7 sinais de que deve poupar mais

Quer saber se está a fazer uma gestão correta do seu orçamento? Conheça sete sinais de que deve poupar mais.

7 sinais de que deve poupar mais
Controle a sua vida financeira.

A gestão de um orçamento familiar nem sempre é uma tarefa fácil. Ganhar muito dinheiro ajuda a manter as contas equilibradas, mas não significa que tenha uma vida financeira controlada. Se não tiver a capacidade de poupar dinheiro e/ou investimento adequadamente, facilmente o equilíbrio orçamental pode estar em risco. Assim, é importante estar atento a determinados sinais de que deve poupar mais do que está a fazer.
 

7 sinais de alerta para o seu orçamento

 

1. Vive no limite do ordenado

Se é daquelas pessoas que vive de ordenado em ordenado, ou seja, o que recebe no início de um mês mal dá para pagar todas as suas despesas então é porque deve poupar mais. Nestes casos basta uma emergência para colapsar o orçamento. Procure reduzir as suas despesas ou tente ganhar mais dinheiro (um part-time, por exemplo).

 

2. Não possui um fundo de emergência

Ter um fundo de emergência que o proteja em situações imprevistas é fulcral em qualquer orçamento familiar. Se não tem um fundo de emergência trate de começar a poupar para um (o ideal será ter um valor, pelo menos, que corresponda a seis meses sem salários).

 

3. Não poupa para a reforma

Começar a poupar para a reforma deve ser uma preocupação de qualquer pessoa e deve fazê-lo o mais cedo possível. Nunca é demasiado cedo para o começar a fazer. Poupar para a reforma é a garantia de que poderá manter o nível de vida quando deixar de trabalhar.

 

4. Investimentos zero

Se não é capaz de ter dinheiro para investir, então é porque precisa de poupar mais. Ao contrário do que é muitas vezes convencionado, fazer os investimentos certos é uma das melhores alternativas à poupança. Para começar a investir pode apostar numa espécie de ‘dois em um’ ao aplicar dinheiro numa poupança reforma. Mas existem outras alternativas até com melhores rendimentos. Informe-se e faça o investimento adequado ao seu perfil.

 

5. Férias só com cartão de crédito

São muitos os que encontram no cartão de crédito a única forma de conseguir ter férias, mas esse é um mau princípio e sinal de que não está a poupar o suficiente. Até pode usar o cartão para algumas despesas, mas nunca para todo o período de férias.

 

6 Está preparado para uma grande despesa?

Se a resposta é negativa é porque precisa poupar mais. Ao longo da vida, mais tarde ou mais cedo, vai acabar por se deparar com as denominadas grandes despesas, tais como: casamento, nascimento de um filho ou carro novo. Projete o que pretende para o futuro e estabeleça objetivos de poupança para os conseguir atingir.

 

7. A sua taxa de esforço supera 40% do seu rendimento mensal

Normalmente a taxa de esforço não deve ser superior a 30% do orçamento familiar mensal. Ultrapassada esta referência é sinal de que deve começar já a poupar mais.
Comece já a poupar o seu orçamento de gastos inúteis >>
Veja também: