa Paolina. Ela pediu-lhe que usasse o cavalo nos seus carros, antevendo que isso lhe traria sorte. Só onze anos depois é que o cavalo preto passou a integrar os carros de corrida da Scuderia (não lhe era permitido até então), onde Ferrari ganhou as 24 horas de Spa e adicionou um fundo amarelo – símbolo da sua terra natal, Modena.

Hyundai

A marca sul-coreana Hyundai foi fundada pela Hyundai Engineering and Construction Company em 1947. O significado da palavra Hyunda é modernidade. O “H” é alusivo à sua denominação. Porém, o mesmo “H” encontra-se inclinado para a direita, simbolizando um caminho para o futuro.

Lamborghini

lamborghini

O touro desta marca italiana é alusivo às lutas de Touros, das quais Ferruccio Lamborghini era fã. Os modelos Diablo e Murciélago têm nomes de touros famosos.

Mercedes-Benz

Junção da Benz & Cia. e da Daimler, em 1926, a estrela que representa a marca surgiu a Gottlieb Daimler, em 1909, graças aos seus filhos. Cada ponta representa: terra, ar e mar. Foi importante para a criação do carro moderno.

Mitsubishi

mitsubishi

O diamante de três pontas têm como sinónimo resistência e preciosidade. Aliás “Mitsu” significa três em japonês e “Bishi” – diamante. À semelhança da Mercedes-Benz também representam o ar, terra e mar, meios onde atua.

Opel

O relâmpago da marca alemã, colocado no centro de um círculo, simboliza a estabilidade e plenitude (círculo) em sintonia com a imprevisibilidade do relâmpago.

Peugeot

O Leão estilizado representa a “qualidade superior da marca” e foi introduzido, em 1919, em homenagem à cidade francesa de Lion.

Porsche

porsche

Os dois brasões sobrepostos, da região de Baden-Württemberg, onde fica Estugarda, sede da empresa alemã, têm, no centro, um cavalo empinado, que é também símbolo da cidade.

Renault

O primeiro símbolo surgiu em 1898. Porém, no ano de 1925, a marca francesa adotou o “atual” losango, assemelhando-se a um diamante, sinónimo de sofisticação e prestígio. Até hoje teve quadro mudanças no seu visual.

Rolls Royce

Inicialmente de cor vermelha, os dois “R” da marca passaram a preto num sinal de luto pela morte dos seus fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederik Royce (1933).

Subaru

A constelação da marca baseia-se no significado da própria palavra em japonês. “Plêiade” é um conjunto de estrelas.

Toyota

toyota

A marca japonesa tem três elipses entrelaçados. Em geometria, uma elipse possui dois pontos centrais, sendo um deles o coração dos clientes e o outro o do produto. A maior das elipses unifica os dois corações e as verticais forma m o “T” de Toyota.

Volkswagen

Provavelmente, este é o significado das principais marcas automóveis mais popular. O Volkswagen significa carro/carrinha (wagen) do povo (Volks) em alemão.

Volvo

O símbolo utilizado para representar o metal usado por alquimistas é uma alusão à durabilidade dos seus veículos. Foi muito contestado na Europa pelo uso da figura masculina.


Falta aqui a BMW, mas o mais interessante do seu significado é o “revivalismo” atual.

Veja também:

Também lhe pode interessar: