10 sinais de doença que os seus pés podem revelar

Sabia que os pés podem ser um indicador do seu estado de saúde? Depois de ler este artigo vai passar a olhar com outros olhos para pés e unhas.

10 sinais de doença que os seus pés podem revelar
Diabetes e anemia são alguns dos problemas que pode detetar

Diga-nos como estão os seus pés e dir-lhe-emos se tem algum problema. Perder alguns minutos a observar este importante suporte do nosso corpo e não desvalorizar certos sinais são aspetos que podem fazer a diferença, já que os pés podem revelar algumas doenças.

O que podem os pés dizer sobre a sua saúde

1. Pés secos e escamosos

pes secos

Pode ser sintoma de problemas na tiroide, especialmente se não passar com cremes hidratantes.

A tiroide é uma glândula situada na base do pescoço imediatamente abaixo da “maçã de Adão” e a sua função é produzir e libertar para a circulação sanguínea duas hormonas que são essenciais para o normal funcionamento do organismo: a tri-iodotironina (T3) e a tetraiodotironina (T4 ou tiroxina). Quando a tiroide é afetada, no caso do hipotiroidismo, deixa de conseguir produzir estas hormonas em grande quantidade, o que vai afetar a frequência cardíaca e tensão arterial, a temperatura corporal, o desenvolvimento do sistema nervoso, entre outros.

Devido a este descontrolo, a pele pode ficar extremamente seca e escamosa. Outro sinal de problemas de tiroide que pode estar evidente nos nossos pés é ter as unhas finas e quebradiças.

2. Queda dos pelos nos dedos dos pés

Deixou, de repente, de ter pelos nos dedos dos pés? Pode significar problemas ao nível das artérias, mais particularmente a doença arterial periférica, que pode causar baixa circulação sanguínea e afetar, consequentemente, o crescimento dos pelos.

3. Pés com feridas que não curam

pes

Se está com dificuldade em curar úlceras nos pés, saiba que pode estar perante um sinal de diabetes. Um descontrolo nos níveis de glicose pode causar problemas de baixa circulação e, nesse caso, o sangue não consegue chegar aos pés. Se o sangue não chega a uma ferida que foi causada, por exemplo, por uns sapatos mais apertados, isso faz com que a pele não consiga cicatrizar corretamente.

Se verificar que as feridas nos pés não cicatrizam, vá ao médico e peça para fazer uma análise aos níveis de glicose no sangue.

4. Dedo grande inchado

O seu dedo grande está inchado e tem dores? Então pode ser sinal de quem tem gota, uma doença reumática inflamatória que afeta sobretudo o dedo grande do pé, os tornozelos e os joelhos.

A gota é provocada pelo aumento do ácido úrico no sangue e uma das causas prende-se com a alimentação à base de carnes vermelhas, vísceras, marisco, salmão, truta e sardinhas e também com o consumo de bebidas alcoólicas.

5. Linhas vermelhas debaixo das unhas

Pode significar uma infeção no coração. Linhas vermelhas debaixo das unhas dos pés podem ser vasos sanguíneos fragmentados e ser um sinal de ter endocardite, uma infeção da camada interior do coração (endocárdio). Quem já tem problemas cardíacos, tem maior risco de desenvolver este problema.

Se não for diagnosticada e tratada, a endocardite pode causar complicações como lesão de outros órgãos ou acidente vascular cerebral, outras infeções, falência cardíaca ou morte.

6. Pés com uma aparência diferente

pes inchados

Se os dedos dos pés mudarem de formato, parecendo mais redondos e mais largos ou inchados pode ser sinal de cancro no pulmão ou doença cardíaca. É que estas duas doenças fazem diminuir a resistência vascular e aumentam o fluxo sanguíneo que vai para as pequenas artérias nas pontas dos dedos.

7. Unhas com cor amarelada

As alterações de cor nas unhas dos pés, bem como pequenos buracos que possam surgir podem ser um sinal de psoríase, uma doença crónica de pele.

8. Unhas em forma de colher

Tem uma depressão  profunda na unha que é suficiente para segurar uma gota de água? Quase que parece uma colher? Pode ser sinal de anemia, hemocromatose ou lúpus. Se notar que as suas unhas estão a crescer viradas para cima, contacte o seu médico para fazer um teste e perceber que problema está a causar essa alteração.

9. Linha preta debaixo das unhas

Uma linha preta na vertical debaixo das unhas pode ser um indicador de cancro de pele. Se detetar esta linha, deve contactar um podologista ou um dermatologista para perceber se trata de um simples fungo – o que não é comum porque normalmente estes provocam um amarelamento de uma zona da unha – ou se se trata de um problema de maior gravidade.

10. Pés com um arco alto que aparece de repente

pes

A maioria dos pés de arco alto estão associados a uma condição neuromuscular. Neste caso, o seu pé fica cavo e isso pode dever-se uma doença hereditária que danifica os nervos periféricos chamada Charcot-Marie-Tooth (CMT). Esta patologia é rara e provoca a atrofia os músculos das mãos e dos pés. Se notar qualquer alteração física no seu pé, deve contactar um podologista.

Esteja atento aos seus pés e vá ao médico se detetar alguma destas alterações. Muitas doenças manifestam-se primeiro por sintomas nos pés antes de desenvolverem sintomas mais graves.

Veja também: