PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

5 sinais de que é mentalmente mais forte

Um pequeno guia sobre atitudes que reforçam a robustez mental e promovem um estilo de vida mais saudável.

5 sinais de que é mentalmente mais forte
Comportamentos que podem contribuir para fortalecer a sua saúde mental

Perante tantos desafios pessoais e exigências profissionais, múltiplas adversidades do quotidiano, responsabilidades da vida adulta ou algum problema inesperado – acontecimentos naturais que atravessam, frequentemente, a experiência humana – manter um equilíbrio mental e um estilo de vida saudável colocam-se entre as nossas principais preocupações e objetivos. Neste artigo, poderá encontrar algumas ideias para avaliar se é mentalmente mais forte.

Numa era em que tantas pessoas vivem preocupadas com um sucesso crescente e uma felicidade contínua, procurando pequenos e grandes triunfos que alimentem o êxito pessoal, pode ser difícil lidar com obstáculos e erros. Não estamos, muitas vezes, preparados para resolver determinados problemas e nem sempre sabemos lidar com algumas emoções, como a angústia, a frustração ou a melancolia.

Embora sejam momentos e sentimentos tradicionalmente associados a uma certa fraqueza e fragilidade mental, são na verdade absolutamente necessários para a experiência humana – enriquecem-na e ajudam a fortalecer a saúde mental. A alegria é importante, assim como a tristeza. Ambas trazem o seu contributo à experiência humana. São ambas relevantes.


5 sinais de que é mentalmente mais forte



1. Treina a sua saúde mental?

A nossa mente está constantemente exposta a estímulos – um treino diário, ininterrupto e muito importante –, uma avaliação contínua e interativa do mundo, intimamente ligada à nossa capacidade para lidar com a rejeição, a perda, a dor e outras situações difíceis que requerem força mental e autocontrolo.
 


2. É realista?

Manter um sentido prático, compreender que a vida é naturalmente atravessada por momentos de felicidade e infelicidade, de riso e de choro, de luz e de sombra – tudo essencial para a construção da nossa personalidade. É importante equilibrar as emoções com uma certa dose de lógica e concordância, misturada com alguns momentos absurdos e inexplicáveis.
 


3. É resiliente? 

Ser flexível, enfrentar medos e desafios com autoconfiança e perseverança. Saber que, apesar de algumas vivências, como o luto, a tragédia, o desemprego, as perdas, a vida precisa desses momentos. Reconhecer que, mesmo perante as adversidades, somos capazes de seguir em frente, de aprender com os erros, de procurar respostas e outros caminhos.
 


4. Trabalha a inteligência emocional?

Reconhecer o nosso próprio tecido emocional, saber gerir os nossos sentimentos e estabelecer relações e vínculos afetivos são também sinais de que se é mentalmente mais forte. Celebrar sucessos e conquistas pessoais, mas também as vitórias de amigos, familiares, vizinhos ou colegas de trabalho. Isto também pode contribuir fortemente para a nossa maturidade e estabilidade emocional.
 


5. Estabelece objetivos?

Aplicar energia, vontade e coragem aos nossos compromissos, manter hábitos saudáveis que nos permitam alcançar os nossos objetivos, numa perspetiva de autoaperfeiçoamento e transparência. Promover um comportamento produtivo, encarar obstáculos como oportunidades de reflexão e crescimento – sem esquecer que somos responsáveis pelas escolhas que fazemos e que, por sua vez, há elementos que não conseguimos controlar.

Veja também: