Publicidade:

6 sinais de que odeia o trabalho

Saiba como identificar 6 sinais de que odeia o seu trabalho. Ajudámo-lo a descobrir se este não será o emprego que efetivamente procura e que o realiza.

6 sinais de que odeia o trabalho
Saiba como identificar que o seu trabalho não lhe dá prazer

Sinais de que odeia o trabalho: sabe identificá-los? Damos-lhe a conhecer 6 pistas que apontam que este pode não ser o emprego certo para si. Reflita e analise a sua situação concreta de trabalho.

6 sinais de que odeia o trabalho

1. Sente-se deprimido todas as noites


Este é um dos primeiros sinais de que odeia o trabalho. Na verdade, a maior parte das pessoas sente aquela típica melancolia de domingo à noite, pois sabe que, no dia seguinte, o trabalho regressa. O que já não é normal é ter essa sensação todas as noites da semana, ficando num estado depressivo sempre que pensa em regressar ao trabalho na manhã que virá a seguir.

2. Já não se entusiasma com o seu trabalho


Se sente que o seu presente trabalho não o desafia, não conseguindo entusiasmar-se com o mesmo, este é também um sinal a reter. Claro que não tem de estar todos os dias com a adrenalina ao máximo, mas se não sente que as suas capacidades estão a ser aproveitadas ao máximo, se acha que poderia ir mais longe e que, no sítio onde está, isso não irá acontecer, será altura para repensar o seu emprego atual.

 3. Já não dá o máximo de si


Sente que já deu o máximo de si mas que não foi valorizado pelos seus superiores? Isso conduziu a que deixasse de se esforçar tanto, porque há colegas que fazem menos e são tão ou mais considerados? Então, este é outros dos sinais de que poderá odiar o seu trabalho. Na verdade, ninguém pode gostar de um trabalho onde já não dá o máximo de si, porque não o valorizam.

trabalho

4. Está sempre a reclamar do trabalho quando está em casa


A sua família já não aguenta as suas reclamações acerca do seu trabalho? Chega a casa sempre aborrecido e de má cara? Tenha atenção, porque este é um sinal de que a sua frustração relativamente ao seu emprego atual pode estar a afetar a sua vida familiar. É normal que todos nós tenhamos alguns dias em que uma situação nos aborreceu particularmente, mas reclamar todos os dias é dose! Tenha particular atenção a isso.

5. Perdeu o seu sorriso diário mesmo fora do trabalho


Costumava ser uma pessoa sorridente e agora perdeu a vontade de sorrir? O facto de não gostar do seu trabalho poderá estar associado a tal a facto. Na verdade, um dos sinais de que odeia o trabalho poderá ser a perda de interesse por atividades que o faziam sorrir e que agora já não sente vontade nem energia para as fazer. Não deixe de encontrar atividades de lazer que o poderão ajudar a descontrair.

6. Os seus vícios aumentaram


O número de cigarros fumados diariamente aumentou? O seu vício por doces está descontrolado? Atenção: estes são sinais a ter em consideração. Efetivamente, a infelicidade no trabalho pode estar a aumentar os seus níveis de ansiedade, levando a que vícios que prejudicam a sua saúde e bem-estar estejam mais exponenciais que nunca, e que o seu stress aumente também. Não permita que isso aconteça. Tenha calma e tome decisões com ponderação.

Lembre-se de que a vida é uma só, e se identificou nesta lista sinais de que odeia o trabalho, talvez seja a altura de refletir sobre o assunto e procurar mudar a sua vida. Reclamar não basta. Sofrer não adianta. Tome as rédeas da sua vida e procure um emprego que o motive e realize mais!

Ver também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.