4 sinais de desgaste dos amortecedores

Quando repara nos sinais de desgaste dos amortecedores sabe que está na altura de ir ao mecânico. Mas sabe quais são os sinais?

4 sinais de desgaste dos amortecedores
Desde a sensação de condução à iluminação há muito a ter em conta

Poupe em média mais de 250€ por ano com o seu Seguro AutomóvelSe passa a vida a conduzir, a passar por estradas cheias de buracos, e se passa a vida a meter as rodas no passeio ao estacionar, vai acabar por desgastar os seus amortecedores. Verificar sinais de desgaste dos amortecedores é simples e pode indicar que está na altura de visitar o mecânico.

Normalmente, sente que os amortecedores já não são o que eram quando conduzir o seu carro deixa de ser o que era. Precisa de ter atenção, pois muitas vezes o desgaste demora algum tempo, o hábito leva o condutor a acreditar que o carro não está a ficar em más condições.
 

4 sinais de que os amortecedores estão a pedir ajuda

 

1. O carro demora mais a travar

Os amortecedores são essenciais quando trava, e se começa a reparar que as suas travagens já não são o que eram, comece a ter atenção.  Amortecedores gastos fazem com que a sua distância de travagem  fique até 20% maior, o que pode ser a diferença entre apanhar um valente susto e enfiar o carro na traseira de outro e ter que atirar dinheiro para cima dele.

De todos os sinais de desgaste dos amortecedores, este é provavelmente o mais importante, e mesmo que tenha apenas uma ligeira suspeita não hesite em ligar ao mecânico.
 

2.  O carro aparenta estar desnivelado

Este pedido de ajuda do carro inclui dois sinais de desgaste dos amortecedores. Se  tiver o carro numa superfície plana e o observar de frente, este terá que parecer nivelado. Se não parecer, o problema pode estar nos amortecedores.
Pode também verificar o desgaste através da iluminação. Se os amortecedores não estiverem em forma os faróis dianteiros vão oscilar e você vai ver muito menos do que devia. Má iluminação pode ser muito perigosa, logo chateie o mecânico!
 

3. Existe desgaste irregular nos pneus

Se cuida dos seus pneus como quem cuida de um bebé e mesmo assim vê desgaste irregular nos mesmos, isto pode ser um dos sinais de desgaste dos amortecedores. Quando estes estão em má forma, impedem que os pneus adiram como deve ser ao chão, o que aumenta o desgaste. Isto além de o obrigar a gastar mais em pneus, pode ainda ser perigoso.
 

4. É mais difícil conduzir

Outro sinal de que os amortecedores já não são o que eram é a dificuldade ao conduzir. Se o carro não alinha sozinho a direção como deve de ser, ou se você tem mesmo que a alinhar sozinho, está na altura de ligar ao mecânico.

Pode também notar mais dificuldade por sentir mais vibrações. Como os pneus não aderem como deve ser, vai sentir mais vibrações ao conduzir. A alta velocidade isto pode ser perigoso, e pode parecer que enfiou um volante numa lata de refrigerante com rodas.

Estime o seu carro e proteja o seu bolso - Simule um Seguro Auto personalizado


Veja também: