AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 Sinais de que está desmotivado no trabalho

Nem sempre é fácil manter a motivação. Mas o primeiro passo para o fazer é reconhecer os sinais de que possa estar a ficar desmotivado no trabalho.

4 Sinais de que está desmotivado no trabalho
Perdeu o entusiasmo e só a ideia de ter que acordar para ir para o trabalho é um suplício? Então talvez deva ficar alerta.

Sabe aquela ansiedade e excitação do primeiro dia de trabalho? Aquela vontade de querer conhecer tudo e mostrar o seu valor? Pois bem, para muitos profissionais isso há muito que deixou de ser uma realidade. Há quem já tenha perdido essa vontade de fazer mais e melhor e que agora se deixe “ir com a maré”.  Se é o seu caso, então pode estar desmotivado no trabalho e o melhor é aprender a reconhecer os sinais para reverter a situação e voltar a encontrar a sua motivação.
 

Os sinais de perigo

Manter bons níveis de motivação no trabalho é um dos maiores desafios para qualquer profissional. Isso é um facto. Mas isso não significa que se está desmotivado no trabalho não possa dar a volta à situação para não deixar a frustração tomar conta de si.

Quer saber o que causa esta desmotivação? Vários fatores. Seja a falta de reconhecimento profissional, a possibilidade de progressão profissional ou até a questão salarial, são vários os fatores que podem estar a afetar a sua motivação profissional.
A questão aqui passa por identificar os sinais de alerta e saber reconhecer se está ou não desmotivado no trabalho para depois poder combater este fenómeno. Conheça alguns dos principais.
 

1. Baixa produtividade

Se a sua produtividade no trabalho tem vindo a decrescer, é melhor ficar atento. A verdade é que a queda na produtividade é um dos sinais mais alarmantes da desmotivação no trabalho e é também um dos primeiros a fazer-se notar. Mas é também um dos que mais (e mais graves) consequências pode acarretar, já que esta quebra na sua produtividade afeta não só seu desempenho, mas também o da empresa e isso pode colocar o seu emprego em risco.
 

2. Deixou de participar ativamente na vida da empresa

Ou seja, deixou de partilhar ideias ou de dar a sua opinião sobre os assuntos do trabalho, por exemplo. Sinal de alerta? Sim, e dos grandes. Isto pode significar que deixou de estar verdadeiramente interessado no seu emprego e que agora está simplesmente “de corpo presente” no trabalho, mas a sua mente ou a sua vontade de dar mais à empresa deixou de existir.
 

3. Já acorda sem vontade de ir trabalhar

Este deve ser o expoente máximo da desmotivação no trabalho. Repare. Uma coisa é um dia ou outro sentir-se mais cansado (ou um pouco preguiçoso) e custar-lhe um bocadinho mais sair da cama. Outra muito diferente é acordar e detestar a ideia de ir para o trabalho todos os dias. Se é o seu caso, algo não está bem. E talvez seja melhor reavaliar a sua motivação.
 

4. Tem muitas variações de humor

Sim, o seu humor também pode dizer muito sobre a sua motivação (ou falta dela) no trabalho. Aliás, pode mesmo ser um reflexo da sua desmotivação. Seja porque se sente constantemente irritadiço ou porque experiencia mudanças de humor drásticas e repentinas, talvez deva ficar atento. O cansaço extremo e constante ou elevados níveis de stress também podem ser indicativos de que está desmotivado no trabalho.

 

O que fazer?

Bem, pode fazer uma de duas coisas. Ou identifica a fonte da sua desmotivação e tenta encontrar uma solução para reverter a situação ou procura outra alternativa (entenda-se um novo emprego) que o ajude reencontrar a sua motivação.

Lembre-se que estar motivado é fundamental para obter sempre os melhores resultados e para ser sempre melhor. Por isso, trate de encontrar a sua motivação.


Veja também: