Sílica-gel: não deite fora sem descobrir estes 16 usos alternativos

Sabe aquelas saquetas de sílica-gel que habitualmente deitamos ao lixo sem pensar? Não o faça sem conhecer estes 16 usos alternativos.

Sílica-gel: não deite fora sem descobrir estes 16 usos alternativos
Utilizações infalíveis, do guarda-roupa ao armário dos medicamentos

Atualmente, as saquetas de sílica-gel parecem surgir nas embalagens de todos os produtos que compramos, de carteiras a câmaras fotográficas. No entanto, na maior parte das vezes, acabam a sua vida no fundo do caixote do lixo, o que pode não ser a melhor opção. Porquê? Porque estas pequenas bolsas têm usos alternativos verdadeiramente úteis e eficazes.

De facto, com dióxido de silício no interior, estas saquetas funcionam como um forte antídoto contra a humidade, conseguindo prevenir a formação de mofo através da absorção de uns espantosos 30% a 40% do próprio peso em vapor de água. Para que possa perceber exatamente a utilidade do sílica-gel, apresentamos-lhe 16 usos alternativos para os pequenos saquinhos. Vai ver que nunca mais os deita fora!
 

Conheça 16 usos alternativos para o sílica-gel

 

Protege os seus documentos

Nunca fiando, porque a humidade e o bolor não são de confiança, coloque sempre algumas saquetas na caixa, gaveta ou armário onde guarda os seus documentos e papéis mais importantes.


Mantem a qualidade das fotografias

Haverá algo mais precioso e digno de preservar do que as nossas recordações? Não nos parece. Assim, se quer manter a qualidade das suas fotografias, evitando que o mofo as corroa e destrua completamente, coloque um ou dois destes saquinhos no armário onde mantém os álbuns, enfiando-os entre os mesmos.


Garante o bom estado e cheiro da sua roupa

Um dos nossos piores pesadelos é encontrar roupa, sapatos, cintos e carteiras com mofo ou, pelo menos, com um aroma que reflete a sua presença. Evite esta situação, colocando alguns saquinhos de sílica-gel no armário, especialmente junto a peças de pele ou camurça. Aproveite para ver também como limpar camurça



Faz durar a sua maquilhagem

Quantos produtos de beleza tem de deitar fora porque ficam secos e inutilizáveis? Ponha fim a esse ciclo e prolongue a sua duração, colocando uma saqueta na bolsa onde guarda a sua maquilhagem. Infalível.



Potencia o brilho das suas joias

Falamos especificamente das suas peças em prata: se quiser potenciar o seu brilho, evitando que fiquem baças e manchadas, coloque um saquinho de sílica-gel na caixa ou gaveta onde as guarda.



Prolonga a vida das lâminas de barbear

Quer fazer durar as suas lâminas de barbear, evitando a formação da tão temida ferrugem? Então, siga os seguintes passos: depois de usar, seque-as bem; de seguida, coloque-as dentro de uma caixa de plástico, onde já deixou um saquinho de sílica-gel; para terminar, feche a caixa. Voilá!
 


Ajuda a preservar medicamentos

Estando habitualmente guardados em armários da casa de banho, os medicamentos são provavelmente dos produtos mais expostos à humidade. Tendo presente este facto, coloque um saqueta junto dos mesmos para evitar a sua decomposição, mantendo-os frescos e consumíveis.



Luta contra os maus cheiros e bactérias

Quem frequenta um ginásio, conhece perfeitamente o cheiro pouco aconselhável do saco do equipamento. Quer evitar a formação de maus odores e até de bactérias? Coloque no fundo do dito saco algumas saquetas de sílica-gel, assegurando que toda a nefasta humidade é absorvida.



Preserva grãos e sementes

Para preservar arroz, açúcar, sal, feijão e até ração dos animais, basta colocá-los numa caixa de plástico, colando uma das famosas saquetas no interior da tampa. Adeus humidade e bolor!



Salva aparelhos eletrónicos

Deixou cair o telemóvel à água? Não é que o velho truque de colocar o aparelho num recipiente com arroz não funcione, mas experimente lá substituir o arroz por bolinhas de sílica-gel... vai ver que os resultados são bastante mais rápidos e eficazes. Nota: antes de levar a cabo este procedimento, retire o cartão e a bateria do telemóvel.


Evita lentes embaciadas nas câmaras

Se já lhe aconteceu encontrar as suas câmaras fotográficas com as lentes embaciadas, sabe bem o pesadelo que tal significa! Assegure fotografias impecáveis, colocando um saquinho de sílica-gel na mala ou caixa do aparelho fotográfico.
 

Previne lentes embaciadas nos relógios

Seguindo a lógica do ponto anterior, utilize as pequenas saquetas para evitar que o tão irritante vapor de água se acumule no mostrador dos seus relógios. 


Combate a ferrugem na mala de ferramentas

Qualquer faz-tudo lhe dirá que a ferrugem é o maior inimigo das suas ferramentas. Quer dar luta à corrosiva “poeira” cor de laranja? Então, coloque alguns saquinhos de sílica-gel dentro da mala onde as guarda.


Evita vidros e espelhos embaciados no automóvel

Não gosta de usar o ar condicionado quando se encontra em viagem? É fácil: espalhe alguns saquinhos no interior do carro para evitar que os vidros e espelhos embaciem com tanta facilidade. Nota: para controlar mais eficazmente a humidade, o sílica-gel deve ser colocado junto ao para-brisas.


Ajuda a secar flores 

Se tem jeito de mãos e costuma levar a cabo trabalhos artesanais com flores secas, por certo já se teve de as secar pessoalmente. Quer acelerar o processo? Fácil: basta colocar algumas saquetas junto das referidas plantas. Mais eficaz é impossível.


Protege as decorações de natal

Eis uma situação em que a humidade tende a atacar sem dó, nem piedade: basta recordar que os enfeites de Natal ficam fechados em caixas todo o ano, muitas vezes enfiados em sotões ou caves pouco arejadas... Para evitar que fiquem manchadas ou estragadas, coloque saquinhos de sílica-gel dentro das ditas caixas.
 

Agora que já conhece diversos usos alternativos para os saquinhos de sílica-gel, esperamos que os guarde e utilize para combater a terrível humidade, evitando os seus desastrosos efeitos. Boa sorte!

Visite casas para compra e venda sem ter de sair do sofá!


Veja também: